LE@D | Mestrados
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Browsing LE@D | Mestrados by Field of Science and Technology (FOS) "Pedagogia"
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- O papel da supervisão pedagógica na mudança das práticas pedagógicas dos professores do 3º ciclo de aprendizagem do ensino básico : um estudo em duas escolas primárias completas, ZIP3 - Nhamatanda-LamegoPublication . Malenzua, João Maconha; Miranda, BrancaA Supervisão Pedagógica tornou-se uma preocupação no desenvolvimento profissional dos professores, em especial o desempenho dos supervisores pedagógicos no apoio e aconselhamento dos professores nas práticas diárias no processo de ensino aprendizagem, tendo em conta as transformações políticas e organizacionais que tem ocorrido nos Institutos de Formação de Professores para Ensino Básico em Moçambique, na perspectiva de garantir a qualidade de formação de professores para Ensino Básico. O estudo analisa os processos e os critérios de implementação das actividades de supervisão pedagógica e as formas de coordenação das actividades supervisivas nas Zona de Influência Pedagógica (ZIP) em particular na Escola Primária Completa de Macumba e Escola Primária Completa de Mão-Tsé-Tung. Os fundamentos do estudo versam os principais cenários de supervisão tendo em vista melhorar a qualidade do desempenho profissional dos professores relativamente ao processo de ensino aprendizagem. As perspectivas da supervisão pedagógica traduzem uma visão sobre as mudanças paradigmáticas da prática profissional, dando maior atenção ao desenvolvimento profissional do desempenho do professor, promovendo uma aprendizagem cooperativa entre professores. Jacobs e Goh (2008), salientam que a aprendizagem cooperativa que “significa que os professores ajudam os grupos de alunos a trabalhar juntos com mais eficácia, utilizando uma grande quantidade de teoria, pesquisa e experiência prática de nossos colegas educadores, tanto do passado quanto do presente” (p.7). Baseando-se especificamente nos professores estagiários do 3º ciclo de aprendizagem, pretende-se com este estudo traçar cenário adequado para a supervisão pedagógica, um modelo de supervisão que permita uma maior intervenção do supervisor pedagógico no acompanhamento e aconselhamento das actividades de práticas pedagógicas, que promova as mudanças da acção pedagógica e a promoção na carreira do professor estagiário. Reflectiu-se, através da análise dos fundamentos de vários autores, sobre a pertinência e sobre as contribuições que a supervisão pedagógica tem na vida do professor e no processo de desenvolvimento profissional do professor da função de docência. O estudo apresenta uma reflexão profunda sobre o envolvimento dos professores na criação de um ambiente favorável e na promoção de uma supervisão pedagógica sustentada num cenário adequado que contribui para a criatividade e rendimento prático do professor. O presente estudo tinha como objectivos específicos de: Caracterizar o papel do supervisor relativamente à mudança das práticas pedagógicas dos professores do 3º ciclo de aprendizagem; analisar as actividades de desenvolvimento profissional dos professores do 3º ciclo de aprendizagem das duas escolas em estudo; descrever actividades inerentes às mudanças das práticas pedagógicas; identificar as dificuldades sentidas pelos professores no desenrolar das actividades profissionais na sala de aula e propor medidas visando minimizar as dificuldades dos professores nas suas actividades profissionais. Neste estudo desenvolveu-se uma metodologia que assentou-se na abordagem qualitativa, porque permitiu-se uma maior interacção, compreender os resultados individualizados, compreender a dinâmica interna de programas e actividades, compreender os aspectos dos programas e avaliar os resultados difusos. Não obstante à metodologia, aplicou-se no estudo a técnica de escolha de dados através do recurso de questionários, a prática de entrevistas e por fim o estudo de documentos.