História, Arqueologia e Património | Capítulos/artigos em livros nacionais / Book chapters/papers in national books
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- A Ísis alexandrina: tradição versus adaptação nas antigas dinâmicas cultuais mediterrânicasPublication . Sales, José das CandeiasO culto da deusa egípcia Ísis atravessou todas as épocas da história faraónica e chegou até ao Período Ptolomaico, quando se tornou numa das principais divindades de Alexandria. Nos monumentos helenísticos da capital dos Lágidas, o antigo casal Osíris--Ísis da multimilenar tradição faraónica deu lugar à inseparável dupla Serápis-Ísis. Embora sem um santuário próprio no temenos do Serapeum, Ísis possuía vários templos na ilha de Pharos e na ilhota de Lochias. Em Alexandria, Ísis assumiu as funções de protectora da navegação e dos marinheiros (Ísis Pelagia e Ísis Euploia), ao mesmo tempo que mantinha os seus tradicionais atributos de deusa amamentadora (Ísis Lactans), sendo representada de forma tradicional ou de forma adaptada aos novos tempos, com roupagens gregas (chiton ou peplos e himation). A diáspora mediterrânica do culto isíaco corresponde a um novo patamar do seu culto, ao deixar de ser uma deusa egípcia, local, para se transformar numa deusa de carácter universal. Ao transcender as fronteiras nilóticas e se espalhar pelo Mediterrâneo, o culto da deusa Ísis prestou-se a assimilações e apropriações várias. Neste processo de diálogo intercivilizacional, o importante é perceber como a sua coexistência no tempo (vários séculos) e no espaço (várias regiões) moldou a imagem material e mental que as várias comunidades assumiram da antiga deusa egípcia. Toda a diáspora isíaca foi acompanhada pela produção de inúmeras areotologias ou textos laudatórios que nos permitem apurar a imagem que os fiéis tinham fora do Egipto da deusa, dos seus atributos, das suas funções e da sua história mitológica.