DISSERTAÇÕES DE MESTRADO E TESES DE DOUTORAMENTO
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Browsing DISSERTAÇÕES DE MESTRADO E TESES DE DOUTORAMENTO by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências da Educação: Pedagogia"
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- O estágio supervisionado na formação inicial dos educadores de infância : estudo de casoPublication . Serpa, Vanessa Belo; Henriques, SusanaEste trabalho de investigação, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Supervisão Pedagógica, oferecido pela Universidade Aberta, produto de uma busca incessante de informação, tem por intuito analisar e procurar entender qual o impacto dos estágios supervisionados na formação inicial dos educadores de infância. Tendo em conta o conjunto de diversos fatores que influenciam as práticas pedagógicas, este estudo procurará clarificar alguns aspetos inerentes aos mesmos. Deste modo, o objetivo geral desta investigação é analisar a relevância dos estágios pedagógicos para o processo de formação dos futuros educadores de infância e qual o contributo/influência dos/as educadores/as cooperantes, enquanto supervisores/as neste processo. Delineamos, com este fim, alguns objetivos específicos: Conhecer a realidade atual do curso de mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico oferecido pela Universidade dos Açores; Compreender o plano implementado pela Instituição, no que concerne às práticas pedagógicas; Perceber se existe um apoio por parte das educadoras cooperantes; Compreender qual a articulação existente entre os diversos agentes formativos; Conhecer o regime de avaliação dos formandos. Optámos por um estudo de natureza qualitativa, tendo, para o efeito, selecionado como população-alvo os alunos do mestrando em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, no ano de 2014/2015 da Universidade dos Açores - Pólo de São Miguel, Região Autónoma dos Açores, e as respetivas educadoras cooperantes. A recolha de dados foi efetuada através da realização de entrevistas semiestruturadas, tanto aos alunos, como às educadoras cooperantes. Como principais resultados, pudemos concluir a existência de uma fraca articulação entre as Educadoras Cooperantes e a escola de formação, assim como uma supervisão quase nula, por parte dos orientadores da universidade, aos alunos estagiários. Por sua vez, a relação estabelecida entre os estagiários e a Educadora Cooperante foi, em geral, boa, sendo esta fundamental para uma prática de supervisão favorável.
- Experiências de interculturalidade em eLearning : um estudo de caso no second life®Publication . Páscoa, Rui Manuel Ribeiro Carvalho; Mendes, António QuintasA comunicação e a troca de conteúdos e experiências é uma das caraterísticas fundamentais do elearning, que tem adotado, ao longo dos tempos, várias tecnologias que possibilitam a criação de grupos e comunidades de aprendizagem, onde a interação entre os participantes assume uma forte presença. A expansão dos mundos virtuais tridimensionais, de entre os quais se destaca o Second Life®, tem possibilitado experiências formativas variadas, quer através de comunidades informais que, de modo espontâneo ou organizado se reúnem e interagem em tempo real sem grandes preocupações de estilo, quer através de instituições de ensino superior que põem à disposição da comunidade (alunos e professores) campus virtuais onde é possível desenvolver atividades educativas formais. Há, no entanto, ainda muito por descobrir sobre as reais potencialidades deste tipo de ambientes, nomeadamente nas mais-valias resultantes das interacções pessoais (e de grupo) inerentes aos mundos virtuais tridimensionais. Neste estudo, apresenta-se a investigação conduzida com uma turma de estudantes do Curso de Mestrado em Pedagogia do Elearning, da Universidade Aberta, Portugal, com o objetivo de perceber se os mecanismos postos à disposição pela plataforma Second Life® seriam, ou não, úteis num curso em regime de elearning e no estreitar das relações interculturais, com consequências no sucesso académico. Foi construída uma atividade com estudantes dispersos geograficamente, de diferentes nacionalidades, mas todos oriundos de países lusófonos. Utilizando o Second Life® como recurso, esta atividade permitiu aos mestrandos debater e partilhar vários aspetos relacionados com o património, a cultura e as expressões idiomáticas de cada um. Em suma, uma comunidade de partilha e aprendizagem, composta por pessoas reais, reunidas num ambiente virtual, onde a interculturalidade surge como algo natural e enriquecedor. Os resultados do estudo permitem concluir que o Second Life pode ser considerado um ambiente virtual de aprendizagem e que, se utlizado em contexto de elearning, poderá aproveitar a diversidade cultural dos estudantes como motivação para a realização das actividades académicas.