REA | Sociologia
Permanent URI for this collection
Materiais de ensino, aprendizagem ou investigação sob domínio público ou licenciados de forma aberta, de modo a permitir a sua utilização, reutilização ou adaptação por terceiros.
Contém documentos da tipologia REA, depositados em auto arquivo na comunidade científica "Sociologia" e documentos do acervo do Arquivo Audiovisual da Universidade Aberta.
News
Recursos educativos que visam potenciar a criação de novos recursos educativos. O licenciamento aberto é construído no âmbito da estrutura existente dos direitos de propriedade intelectual, tais como se encontram definidos por convenções internacionais pertinentes, e no respeito pela autoria da obra.
Browse
Browsing REA | Sociologia by Sustainable Development Goals (SDG) "11:Cidades e Comunidades Sustentáveis"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Entre Nós: Cova da MouraPublication . Universidade Aberta; Leão, Helena; Antunes, ElisaEntrevista com Ana Paula Beja Horta, professora e investigadora do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI) da Universidade Aberta, sobre o Bairro da Cova da Moura.
- Introdução à sociologia : mudanças espaciais e sociodemográficasPublication . Machado, Fernando Luís; Almeida, João Ferreira de; Trindade, Ana José; Ribeiro, IsabelTransformações socio-espaciais, demográficas e sociais em Portugal no período 1960 - 1991.
- Sociologia das migrações: as grandes diásporasPublication . Rocha-Trindade, Maria Beatriz; Horta, Ana Paula Beja; Ribeiro, José; Antunes, Ana Paula; Augusto, Carlos AlbertoO videograma trata a problemática das Grandes Diásporas com especial enfoque no caso português. A análise oferece uma panorâmica global das diferentes diásporas nomeadamente, indiana, chinesa, africana, irlandesa e judaica, contextualizando-as no tempo e no espaço. A Diáspora portuguesa é perspetivada e forma paradigmática salientando-se tanto a sua dimensão quantitativa como os aspetos qualitativos que a definem. Estes últimos, fundamentam-se na constituição de comunidades alicerçadas no sentimento de pertença a uma origem ancestral comum, na permanência da ligação mantida com o país de origem e na reprodução coletiva de rituais e de práticas sociais e culturais no país recetor.
- Sociologia das migrações: as migrações: permanência e diversidadePublication . Rocha-Trindade, Maria Beatriz; Horta, Ana Paula Beja; Ribeiro, José; Antunes, Ana Paula; Augusto, Carlos AlbertoO videograma aborda o fenómeno migratório situando-o a nível da análise macrossociológica. Procurou-se fornecer uma panorâmica geral dos padrões, dos ritmos das migrações internacionais e dos contextos de interdependência social, económica e política que as configuram. Especial enfoque é dado à caracterização dos fluxos populacionais Sul-Norte no período do pós-guerra e às políticas de recrutamento de mão-de-obra migrante. As tendências atuais dos novos fluxos migratórios são igualmente objeto de estudo, sendo de salientar, a globalização dos movimentos migratórios, as migrações Leste-Oeste, as migrações em massa do campo para a cidade, e, finalmente, a erosão das categorias tradicionais de migrantes.
- Sociologia das migrações: da emigração às comunidades portuguesasPublication . Rocha-Trindade, Maria Beatriz; Horta, Ana Paula Beja; Ribeiro, José; Antunes, Ana Paula; Augusto, Carlos AlbertoO videograma oferece uma caracterização genérica do fenómeno emigratório português a partir do século XIX. Numa primeira fase procede-se à caracterização das grandes correntes da emigração portuguesa orientadas inicialmente para o Brasil e posteriormente para a Europa, mais especificamente para França. Os dois modelos emigratórios são desenvolvidos em termos da sua temporalidade, orientação geográfica, motivações e condições em que os percursos emigratórios se realizaram. Numa segunda fase, são abordados os processos diferenciais de adaptação e de inserção social dos imigrantes portuguesas na sociedade recetora assim como a natureza e diversidade das interações estabelecidas com o país de origem.
- Sociologia das migrações: os netos da avó PimPublication . Rocha-Trindade, Maria Beatriz; Horta, Ana Paula Beja; Ribeiro, José; Ribeiro, José; Horta, Ana Paula BejaNas periferias das grandes cidades aglomera-se uma população cada vez mais numerosa com características sociais e culturais muito diversificadas. Nesta população encontram-se grupos provenientes das antigas colónias que imigraram sobretudo em três épocas distintas: últimos anos do regime colonial, durante o processo de descolonização e após a entrada de Portugal na União Europeia. Esta população de origem africana tende a concentrar-se em bairros onde constrói a própria habitação e recria, de algum modo, a vida e cultura africana. Uma das consequências desta presença é a alteração da composição social dos alunos que frequentam as escolas desses locais. Neste quadro, o vídeo propõe as leituras que os mais velhos fazem da instituição escolar, as respostas da escola às novas problemáticas surgidas com estas alterações e a forma como os alunos se apropriam da escola e do seu conjunto de normas.
- Sociologia das migrações: pioneiros e descendentes. 1ª partePublication . Rocha-Trindade, Maria Beatriz; Horta, Ana Paula Beja; Ribeiro, José; Augusto, Carlos Alberto; Antunes, Ana PaulaA primeira parte é constituída por uma “visita guiada” a Champigny e por testemunhos de emigrantes portugueses que viveram nos bidonvilles de Paris e que ainda hoje aí se reúnem (re) apropriando-se desse espaço como lugar quase mítico de interação social.
- Sociologia das migrações: pioneiros e descendentes. 2ª partePublication . Rocha-Trindade, Maria Beatriz; Horta, Ana Paula Beja; Ribeiro, José; Antunes, Ana Paula; Augusto, Carlos AlbertoA segunda parte é constituída por várias histórias de vida que se contrapõem à experiência dos habitantes dos bidonvilles de Paris e que apontam para a diversidade dos percursos migratórios. A primeira história apesentada é a de um emigrante que residiu inicialmente em Campigny e que conseguiu alcançar grande sucesso económico (JAF). A segunda é a de um cientista, António Coutinho, diretor de uma Unidade de Investigação do CNRS no Instituto Pasteur, que emigra devido à falta de condições para a realização de investigação em Portugal e oposição à guerra colonial. A terceira história é a de um cantor lírico português a residir em Paris relatando a sua experiência de emigração, as dificuldades encontradas e os sucessos alcançados.
- Sociologia das migrações: pioneiros e descendentes. 3ª partePublication . Rocha-Trindade, Maria Beatriz; Horta, Ana Paula Beja; Ribeiro, José; Antunes, Ana Paula; Augusto, Carlos AlbertoA terceira parte é estruturada por vários testemunhos de luso-descendentes a residir fora de Portugal, e pelo testemunho da socióloga Maria do Céu Cunha, ela própria emigrante, que, nos seus estudos, abordou sobretudo as questões de inserção social das gerações mais jovens residentes em França.
