Mestrado em Comunicação Educacional e Média Digitais | Master in Digital Media Education and Media - TMCEMD
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Comunicação Educacional e Média Digitais | Master in Digital Media Education and Media - TMCEMD by Subject "Ambientes virtuais"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A interacção tutor-estudante na EAD: caso do curso de licenciatura em ensino de geografia na UCM-CEDPublication . Simão, Heitor Simão Mafanela; Mendes, António QuintasO presente estudo tem como tema a interacção tutor-estudante na EAD: caso do Curso de Licenciatura em Ensino de Geografia na UCM-CED. O Curso em estudo decorre em ambiente virtual. Com o advento da internet novas formas de comunicação vem sendo exploradas pela educação à distância (EAD), suportadas pela Web 2.0, contribuindo dessa forma para uma maior interacção entre os tutores e os estudantes. Um dos meios privilegiados são os Ambientes Virtuais de Aprendizagem, como a Plataforma Moodle, que é de fácil acesso, gratuito e permite a customização consoante os objectivos da instituição, oferecendo para tal ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona. A pesquisa visava estudar a interacção tutor-estudante na EAD permitida pelas tecnologias digitais tendo em vista promover a melhoria da qualidade do contexto de aprendizagem no curso de Licenciatura em Ensino de Geografia na UCMCED com base nas ferramentas da plataforma Moodle e da web2.0. As perguntas de partida foram: Quais são as ferramentas da plataforma Moodle e da web2.0 mais usadas na interacção tutor-estudante no Curso de Licenciatura em Ensino de Geografia na UCM-CED? Quais são as razões por detrás do baixo nível de interacção tutorestudante no Curso de Licenciatura em Ensino de Geografia na UCM-CED? Quais são as directrizes pedagógicas que orientam a utilização das ferramentas da plataforma Moodle e da web2.0 na interacção tutor-estudante no Curso de Licenciatura em Ensino de Geografia na UCM-CED? Quais estratégias adoptar para elevar a quantidade e qualidade da interacção tutor-estudante no Curso de Licenciatura em Ensino de Geografia na UCM-CED? Uma vez que pretendia-se investigar para poder intervir utilizou-se uma metodologia mista, com enfoque na investigação acção, recorrendo para a colecta dos dados ao inquérito por questionário online a seis tutores e oito estudantes, a análise documental e aos comentários nos fóruns de discussão. A análise de dados foi feita através da análise de conteúdo e a estatística descritiva. Na interacção entre os tutores e os estudantes no curso as principais ferramentas usadas foram o fórum de discussão no Moodle e a videoconferência no Webex, cuja exploração pedagógica continua sendo reduzida e precisa ser melhorada.
- Redes sociais e idosos : um estudo de caso em SilvesPublication . Gonçalves, Fernanda Maria Ramos; Barros, Daniela Melaré VieiraAtualmente vive-se numa era digital, onde as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tomaram o seu lugar na sociedade irreversivelmente, difundindo a informação e o conhecimento. Em Silves à semelhança do que se passa no resto de Portugal e da Europa, o desenvolvimento da medicina e o melhoramento das condições de vida, tem vindo a proporcionar à população um aumento da esperança média de vida que, em conjunto com o declínio da natalidade tem-nos levado a assistir a um abrupto envelhecimento demográfico. Concomitantemente assiste-se também à rápida e constante evolução das tecnologias que têm vindo proporcionar à população novas formas de comunicação e socialização. Numa sociedade em que a maioria dos cidadãos são idosos e o desenvolvimento das tecnologias e o seu uso apresenta níveis tão elevados, despertou-nos o interesse desenvolver um estudo que nos permitisse analisar a perceção que os idosos de Silves têm sobre a influência que as redes sociais podem ter no seu bem-estar. A investigação foi de caráter exploratório, desenvolvida através de um estudo de caso com o propósito de compreender a perceção que os idosos participantes têm sobre as redes sociais digitais. Para isso fez-se um estudo no concelho de Silves que contou com a participação de 70 idosos. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, no qual foram utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas, entrevistas semiestruturadas, observação direta e análise documental com o objetivo de reunir um extenso conjunto de informações. O tratamento de dados foi efetuado no software Maxqda, uma vez que este nos permite trabalhar dados de natureza quantitativa e qualitativa. Das conclusões do presente estudo, salienta-se como principal barreira, a falta de conhecimentos de como lidar com o “mundo” virtual, fator que priva os idosos de usufruir da vasta gama dos benefícios que as redes sociais apresentam para o combate à solidão e isolamento, assim como para a promoção do seu envelhecimento ativo.