Psicologia Intercultural
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Browsing Psicologia Intercultural by Subject "Cuidar"
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- Os avós na família e sociedade contemporânea : uma abordagem intergeracional e interculturalPublication . Rodrigues, João Paulo Vieira; Ramos, NatáliaO estudo sobre a importância dos avós na família e sociedade contemporâneas visa compreender qual o papel que os avós têm para a dinâmica familiar, quer como recurso quer como transmissão de saberes numa perspectiva intergeracional. Foram analisadas neste estudo 50 famílias, 25 famílias num contexto rural e 25 famílias num contexto urbano. Foram entrevistadas diferentes gerações ou seja, pais, mães, avós e avôs do mesmo núcleo familiar perfazendo um total de 200 entrevistas. Concluiu-se que os avós são um recurso familiar, social e económico imprescindível e são muito importantes na transmissão de valores sociais e culturais e no cuidar dos seus netos. Também a transmissão de saberes por parte dos avós, sobretudo das avós sobre os cuidados infantis, são uma mais-valia para as mães que estão a iniciar o seu projeto maternal. Na atualidade, os recursos de saúde disponíveis são melhores no entanto os recursos de saúde locais nem sempre dão resposta às necessidades dos pais e das mães. A utilização de cuidados tradicionais diminuiu, apesar de alguns ainda continuarem a ser utilizados pelas avós. Verifica-se uma diminuição intergeracional na importância e transmissão das práticas e valores religiosos dos pais, educação e na proteção infantil, apesar dos mesmos não se oporem a que os seus filhos frequentem as igrejas ou pratiquem a religião. A investigação sublinha a manutenção da importância do núcleo familiar para a qualidade de vida, bem-estar e crescimento harmonioso dos seus elementos, assim como da solidariedade familiar existente entre avós, pais e netos.
- Representações e vivências do corpo doente em diferentes culturasPublication . Nunes, Maria de Lourdes Martins Saraiva da Silva; Ramos, NatáliaO processo de cuidar do Homem, quer em contexto de saúde quer em contexto de doença representa o fundamento do corpo teórico em que se baseia a prática de cuidados de saúde. Cuidar comporta, na sua estrutura saberes técnicos e saberes relacionais visando o atendimento das necessidades humanas. As mudanças sociais resultantes da livre circulação de pessoas acarretam, para quase todos os países do mundo, uma grande diversidade cultural de religiões e etnias, formas de estar e de viver que impõem necessidades de se redefinirem novas prioridades nos cuidados de saúde. Em Portugal, país multicultural por excelência assiste-se já à necessidade de apoiar, na saúde e na doença, pessoas oriundas de outros países, de diferentes raças, credos e culturas. A nossa escolha recaiu em pessoas doentes e suas famílias de cultura muçulmana e hindu uma vez que as encontrámos já, no nosso dia a dia em situação de grande sofrimento, essencialmente preocupadas com a forma como cuidávamos dos seus corpos doentes dando pouca ou nenhuma importância às questões relacionadas com os princípios religiosos e culturais. Realizámos assim um estudo de cariz Etnográfico cujo principal objectivo foi o de conhecer nas culturas muçulmana e hindu,formas de viver a experiência de um corpo doente em contexto hospitalar e no seu contexto de vida, no seu dia a dia. Foram dez os participantes neste estudo. Os instrumentos de recolha de informação utilizados foram a Entrevistas, a Observação Participante e os Diários de Campo. Os dados recolhidos foram tratados por Análise de Conteúdo. Complementámos a nossa informação sempre que possível, com recurso à fotografia. Da Análise dos resultados salientamos: há diferenças na forma como cada cultura concebe a vida no seu dia a dia, no entanto, em situação de doença, as opiniões são muito similares no que diz respeito aos sentimentos vividos no corpo e a forma de os ultrapassar. Assim o Corpo Doente é vivido em ambas as culturas com maior numero de asserções como “Corpo Público” e “Corpo Desobediente”, causadores de agonia e sofrimento. A Vida para além do Corpo traduz-se essencialmente nos aspectos mais transcendentes que dizem respeito às orações e aos rituais; A Vida no Hospital enfatiza em ambas as culturas os “Hábitos”, a “Privacidade” e o “Pudor” e com maior número de asserções, a “Morte”; finalmente sobre a categoria O Regresso a Casa destacamos os aspectos relacionados com “A família” e todo o seu quotidiano envolvente após a doença.