Ciências da Educação / Educational Sciences
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer Ciências da Educação / Educational Sciences por Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) "11:Cidades e Comunidades Sustentáveis"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
- Psicologia da aprendizagem da linguagem escrita : a linguagem escrita na idade pré-escolarPublication . Amante, Lúcia; Azedo, Artur; Leal, RosárioSão apresentadas várias situações de interação adulto - criança que permitem evidenciar diferentes conceções das crianças com idade pré-escolar sobre os aspetos funcionais, figurativos e conceptuais da linguagem escrita. Sublinha-se a importância da relação entre estas conceções e a aprendizagem formal da leitura e da escrita.
- Psicologia da aprendizagem da linguagem escrita : a linguagem escrita no 1º ano de escolaridadePublication . Amante, Lúcia; Azedo, Artur; Leal, RosárioSão apresentados modos de organização do trabalho pedagógico e atividades de leitura e de escrita que visam o desenvolvimento destas aprendizagens numa turma do 1º ciclo. A atividade de trabalho de texto e todo o seu desenvolvimento com os alunos é particularmente ilustrada.
- Territórios da infância: a cidade pela voz das criançasPublication . Almeida, Ana Patrícia; Bragagnolo, Adriana; Portal, Carla; Diedrich, Marlete Sandra; Fochi, Karla Antoniazzi; SPCEEsta comunicação tem como objetivo principal abordar um projeto de extensão universitária, sediado na Universidade de Passo Fundo, intitulado “Territórios da Infância: a cidade pela voz das crianças”. Esse projeto enquadra-se no âmbito da Rede Unitwin UNESCO “Cidade que educa e transforma”. O objetivo da proposta é pensar a cidade com as crianças, num processo de escuta da infância, através da sua participação nas decisões sobre os espaços onde vivem e nas políticas públicas, com a adoção da metodologia de assembleias. O exercício de participação e de integração social passa por experiências que constituem vivência na aprendizagem e encontram na linguagem a sua manifestação. O projeto procura: a) a construção da relação criança-cidade, pela voz e pelo olhar das crianças, em função das suas experiências, da sua percepção e interação entre pares e com os espaços e como essa relação consolida a visão da cidade como um território educativo; b) a constituição da criança como ser social na sua comunidade. Ao garantir a escuta significativa da criança, o projeto proporciona às crianças vivências interativas que podem resultar numa formação de caráter social positiva, ampliando as suas possibilidades de lidar com os problemas sociais e com suas necessidades na comunidade da qual fazem parte; c) o reconhecimento da criança como um sujeito participante, com espaço na sociedade da qual faz parte, representando uma importante iniciativa de consolidação da participação social das crianças na construção de políticas públicas para a infância.
