História, Arqueologia e Património | Capítulos/artigos em livros internacionais / Book chapters/papers in international books
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer História, Arqueologia e Património | Capítulos/artigos em livros internacionais / Book chapters/papers in international books por contribuidor "Avelar, Ana"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
- A "Fortuna" como signo de um discurso imperial no Portugal do século XVIPublication . Avelar, Ana Paula; Avelar, Ana; Cardoso, João Luís; Sales, José das CandeiasAo longo deste ensaio analisa-se o modo como a Fortuna se constituiu no século XVI como signo construtor de um discurso imperial no Portugal de Quinhentos, atendendo, para além do conteúdo ontológico deste signo, aos conceitos de milenarismo e messianismo. Interpretar-se-á o discurso imperial consubstanciado nas Histórias gerais redigidas no século XVI sobre a presença portuguesa nos espaços extra-europeus. Nesta análise discursiva atender-se-á á centralidade que ganhou no discurso historiográfico de Fernão Lopes de Castanheda, na impressão de 1554 do primeiro livro da História do Descobrimento e Conquista da Índia pelos Portugueses, a tradição sibilina vertida na incorporação de um capítulo sobre a profecia de sibila Cumea, no momento em que Nicolau Coelho, que partira com Vasco da Gama para Portugal em 1498, noticia o sucesso desta viagem e informa D. Manuel da sua próxima chegada. Esta incursão discursiva demonstra como historiograficamente se expõe um desígnio dinástico.
