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Browsing Informação by Subject "Assíncronia"
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- "EPTEALAS" : framework para o desenvolvimento corporativo de e-cursos assíncronos destinados a populações heterogéneas : mensuração da qualidade através de indicadores de eficácia e eficiênciaPublication . Pena, Nuno José Martins Soares Raposo; Isaías, PedroNo contexto do e-learning corporativo, a eficácia e a eficiência dos projetos são uma das maiores preocupações. Estes indicadores são ainda mais determinantes quando os projetos de e-learning corporativo possuem constrangimentos financeiros ou estão assentes numa racionalização de orçamentos (orçamento limitado), quando têm um tempo diminuto para a sua conceção e desenvolvimento (time-to-market), quando possuem como destinatários alvo populações com características sociodemográficas muito díspares e quando existe significativa dispersão geográfica entre os formandos. Esta investigação propõe e ilustra uma nova Framework de instructional design, que designámos por EPTEALAS (acrónimo de Envolvimento, Preparação, Transmissão, Exemplificação, Aplicação, Ligação, Avaliação e Simulação), concebida para responder eficazmente a projetos de e-Learning que possuam como destinatários alvo populações com características sociodemográficas muito diferenciadas. Mais especificamente, esta investigação descreve o resultado de um estudo sobre a aplicação da Framework de instructional design EPTEALAS aos e-cursos de qualificação e certificação de mediadores de seguros em Portugal (período que decorreu de janeiro de 2008 a março de 2009, abrangendo um total de 3.726 formandos pertencentes a dezasseis diferentes corporações atuando no sector segurador e bancário). A Framework EPTEALAS foi concebida principalmente através de um benchmark pedagógico, assim como no estudo de cursos de e-Learning premiados internacionalmente e em melhores práticas de e-Learning corporativo, e procurou estruturar e produzir uma metodologia que materializasse, em grande medida, apenas numa única abordagem, as linhas de orientação identificadas anteriormente na literatura de especialidade. Esta Framework poderá ser aplicada em projetos de e-Learning que enfrentem uma diversidade significativa nos seus participantes. No estudo em análise, esta Framework produziu resultados de eficácia, cumprindo claramente os objetivos críticos de um projeto de e-Learning: alta taxa de aprovação, baixa taxa de abandono e alto nível de satisfação dos alunos. Neste estudo apresenta-se também uma breve descrição do universo de estudantes que participaram nos e-cursos, bem como os resultados de aprendizagem. Estes resultados serão objeto de uma análise detalhada dos indicadores de sucesso (classificação) através do uso de uma árvore de regressão com recurso a exhaustive CHAID (Chi-squared Automatic Interaction Detector), a fim de melhor compreender o impacto que esta Framework teve face às diferenças sociodemográficas dos formandos. Após análise dos resultados alcançados e na procura de um referencial de “excelência”, procurou-se encontrar um benchmark internacional que nos informasse o nosso status quo (“como estamos”) ao nível da eficiência do projeto de e-Learning, e em particular que medidas, ao nível da melhoria de qualidade, poderiam vir a ser implementadas. Os resultados serão apresentados com base na metodologia proposta por Levy (2006) para a aferição da eficiência da Framework EPTEALAS (n=1317, correspondentes a catorze diferentes corporações relativas a seguros e banca). Foi nossa intenção vir a determinar e analisar a importância derivada do output LeVIS (uma vez que a importância declarada foi anteriormente objeto de análise) e determinar o grau de prioridade ligado a cada atributo baseado na estimação das importâncias. Neste sentido, houve a necessidade de confirmar o modelo original baseado em três Dimensões e em reanalisar as características correspondentes a cada Dimensão. Neste sentido, recorremos primeiramente à análise exploratória e subsequentemente à análise confirmatória. De forma a confirmar os resultados alcançados recorrer-se-á a metodologia Modelo de Equações Estruturais (através do método “Partial Least Squares”).