Relações Interculturais
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Browsing Relações Interculturais by Subject "Acolhimento"
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- Mobilidade estudantil internacional: estudantes estrangeiros de uma Universidade FederalPublication . Vieira, Zânia Maria Rios Aguiar; Ramos, NatáliaA presente investigação tem como objetivo analisar o acolhimento, a integração, as relações interculturais, as oportunidades e benefícios, assim como as dificuldades e riscos psicossociais de estudantes estrangeiros de uma Universidade Federal do nordeste brasileiro (UFRN), a considerar os ambientes universitário e onde o estudante cumpre o estágio curricular. Busca-se, portanto, analisar e compreender como ocorrem os processos migratórios internacionais relacionados com o acolhimento e a integração dos discentes na Universidade e na organização onde se dá o estágio, bem como os riscos psicossociais e as relações interculturais da vivência em país estrangeiro, especialmente em situação de estágio e oportunidades decorrentes desta experiência de mobilidade e internacionalização. Tal objetivo geral conta com a participação dos alunos estrangeiros matriculados na UFRN no período de 2017 a 2021 e matriculados na disciplina Estágio Curricular dos cursos de graduação desta Universidade Federal brasileira, através de um estudo de caso, com utilização de paradigmas qualitativo e quantitativo. A análise dos resultados foi dividida em cinco tópicos. O primeiro versou sobre o perfil sociodemográfico dos estudantes em mobilidade acadêmica, concluindo que a maioria dos participantes eram do sexo masculino, jovens, solteiros e mais de 85% eram do continente africano. No segundo tópico analisado sobre o acolhimento e cultura organizacional da Universidade, os estudantes avaliaram de forma positiva o acolhimento na Universidade, entretanto, mais de metade afirmou que a UFRN não apresentou as oportunidades de estágio aos alunos. Além disso, quase todos os estudantes afirmaram que a Universidade respeitava a diversidade religiosa, entretanto mais da metade relatou ter sofrido preconceito por ser estrangeiro, enquanto um terço informou ter presenciado palavras e ações ridicularizando os alunos por não falarem português. Por sua vez, no terceiro tópico analisamos o acolhimento na empresa/instituição onde realiza estágio, quase todos os participantes da pesquisa foram informados pela chefia sobre as atribuições que teriam a desenvolver na empresa/instituição, enquanto 80% relataram que cumpriram o plano de estágio. No quarto tópico analisamos as competências interculturais, que englobam atitudes, habilidades e conhecimentos. Os estudantes demonstraram conhecer bem a cultura brasileira e muitos adotaram modos de vida dos brasileiros, a grande maioria referiu atitudes tolerantes em relação a outras opiniões e estarem dispostos a resolver conflitos interculturais na Universidade e no ambiente de estágio. Por último, no quinto tópico sobre os riscos psicossociais, mais de metade dos discentes afirmaram que, às vezes, não tinham tempo para completar todas as tarefas do seu trabalho e estudos. Metade dos estudantes afirmou não ter oportunidade de apresentar novas ideias no ambiente de estágio, embora mais de três quartos dos participantes disse ter sido valorizados no estágio. Sobre a saúde, dois terços praticavam desporto, metade dos estudantes participantes da pesquisa consumiam álcool e menos de um quinto informou que usavam drogas. Cerca de dois terços sentiam solidão, um quarto dos estudantes apresentaram insônia e quase todos sentiam exaustão mental, com alteração de humor, além de outros riscos resultantes de algum assédio moral e sexual no ambiente do estágio relatados pelos estudantes.