Média-Arte Digital | Digital Media Arts
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Média-Arte Digital | Digital Media Arts by Sustainable Development Goals (SDG) "03:Saúde de Qualidade"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Média-arte digital aplicada à saúde pública: a disrupção criativa no enfrentamento da sífilisPublication . Oliveira Junior, Mauricio da Silva; Tavares, Mirian Nogueira; Tinoco, Glicia Marili Azevedo de Medeiros; Lacerda, Juciano de SousaO Brasil enfrenta uma epidemia de sífilis e, diante da necessidade de enfrentar o problema, foram criadas ações de publicidade a fim de ampliar o conhecimento sobre a doença e a combater. Para contribuir na luta contra a infecção, esta tese tem como objeto de estudo o fortalecimento das ações de comunicação com o incremento arte mediada por tecnologia. O objetivo é investigar como um artefato tecnológico utilizado em campanhas de saúde pública para enfrentamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis apresenta-se como uma alternativa à produção tradicional e qual o impacto do seu uso. Para construir essa análise, este estudo estabelece três objetivos específicos: a) identificar aspectos da Média-Arte Digital que podem tornar a comunicação de campanhas de saúde pública mais eficazes; b) detalhar como a Média-arte Digital complementa de forma relevante as campanhas de saúde pública; c) analisar o impacto de um artefato tecnológico associado à campanha de saúde pública para enfrentamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis. A fim de alcançar os objetivos, tem por fundamento as teorias pertinentes à área de estudo da Média-arte Digital e outras teorias da comunicação e das artes. Colaborou com esta pesquisa o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Os resultados alcançados apontam que o incremento de tecnologia como mediadora de campanhas publicitárias em saúde se mostra uma alternativa valiosa para promover a prevenção. Por fim, o estudo aponta um caminho que pode ser seguido para otimização de ações de comunicação desse tipo que venham a ser produzidas no futuro.
- Prevenção à Sífilis a partir de sujeitos e saberes locais: proposta de um modelo de educomunicação em cocriação com indígenas PotiguaraPublication . Moura, Deyse Alini de; Bidarra, José; Lacerda, Juciano de SousaCom o status de epidemia adquirido pela sífilis no Brasil em 2016, o Ministério da Saúde (2017) implementou o Projeto de Resposta Rápida à Sífilis nas Redes de Atenção, que visa à redução da sífilis adquirida e em gestantes e à eliminação da sífilis congênita no país. O Projeto “Sífilis Não!” promove ações conjuntas, integradas e colaborativas, envolvendo setores diversos interessados em fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS). Um dos eixos do projeto determina a realização de pesquisas na área da Educomunicação que resultem em produtos que permitam, dentre outras ações, o uso da mediação tecnológica com foco na educação e na comunicação para disseminação de informações voltadas para profissionais, gestores, usuários e população geral. Esta tese propõe a criação de um modelo de Recurso Educacional Aberto (REA) construído em conjunto com indígenas da etnia Potiguara, do município de Baía da Traição (PB), que, ao ser disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS, permita a comunidades indígenas de todo o país instruírem-se para o uso de podcasts na produção e no compartilhamento de conhecimentos em saúde, a partir de sujeitos e saberes locais (Geertz, 2014; Morin & Terena, 2010). A metodologia da pesquisa-ação (Thiollent, 2011) foi aplicada para investigar os hábitos, a cultura, e as necessidades específicas de comunicação da comunidade Potiguara. Pesquisa bibliográfica (Stumpf, 2006), realização de seminário (Oliveira-Formosinho, 2014; Travancas, 2006) e de entrevistas semiestruturadas (Duarte, 2006) compuseram o rol de técnicas que permitiram o aprofundamento da investigação com vistas à sua fundamentação teórica e ao levantamento de dados oficiais sobre a sífilis e a população indígena brasileira. O estudo apontou que os REA desenvolvidos a partir do saber local não apenas contribuem para que os mais excluídos tenham acesso a ambientes educacionais formais e não-formais (UNESCO, 2015), mas são cada vez mais importantes em processos de aprendizagem ao longo da vida (Lifelong Learning). Em uma realidade dominada pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC), o uso da internet e o planejamento instrucional que leva em consideração o perfil, as necessidades e o contexto do aluno (Filatro, 2019) são as principais características da nova era da educação.