Psicologia | Capítulos/artigos em livros internacionais / Book chapters/papers in international books
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Psicologia | Capítulos/artigos em livros internacionais / Book chapters/papers in international books by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Destinos do adolescer face ao declínio do poder parental, à ordem geracional e à construção de ideiasPublication . Teixeira, Leonia Cavalcante; Ramos, Natália; Souza, Carla Braga de; Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Brasil, Universidade Federal da Paraíba/UFPBO texto objetiva tratar a adolescência e o sujeito adolescente a partir da construção da subjetividade que se dá entre o singular e o social, considerando fundamental contextualizar o sujeito adolescente como singular num espaço coletivo, social e cultural. Discute as vicissitudes do poder parental na contemporaneidade, em relação à adolescência na atualidade, a partir do referencial teórico da psicanálise e das suas articulações com as ciências sociais.
- Menopausa e implicações no relacionamento conjugalPublication . Presado, Helena; Ramos, Natália; Hita -Yáñez, , Eva; Díaz-Román,, Amparo; Ramiro, , Maria TeresaIntrodução: Com o objetivo de compreender a influência do climatério/menopausa no relacionamento conjugal realizou-se um estudo descritivo simples recorrendo à pesquisa empírica e aplicação de escalas de autopreenchimento para avaliar a satisfação em áreas da vida conjugal em 116 casais residentes na região de Lisboa (Portugal), cujas mulheres se encontravam no climatério. Os dados foram analisados utilizando o programa SPPS 19 e análise de conteúdo das questões abertas. Resultados: indicam que todas as dimensões da satisfação em áreas da vida conjugal apresentam valores satisfatórios, os homens apresentam uma perceção mais positiva do casamento e a satisfação conjugal diminui com a idade, variando com o tempo de conjugalidade; dos discursos sobressaem a comunicação, a negociação, a aceitação desta fase com naturalidade e a sexualidade como fatores considerados importantes na dinâmica conjugal e no relacionamento do casal. Conclusão: não podemos afirmar que a transição para a menopausa seja o único motivo a interferir no relacionamento conjugal. É preciso aprender a viver esta fase da vida com qualidade e bem-estar. Os profissionais de saúde precisam de investir mais na promoção da saúde e apoio às mulheres e casais a vivenciarem esta etapa da vida.
- Representação da migração e do trabalho no cinema documentárioPublication . Ramos, Natália; Ramos, Maria Conceição; Serafim, José Francisco; Serafim, José Francisco; Coelho , Sandra Straccialano; Carvalho, Ludmila Moreira MacedoAs questões relacionadas com os processos migratórios não são recentes e a mobilidade populacional através do mundo sempre ocorreu ao longo dos tempos, sendo bastante diversos os motivos que fazem com que indivíduos e famílias decidam viver noutro local que não aquele onde nasceram. A crise social e política atual, bem como as catástrofes ambientais e os conflitos políticos, étnicos e armados que o mundo enfrenta têm intensificado os fluxos migratórios, sobretudo no contexto europeu, particularmente em Portugal, pelo que muito se tem escrito e discutido sobre esta temática, incluindo a produção de filmes sobre migrações internacionais, esta constituindo uma problemática fundamental da globalização da interculturalidade e da contemporaneidade. O texto traz uma reflexão sobre a questão do binómio migração e trabalho e a sua representação através do cinema documentário. Alguns filmes documentários realizados no mundo e em Portugal nestes últimos anos, procuram representar a situação vivenciada por migrantes nas suas variantes e/imigração. A título de exemplo, o filme documentário “Lisboetas” (Sérgio Tréfaut, 2004) visa contribuir para a elaboração de uma discussão sobre a complexa questão do deslocamento de pessoas que, por razões muito variadas, se veem obrigadas a deixar os seus países de origem em busca de melhores condições de vida e de trabalho em países de acolhimento, designadamente em Portugal.