História, Arqueologia e Património | Capítulos/artigos em livros nacionais / Book chapters/papers in national books
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing História, Arqueologia e Património | Capítulos/artigos em livros nacionais / Book chapters/papers in national books by Subject "Agência Latino-Americana"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Agência Latino-Americana: um contributo para a história das agências de notícias em PortugalPublication . Sales, José das Candeias; Mota, SusanaNo âmbito do Projecto de Investigação intitulado Tutankhamon em Portugal. Relatos na imprensa portuguesa (1922-1939), na área da Recepção da Antiguidade, dedicado à identificação, recolha e análise das notícias publicadas nos periódicos portugueses sobre a descoberta e escavação do túmulo de Tutankhamon, confrontámo-nos com a necessidade de aprofundar o nosso conhecimento sobre a realidade da imprensa portuguesa nas décadas de 20 e 30 do Século XX, designadamente no que respeita às agências de notícias. Neste domínio, acabámos por detectar algumas lacunas e/ ou imprecisões que, por terem implicação na nossa investigação de base, procurámos compreender e solucionar. Isto verificou-se, por exemplo, com a Agência Radio, de Alejo Carrera Muñoz, mas também com uma outra agência noticiosa, supostamente portuguesa, para além da Radio, sobre a qual a bibliografia é igualmente omissa ou pouco rigorosa: a Agência Latino-Americana. Apesar de ter uma presença constante nos jornais portugueses durante cerca de um ano – entre o fim de 1921 e o fim de 1922 –, aquela que, segundo os nossos dados, é, de facto, a primeira agência de notícias portuguesa, não só nunca é identificada como tal, como até parece ter passado totalmente despercebida aos estudiosos da matéria. Assim, tendo como fontes essenciais os jornais da época (principalmente portugueses, mas também brasileiros) e alguns dados esparsos que a investigação permitiu recolher, procuraremos reconstituir a história da Agência Latino-Americana, considerando igualmente a biografia da sua proprietária (a reconhecida jornalista e publicitária Virgínia Quaresma) e a empresa publicitária sua homónima que estará na sua origem.
