Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação | Master's Degree in Environmental Citizenship and Participation - TMCAP
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- FAZENDinho : um suplemento de açorianidade e sustentabilidade nas escolas do Ensino Básico da Região Autónoma dos AçoresPublication . Mendes, Rita Susana Diogo Rosa; Azeiteiro, Ulisses; Nicolau, Paula BacelarO “FAZENDinho – o Fazendo dos pequeninos”, publicado desde dezembro de 2014, é o suplemento para crianças da publicação mensal “Fazendo – o boletim do que por cá se faz”, que sai às ruas dos Açores desde 2008. Ambos são gratuitos, comunitários, não lucrativos e politicamente independentes. A missão do FAZENDinho é proporcionar momentos de diversão, sensibilização, cultura e aprendizagem lúdica e criativa, na exploração de temáticas, maioritariamente, relacionadas o património natural e cultural dos Açores, sob uma lente de Sustentabilidade. Em agosto de 2011, a Secretaria e a Direção Regional de Educação e Formação dos Açores publica o Referencial Curricular para a Educação Básica na Região Autónoma dos Açores, cujos temas transversais são o Desenvolvimento Sustentável e a Açorianidade, porque o conhecimento é fator indispensável à preservação do Património. Porém, se por um lado, no papel estão definidas intenções, por outro e muitas vezes, estas são atropeladas pela força da exigência dos conteúdos programáticos, que não deixa aos professores disponibilidade para preparar materiais não obrigatórios com conteúdos não avaliados. Com este estudo, pretendeu-‐se melhorar a produção do FAZENDinho e, ainda, perceber se fará sentido este material, de comunicação e educação não formal, ser adotado como ferramenta na educação formal e que resultados poderão ser esperados. Para esse efeito, foi aplicada uma metodologia mista quantitativa e qualitativa (questionários e entrevistas). Após a exploração orientada deste suplemento, na disciplina de Desenvolvimento Pessoal e Social em turmas do segundo ciclo, foram aplicados questionários aos alunos e entrevistas aos professores envolvidos. Com a análise dos resultados aspira-‐se a inovação em termos de conteúdos e respetivas formas de exploração do FAZENDinho, bem como a partilha de saberes e materiais entre a educação formal e não formal, com vista a um melhor desenvolvimento da Educação para o Desenvolvimento Sustentável dos jovens açorianos.