Mestrado em Estatística, Matemática e Computação | Master's Degree in Statistics, Mathematics and Computation - TMEMC
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Estatística, Matemática e Computação | Master's Degree in Statistics, Mathematics and Computation - TMEMC by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Naturais:Ciências da Computação e da Informação"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Controlo estatístico de processos aplicado à indústria mineira : exploração de carvão mineral na província de Tete em MoçambiquePublication . Miguel, Belchior Coelho; Oliveira, Teresa; Henning, ElisaO presente estudo apresenta uma revisão e aplicação de métodos de Controlo Estatístico de Processos na indústria mineira. A pesquisa incidiu no processamento e análise laboratoriais de qualidade do carvão mineral e foram definidas quatro (4) variáveis importantes que definem a qualidade do carvão térmico a ser fornecido ao cliente. A presença de algumas amostras com teores elevados de cinza, humidade e matérias volátil e, teores baixo de Carbono Fixo, comprometem o poder calorífico do carvão mineral. Trata-se de ocorrências provocadas por diferentes causas, causas estas que podem ser conhecidas ou não. O principal objectivo desta pesquisa é mostrar a utilidade dos gráficos de Controlo para monitorização da qualidade do carvão mineral. Para atingir o objectivo preconizado, aplicou-se o Controlo Estatístico de Processo(CEP), através de gráficos de controlo do tipo Shewhart (X), Soma Acumulada (CUSUM) e Média Móvel Exponencialmente Ponderada (EWMA), para identificar as amostras que apresentavam alguma variabilidade e posteriormente submeter a uma avaliação para a identificação das causas e suas possíveis correções. Verificou-se que dentre os três tipos de gráficos, com os gráficos de Soma Acumulada (CUSUM) e Média Móvel Exponencialmente Ponderada (EWMA) é possível verificar uma tendência de aumento ou diminuição das percentagens dos teores das variáveis analisadas. Dessa forma o estudo sugeriu que qualquer um dos gráficos analisados pode ser usado para a monitorização da qualidade do carvão mineral.
- Estado de hidratação e compressibilidade das pregas cutâneasPublication . Neves, Gilberto A.; Nunes, Catarina S.Para estudar a relação entre a saúde e o estado nutricional de um individuo, é essencial ter informações sobre a composição corporal. Essa informação é obtida estimando a gordura corporal por meio da compressibilidade das pregas cutâneas. Para coletar essa informação foi aplicado um método antropométrico por ser não invasivo e mais aplicado na avaliação do estado nutricional de amostras clínicas e não-clínicas. No presente estudo foi analisado, com o uso do SPSS Statistics, dados referentes a 66 indivíduos, com idade entre os 18 e 83 anos, sendo 74.2% mulheres e 25.8% homens, que se dignaram a responder a um questionário e a submeter a medições antropométricas para efeito de investigação sobre a relação do estado de hidratação e a compressibilidade das pregas cutâneas e esta com as características sócio-demográficas. Os dados da compressibilidade das pregas foram recolhidos com uso do LipoTool, um sistema novo baseado num lipocalibrador, o Adipsmeter (estrutura mecânica, instrumententação eletrónica, capacidade de registo da evolução temporal da compressibilidade das pregas, comunicação sem fio) e numa aplicação de software integrando uma base de dados, LipoSoft. Com este trabalho, e através da aplicação da regressão linear múltipla, concluiu-se: (1) que as pregas cutâneas possuem, em termos de estimativa pontual, uma alta fiabilidade entre as várias medições, entre os vários locais, apresentando um Alpha de Cronbach acima dos 0.90, mas passa de uma fiabilidade moderada a alta quando aplicado uma estimativa intervalar, [0.893; 0.937]; (2) que a percentagem da variabilidade total do estado de hidratação explicada pela compressibilidade das pregas cutâneas é muito baixa, não alcançando o esperado que seria um valor acima de 0.90 em caso das ciências exatas e acima de 0.50 em caso das ciências sociais, ou seja, a medição das pregas (método fácil e não invasivo) pode, ainda, não ser vista como um estimador ou preditor do estado de hidratação de um individuo; (3) que, com relação à média de todos os pontos, a média dos últimos 3 pontos e outras medidas utilizadas, a média dos últimos 10 pontos (ponto 170 a 180) mostrou-se ser a medida que mais qualidade trouxe aos modelos de regressão construídos, pois apresentou-se com maior coeficiente de determinação ajustado e menor erro-padrão; (4) que a compressibilidade das pregas é caracterizada pelas variáveis Sexo, Indice de massa corporal, Massa gorda (%), Atividade física, Estado de saúde, Idade, Ocupação e Escolaridade; (5) que a presença de outliers multivariados bem como pontos influentes, se mostraram ter uma grande influência sobre a qualidade do modelo de regressão.