Liderança Educacional
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Browsing Liderança Educacional by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais:Ciências da Educação"
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- Implementação de projetos de autonomia : entre discursos e práticas da liderançaPublication . Gonçalves, Carla Patrícia Martins; Neves, CláudiaO tema da liderança educacional e da autonomia das escolas tem vindo a ser alvo de acesas discussões na esfera educativa nacional e europeia. Progressivamente, o Estado português tem vindo a apresentar um conjunto de medidas de carácter legislativo que visam a atribuição da autonomia aos estabelecimentos de ensino público. No entanto, todo este processo é muito lento, quer pela falta de consciencialização política quer pelo desconhecimento dos problemas locais onde se insere a escola. Neste âmbito, esta investigação foi equacionada para a identificação dos estilos de liderança das diretoras de duas escolas do 1.º ciclo do ensino básico do concelho de Machico, da Região Autónoma da Madeira (RAM), procurando também averiguar se há analogias entre os estilos dessa mesma liderança com a sua própria competência em envolver e aproximar a comunidade escolar na elaboração e implementação de projetos que promovam a autonomia construída e finalmente, verificar se as suas estratégias constituem uma coadjuvante às normas específicas de atuação do poder central e regional. Como eixo estruturante, foram consideradas as políticas educativas no âmbito da liderança e da autonomia da escola que resultaram das várias reformas que têm vindo a ser implementadas em Portugal. Do ponto de vista metodológico, a opção foi pelo estudo de caso múltiplo, de natureza qualitativa, tendo sido adotados a entrevista e o questionário como técnicas de recolha de dados, constatando-se algumas limitações na ação transformadora das líderes e dos seus colaboradores na celebração dos projetos de autonomia que subscreveram.
- Práticas de liderança de coordenadores de departamento curricularPublication . Freitas, Ana Isabel Fernandes Pereira de; Grave-Resendes, LídiaA presente investigação teve como objetivo principal recolher a perceção dos profes-sores sobre as práticas de liderança dos coordenadores de departamento curricular. A criação de departamentos curriculares no ensino secundário é relativamente re-cente no nosso país, assim como a função de coordenador de departamento curricular. Mais do que nunca, estes líderes escolares assumem um papel fulcral a nível organizacional e espera-se que exerçam lideranças pedagógicas que apelem à participação e ao self-engage-ment dos docentes, por vontade própria, para a melhoria da qualidade escolar. Para a concretização do objetivo mencionado, optou-se por um estudo de caso, de natureza mista. Aplicamos a duzentos e trinta e três professores o inquérito por questionário “Inventário das Práticas de Liderança - Observador” de Kouzes & Posner (2003) e entrevis-tamos cinco coordenadores de departamento curricular. Concluímos que a prática de liderança mais exibida pelos coordenadores de departamento tem a ver com a possibilidade de “Permitir que os Outros Ajam”, seguida das práticas “Mostrar o Caminho”, “Encorajar a Vontade”, “Desafiar o Processo” e “Inspirar uma Visão Conjunta”. Porém, apesar de os professores considerarem que os coordenadores de departamento estabelecem boas relações com os grupos com quem trabalham, apoiando-os na tomada de decisões, verificamos que os coordenadores elegeram como prioridade para a sua ação a representação dos seus colegas no conselho pedagógico e a comunicação eficaz entre os diferentes órgãos de gestão da escola. A opção assumida pelos próprios encontra fundamento na interpretação que fazem da legislação que regulamenta a sua ação e no tipo de cultura que carateriza cada um dos departamentos. Assim sendo, a mesma afasta-se do exercício de uma liderança pedagógica, veiculada às aprendizagens dos alunos e da própria escola.