Mestrado em Expressão Gráfica, Cor e Imagem | Master's Degree in Drafting, Colour and Imaging – TMEGCI
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Expressão Gráfica, Cor e Imagem | Master's Degree in Drafting, Colour and Imaging – TMEGCI by Subject "Descriptive geometry"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Aplicação e-lerarning em geometria descritivaPublication . Russo, José Manuel Gonçalves Moutinho; Ribeiro, Carlos TavaresO Ensino a Distância e, em particular, o e-Learning têm vindo a constituir alternativas ou complementos ao ensino tradicional. A substituição da sala de aula e dos horários rígido por um espaço indefinido com horário flexível, de facto, veio possibilitar o início, a continuação ou a conclusão de estudos que de forma clássica seriam impossíveis ou, pelo menos, mais penosos. Muitas áreas do conhecimento, como as Línguas e Literatura ou mesmo a Matemática, podem integrar-se, de forma relativamente fácil, neste modelo de aprendizagem. No entanto, no que respeita à Geometria Descritiva, uma disciplina tradicionalmente de apreciável complexidade, a situação não se mostrou pacífica – como demonstrar o funcionamento de um processo de representação bidimensional de formas tridimensionais, que se situam no espaço? Apesar de existir software didáctico de qualidade, existem perfis de alunos que encontram dificuldade em lidar com ilustrações, mesmo que em perspectivas muito próximas da realidade. É neste âmbito, que esta dissertação desenvolve um modelo de Ensino a Distância (ou mesmo misto, o b-Learning) em que a construção e manipulação de Modelos constitui a principal via de aprendizagem do aluno relativamente a esta disciplina. A possibilidade de manipulação, que se concebeu e disponibiliza, associada às características social e construtivista da plataforma Moodle (onde foi implementada esta metodologia), contribui para um maior envolvimento do aluno no seu próprio processo de ensino-aprendizagem: as orientações apresentadas nos sucessivos documentos permitem-lhe observar, analisar, inferir e chegar às conclusões daquilo que lhe é apresentado, invariavelmente, de forma bidimensional.