CEMRI | Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CEMRI | Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Competências interculturais e ética na investigação científica com mulheres refugiadas: princípios e desafios para uma prática inclusivaPublication . Sampaio, Catarina; Ramos, NatáliaO presente estudo aborda a relevância das competências interculturais na investigação científica com mulheres refugiadas, focando princípios éticos e metodológicos, assim como desafios para uma prática inclusiva. O principal objetivo é analisar como o desenvolvimento de competências interculturais promove uma investigação ética, inclusiva e sensível às especificidades culturais das participantes. Para tal, adotou-se uma abordagem qualitativa fundamentada na revisão da literatura sobre esta matéria, contemplando modelos de competência intercultural como os de Deardorff (2009) e de Bennett (2013), cujas abordagens pedagógicas fundamentam a sua aplicação no contexto da investigação científica com mulheres refugiadas. Paralelamente, foram consideradas abordagens teóricas sobre comunicação e diálogo intercultural, o paradigma intercultural, a intersecional idade e ética de representação, estabelecendo-se uma perspetiva crítica sobre dinâmicas de poder e representatividade. A análise evidencia que a adaptação cultural e a aquisição de competências interculturais é determinante para ultrapassar barreiras comunicacionais, estabelecer relações de confiança e evitar a reprodução de estereótipos e desigualdades. Verifica-se que modelos teóricos oferecem ferramentas para a adaptação metodológica e ética na investigação com população etnocultural, promovendo um processo educativo que alerta para a importância de reconhecer e mitigar assimetrias de poder nas interações com as participantes. Conclui-se que a incorporação de competências interculturais na investigação científica com mulheres refugiadas é fundamental para garantir a qualidade e a relevância dos resultados, permitindo uma interpretação mais precisa e contextualizada das narrativas. Esta abordagem não só previne o reforço de eventuais vulnerabilidades, como contribui para o avanço do conhecimento científico e para o desenvolvimento de políticas públicas adequadas.
- Influência da discriminação percebida no bem-estar e saúde mental de imigrantes portugueses residentes no MéxicoPublication . Ramos, Natália; Rodrigues, Charles Ysaacc da Silva ; Figueiredo, Paula Alexandra Carvalho deO contacto com outra cultura provoca alterações na vida dos indivíduos e a forma como estas são enfrentadas depende de fatores individuais e contextuais. A discriminação percebida é uma variável fundamental no processo de aculturação, uma vez que se pode apresentar como um stressor aculturativo, com impacto potencialmente grave na qualidade de vida dos indivíduos. Esta investigação tem como propósito conhecer a influência da discriminação percebida no bem-estar e saúde mental de imigrantes portugueses que residem no México. A investigação foi descritiva, com uma abordagem quantitativa, correlacional e transversal; com 79 participantes selecionados por conveniência. Avaliados pelas escalas de Discriminação Percebida, Satisfação com a Vida, Satisfação com a vida de Migrante; Positive and Negative Affet Schedule (PANAS); Escala de Ansiedade, Depressão e Stress –EADS (DASS-21); e um questionário sobre as variáveis sociodemográficas. Os resultados indicam uma variabilidade significativa na perceção de discriminação, embora moderada, com significância estatística com a satisfação com a vida, com a satisfação com a vida de imigrante e com o stress, ansiedade e depressão; assim como, uma significância negativa para o afeto positivo. Assim se conclui que a discriminação percebida, apesar de moderada, exerce um impacto negativo significativo no bem-estar e na saúde mental de imigrantes portugueses no México, atuando como um fator de stress aculturativo.
- Intercultural competences and ethics in scientific research with refugee women: principles and challenges for an inclusive practicePublication . Sampaio, Catarina; Ramos, NatáliaThe present study examines the importance of intercultural competences in scientific research with refugee women, with a particular emphasis on ethical and methodological frameworks, as well as the challenges involved in fostering inclusive research practices. The primary objective is to explore how devel oping intercultural competences enhances ethical, inclusive, and culturally sensitive research. A qualitative approach was employed, based on a comprehensive review of the pertinent literature, with a focus on inter cultural competence models such as those proposed by Deardorff (2009) and Bennett (2013), whose pedagogical approaches underpin their application in the context of scientific research involving refugee women. Additionally, the study engages with theoretical perspectives on intercultural communication, the intercultural paradigm, intersectionality, and the ethics of representation, thus providing a critical lens through which to scrutinize the dynamics of power and representation. The analysis underscores the indispensable role that cultural adaptation and the development of intercultural competences play in surmounting communication barriers, establishing trust, and avoiding the perpetuation of stereotypes and inequalities. Theoretical models are shown to provide valuable tools for ethical and methodological adaptations in research involving ethnocultural populations, fostering an educational process that emphasizes the recognition and mitigation of power imbalances in researcher-participant interactions. In conclusion, incorporating intercultural competences into scientific research with refugee women is essential to ensuring the quality and relevance of research outcomes. This approach facilitates more accurate and contextually informed interpretations of participants’ narratives and contributes to both advancing scientific knowledge and informing the development of well-informed public policies.
- International scientific cooperation in public health: a performance measurement framework based on the “Syphilis No!” Project in BrazilPublication . Lima, Thaisa Gois Farias de Moura Santos; Coutinho, Karilany Dantas; Batista, Natalia Araújo do Nascimento; Galvão, Ruana Evangelista; Araújo, Bruna Fernandes de; Martins, Iasmin Moreira Alves; Alves, Luca Pareja Credidio Freire; Romão, Manoel H.; Lacerda, Juciano de Sousa; Oliveira, Carlos Alberto Pereira de; Dias, Aline de Pinho; Cunha, Priscila Sanara da; Oliveira, Aliete Cunha; Cordeiro, António Manuel Rochette; Muñoz Gallego, Almudena; Ramos, Natália; Oliveira, Carla Padrel de; Campos, Rodrigo Pires de; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; MihajloIn this article, we aim to propose indicators to evaluate the performance of international scientific cooperation in public health, based on the operation experience in Brazil’s “Syphilis No!” Project. This is an action research project, based upon Kaplan and Norton’s Balanced Scorecard Method, developed in five stages: (i) Reorganization of the indicators, (ii) validation of the new indicators, (iii) construction of the dimensions of the indicators, (iv) data collection for the indicators, (v) development of the framework for the “Syphilis No!” Project. The metrics and 34 indicators are presented and grouped into four dimensions: technical-scientific, investment, products, and impact. The cooperation that emerged from the project has built an international research network that has the potential to transcend syphilis research. The framework demonstrated that international scientific cooperations, focused on research and product development, have contributed to the promotion of public health policies and have enabled the exchange of knowledge, techniques, experiences, and technologies, fundamental to the international scientific cooperation of Brazilian universities. This contribution will have implications for studies in the field of international relations in health and education.
- Intervenção em saúde mental para estudantes universitários: metodologia de um projeto de extensãoPublication . Franken, Ieda; Ramos, NatáliaNa atualidade e mundialmente, diversas instituições de saúde e estudos com jovens, designadamente universitários, identificam inúmeras vulnerabilidades e asseguram que os problemas psicossociais têm aumentado na população jovem, nacional e estrangeira. Este texto tem como objetivo apresentar e caracterizar as diferentes ações de intervenção em saúde mental estendidas aos alunos do Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), executadas por docentes e discentes vinculados ao Projeto de Extensão intitulado “Assistência psicológica aos alunos do Campus I da Universidade Federal da Paraíba e a adultos jovens da comunidade em geral”. Este projeto iniciou-se em 2010, como uma ação extensionista pioneira na UFPB e, desde então, vem sendo aprovado e executado com financiamento interno, a partir dos editais anuais publicados pela Coordenação de Programas de Ação Comunitária (COPAC) do Programa de Bolsas de Extensão da UFPB. Apresenta dados relativos ao período 2010-2023, a sua singularidade e limitações nos atendimentos psicoterapêuticos, assim como a internacionalização de estudos e parcerias com instituições internacionais, além da completa interligação entre ensino e pesquisa.