REA | Ciências da Educação
Permanent URI for this collection
Materiais de ensino, aprendizagem ou investigação sob domínio público ou licenciados de forma aberta, de modo a permitir a sua utilização, reutilização ou adaptação por terceiros.
Contém documentos da tipologia REA, depositados em auto arquivo na comunidade científica "Ciências da Educação" e documentos do acervo do Arquivo Audiovisual da Universidade Aberta.
News
Recursos educativos que visam potenciar a criação de novos recursos educativos. O licenciamento aberto é construído no âmbito da estrutura existente dos direitos de propriedade intelectual, tais como se encontram definidos por convenções internacionais pertinentes, e no respeito pela autoria da obra.
Browse
Browsing REA | Ciências da Educação by contributor "Antunes, Manuel G. B."
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- Didáctica da história: apresentaçãoPublication . Proença, Maria Cândida; Antunes, Manuel G. B.; Trindade, Ana JoséApresentação da disciplina "Didática da História", do Curso de Formação de Professores, pela professora Maria Cândida Proença, da Universidade Nova de Lisboa.
- Didáctica da história: dialogar com a ciênciaPublication . Proença, Maria Cândida; Antunes, Manuel G. B.; Trindade, Ana JoséConversa entre a professora Maria Cândida Proença, da Universidade Nova de Lisboa e o professor Adalberto Dias de Carvalho, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, sobre questões epistemológicas relacionadas com a componente científica da educação.
- Didáctica da história: dialogar com a históriaPublication . Proença, Maria Cândida; Antunes, Manuel G. B.; Trindade, Ana JoséConversa entre a autora Maria Cândida Proença, professora da Universidade Nova de Lisboa e o professor António Hespanha, da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Nova, sobre algumas tendências da historiografia.
- Didáctica da história: História ao VivoPublication . Proença, Maria Cândida; Antunes, Manuel G. B.; Trindade, Ana JoséConversa entre a professora Maria Cândida Proença, da Universidade Nova de Lisboa e a professora Paula Bárcia, do Grupo de Trabalho do Ministério da Educação para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, acerca do Projeto de "História ao Vivo". Destaque para o trabalho "História ao Vivo: Partida da Armada 1537", realizado em 1989, na Ribeira das Naus, em Lisboa.
- Didáctica da história: história local que utilizaçãoPublication . Proença, Maria Cândida; Antunes, Manuel G. B.; Trindade, Ana JoséPatrimónio arqueológico e arquitetónico local e utilização didática no ensino e aprendizagem da História. Participação do Dr. Cardim Ribeiro, Diretor do Gabinete de Estudos de Arqueologia, Arte e Etnografia de Sintra, do Dr. Élvio Melim de Sousa, Conservador do Museu Regional de Sintra e do Dr. Eugénio Montoito, Diretor do Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Sintra.
- Didáctica da história: o fontismo em questãoPublication . Proença, Maria Cândida; Antunes, Manuel G. B.; Trindade, Ana JoséAula em forma de debate sobre a política de Fomento de Fontes Pereira de Melo, realizada em junho de 1989, na Escola Secundária Rainha D. Leonor, Lisboa. No final o testemunho da aluna Mafalda e uma conversa entre a autora, professora Maria Cândida Proença e António Lopes, professor de História, acerca do trabalho desenvolvimento com os alunos.
- Didáctica da história: o museu no ensino da históriaPublication . Proença, Maria Cândida; Antunes, Manuel G. B.; Trindade, Ana JoséMomentos da reportagem realizada em janeiro de 1990, no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, de duas visitas de estudo orientadas por Manuela Gallego e Filomena Sousa Gomes, monitoras dos Serviços de Educação do Museu. Apresentação e fecho, pela professora Maria Cândida Proença, da Universidade Nova de Lisboa, sobre a importância do Museu no ensino da História.
- Didáctica da história: o papel da história na formação dos alunosPublication . Proença, Maria Cândida; Antunes, Manuel G. B.; Trindade, Ana JoséConversa entre a professora Maria Cândida Proença, da Universidade Nova de Lisboa e os professores Joel Serrão e A.H. de Oliveira Marques, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, sobre o papel da História na formação dos alunos. Inclui depoimentos de Simon, de Ana Rita, de Alda e de Gustavo , alunos da Escola Secundária Filipa de Lencastre, em Lisboa.
- Didáctica da história: os audiovisuais no ensino da história: a informáticaPublication . Proença, Maria Cândida; Antunes, Manuel G. B.; Trindade, Ana JoséConversa entre a autora Maria Cândida Proença, Aureliana Pato, da Escola C+S Francisco da Arruda e Maria da Conceição Canavilhas, membro da equipa do projeto MINERVA do Pólo do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, acerca da utilização das novas tecnologias de informação, nomeadamente o computador, no ensino da História.
- Didáctica da história: os audiovisuais no ensino da história: o filme do circuito comercialPublication . Proença, Maria Cândida; Antunes, Manuel G. B.; Trindade, Ana JoséConversa entre a professora Maria Cândida Proença, o realizador de cinema, António Pedro de Vasconcelos, Ana Bela Castelo e Gilberto Marques Pereira, professores de História e Ana Margarida Pombinho, aluna do 12º ano de História, sobre o aproveitamento do filme do circuito comercial no ensino da História.