Média-Arte Digital | Digital Media Arts
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Browsing Média-Arte Digital | Digital Media Arts by Subject "Aaugmented reality"
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- Mundos virtuais e realidade aumentada : desenvolvimento e implementação de artefactos de média-arte digital para o ensino de educação musical no ensino básicoPublication . Gomes, José; Figueiredo, Mauro; Amante, LúciaAs Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), omnipresentes nas sociedades atuais, permitiram o alargamento dos contextos e momentos de aprendizagem, os quais se associaram às múltiplas fontes e recursos de aprendizagem, conduzindo a uma rede alargada de aprendizagens. Nos últimos anos adquiriram grande importância a internet e a Web 2.0. Neste contexto, as tecnologias de Mundos Virtuais (MV) e Realidade Aumentada (RA), apresentam-se como novos paradigmas de interação, envolvendo desafios e oportunidades únicas para os processos de ensino-aprendizagem Este trabalho descreve uma investigação realizada no campo educacional, e pretende contribuir para uma melhor perceção dos contributos destas tecnologias na área disciplinar de Educação Musical (EM) no 2.º Ciclo do Ensino Básico, através do desenvolvimento e implementação de protótipos de recursos educativos baseados em MV e RA. A modalidade de investigação seguiu os princípios da Development Research (DR), uma metodologia que determina a obtenção de dados empíricos sobre a efetividade dos protótipos, em conjunto com a filosofia preconizada no Design Centrado no Utilizador (DCU), através da qual se procura envolver os utilizadores no processo de desenvolvimento. A presente investigação é na sua essência um estudo descritivo, de natureza mista, envolvendo abordagens qualitativas e quantitativas, focando o desenvolvimento de recursos educativos digitais. A partir dos resultados da investigação foi possível constatar que os professores de EM estão recetivos à utilização de recursos educativos baseados em MV e RA, que os alunos utilizam e valorizam computadores e dispositivos móveis, que os protótipos desenvolvidos cumprem com requisitos de usabilidade e têm um efeito positivo na aprendizagem. Finalmente, constata-se que os utilizadores percecionam os recursos educativos como complementos simples e fáceis de aprender que gostariam de utilizar mais no futuro.