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- Mobilidade estudantil internacional: estudantes estrangeiros de uma Universidade FederalPublication . Vieira, Zânia Maria Rios Aguiar; Ramos, NatáliaA presente investigação tem como objetivo analisar o acolhimento, a integração, as relações interculturais, as oportunidades e benefícios, assim como as dificuldades e riscos psicossociais de estudantes estrangeiros de uma Universidade Federal do nordeste brasileiro (UFRN), a considerar os ambientes universitário e onde o estudante cumpre o estágio curricular. Busca-se, portanto, analisar e compreender como ocorrem os processos migratórios internacionais relacionados com o acolhimento e a integração dos discentes na Universidade e na organização onde se dá o estágio, bem como os riscos psicossociais e as relações interculturais da vivência em país estrangeiro, especialmente em situação de estágio e oportunidades decorrentes desta experiência de mobilidade e internacionalização. Tal objetivo geral conta com a participação dos alunos estrangeiros matriculados na UFRN no período de 2017 a 2021 e matriculados na disciplina Estágio Curricular dos cursos de graduação desta Universidade Federal brasileira, através de um estudo de caso, com utilização de paradigmas qualitativo e quantitativo. A análise dos resultados foi dividida em cinco tópicos. O primeiro versou sobre o perfil sociodemográfico dos estudantes em mobilidade acadêmica, concluindo que a maioria dos participantes eram do sexo masculino, jovens, solteiros e mais de 85% eram do continente africano. No segundo tópico analisado sobre o acolhimento e cultura organizacional da Universidade, os estudantes avaliaram de forma positiva o acolhimento na Universidade, entretanto, mais de metade afirmou que a UFRN não apresentou as oportunidades de estágio aos alunos. Além disso, quase todos os estudantes afirmaram que a Universidade respeitava a diversidade religiosa, entretanto mais da metade relatou ter sofrido preconceito por ser estrangeiro, enquanto um terço informou ter presenciado palavras e ações ridicularizando os alunos por não falarem português. Por sua vez, no terceiro tópico analisamos o acolhimento na empresa/instituição onde realiza estágio, quase todos os participantes da pesquisa foram informados pela chefia sobre as atribuições que teriam a desenvolver na empresa/instituição, enquanto 80% relataram que cumpriram o plano de estágio. No quarto tópico analisamos as competências interculturais, que englobam atitudes, habilidades e conhecimentos. Os estudantes demonstraram conhecer bem a cultura brasileira e muitos adotaram modos de vida dos brasileiros, a grande maioria referiu atitudes tolerantes em relação a outras opiniões e estarem dispostos a resolver conflitos interculturais na Universidade e no ambiente de estágio. Por último, no quinto tópico sobre os riscos psicossociais, mais de metade dos discentes afirmaram que, às vezes, não tinham tempo para completar todas as tarefas do seu trabalho e estudos. Metade dos estudantes afirmou não ter oportunidade de apresentar novas ideias no ambiente de estágio, embora mais de três quartos dos participantes disse ter sido valorizados no estágio. Sobre a saúde, dois terços praticavam desporto, metade dos estudantes participantes da pesquisa consumiam álcool e menos de um quinto informou que usavam drogas. Cerca de dois terços sentiam solidão, um quarto dos estudantes apresentaram insônia e quase todos sentiam exaustão mental, com alteração de humor, além de outros riscos resultantes de algum assédio moral e sexual no ambiente do estágio relatados pelos estudantes.
- A socioecologia da água : estudo dos impactos da abertura do Canal do Sertão – Brasil – nos modos de vida locais e na gestão sustentável da águaPublication . Lima, Eugênio Dantas Gomes; Alves, Fátima; Casaleiro, Paula Teresa de AbreuA tese teve o objetivo de demonstrar o impacto sociopolítico oriundo com a chegada da água do Canal do Sertão, na vida dos agricultores familiares – agora ribeirinhos –a partir da maior obra hídrica do alto sertão alagoano, em Alagoas-Brasil. Pergunta-se: Como essa água colabora na desconstrução da subjetividade baseada na “cordialidade” histórica do povo sertanejo que agora se vê mergulhado no mundo “moderno líquido”? Até que ponto essa água constrói a emancipação política do “homem cordial”, oriundo dessa colonização, que agora se transmuta, mais perversamente, pelo “Colonialismo Interno”? Como a cidadania se constrói e/ou se reconstrói nesse entremeado? Para isso, escutamos os agricultores familiares levando em consideração a abordagem teórico-metodológica da “Ecologia de Saberes” e das “Racionalidades Leigas”. Foram feitas entrevistas semiestruturadas e através das respostas aos questionários foram tratadas pela análise de discurso. Cunhamos o termo “Homem Cordial Moderno Líquido” que é esse ser “novo” e “arcaico”, parte consciente e parte inconsciente de seu processo histórico. Daí surge a tese na “Nascente da Sustentabilidade” fruto da intersecção das 3 categorias de análise supracitadas: Subjetividade, Emancipação e Cidadania. Concluímos que o alto sertão de Alagoas-Brasil vivencia mudanças profundas, oriunda da obra hídrica do Canal do Sertão, mas o ator social central ainda não pode se apropriar das dimensões ofertadas, tanto tecnicamente, com os recursos materiais e políticas públicas e, principalmente, subjetivamente, pela ainda não compreensão e consciência de seu papel histórico na transformação do lugar.