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- Experiências de interculturalidade em eLearning : um estudo de caso no second life®Publication . Páscoa, Rui Manuel Ribeiro Carvalho; Mendes, António QuintasA comunicação e a troca de conteúdos e experiências é uma das caraterísticas fundamentais do elearning, que tem adotado, ao longo dos tempos, várias tecnologias que possibilitam a criação de grupos e comunidades de aprendizagem, onde a interação entre os participantes assume uma forte presença. A expansão dos mundos virtuais tridimensionais, de entre os quais se destaca o Second Life®, tem possibilitado experiências formativas variadas, quer através de comunidades informais que, de modo espontâneo ou organizado se reúnem e interagem em tempo real sem grandes preocupações de estilo, quer através de instituições de ensino superior que põem à disposição da comunidade (alunos e professores) campus virtuais onde é possível desenvolver atividades educativas formais. Há, no entanto, ainda muito por descobrir sobre as reais potencialidades deste tipo de ambientes, nomeadamente nas mais-valias resultantes das interacções pessoais (e de grupo) inerentes aos mundos virtuais tridimensionais. Neste estudo, apresenta-se a investigação conduzida com uma turma de estudantes do Curso de Mestrado em Pedagogia do Elearning, da Universidade Aberta, Portugal, com o objetivo de perceber se os mecanismos postos à disposição pela plataforma Second Life® seriam, ou não, úteis num curso em regime de elearning e no estreitar das relações interculturais, com consequências no sucesso académico. Foi construída uma atividade com estudantes dispersos geograficamente, de diferentes nacionalidades, mas todos oriundos de países lusófonos. Utilizando o Second Life® como recurso, esta atividade permitiu aos mestrandos debater e partilhar vários aspetos relacionados com o património, a cultura e as expressões idiomáticas de cada um. Em suma, uma comunidade de partilha e aprendizagem, composta por pessoas reais, reunidas num ambiente virtual, onde a interculturalidade surge como algo natural e enriquecedor. Os resultados do estudo permitem concluir que o Second Life pode ser considerado um ambiente virtual de aprendizagem e que, se utlizado em contexto de elearning, poderá aproveitar a diversidade cultural dos estudantes como motivação para a realização das actividades académicas.