Percorrer por data de Publicação, começado por "2025-06-26"
A mostrar 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de ordenação
- Uma memória fotográfica: a coleção de António Passaporte no serviço de Arquivo Municipal de OeirasPublication . Pinto, Isabel Cristina Simões Henriques; Avelar, Ana PaulaA presente dissertação de Mestrado, parte integrante do curso de Mestrado em Estudos do Património, insere-se na linha de investigação do Património Documental Fotográfico. A partir do estudo específico do acervo fotográfico de António Passaporte (1901-1983) que se encontra no Serviço de Arquivo Municipal de Oeiras, procura-se demonstrar a relevância da fotografia como documento e como construtora de memória(s) e identidade. António Passaporte nasceu em Portugal, tendo passado por África, Espanha e regressado definitivamente a Portugal na década de 30, do século XX, onde dedicou toda a sua vida a fotografar o nosso país e à impressão de postais, sendo as suas fotografias sobre o município de Oeiras, o objeto do nosso estudo. No Serviço de Arquivo Municipal de Oeiras encontra-se quase a totalidade das fotografias tiradas pelo fotógrafo ao município, organizadas e preservadas segundo as normas legais. As fotografias de António Passaporte refletem a sensibilidade, o perfeccionismo, as técnicas pessoais de fotografar, o modo pessoal de ver a linha da Costa ribeirinha, as vivências das freguesias do município, mas também as influências familiares, a época em que viveu, as encomendas e a promoção turística do país. Neste trabalho procuraremos legitimar o porquê das fotografias de António Passaporte se encontrarem no Serviço de Arquivo Municipal de Oeiras e ao mesmo tempo percebermos o que interessava a António Passaporte fotografar, o porquê e o como, o que deixou registado e o seu contributo na preservação da memória de lugares do nosso país. Releva-se neste estudo a importância dos Arquivos Municipais para a preservação deste tipo de documentos, para a sua divulgação e concomitantemente para a preservação da memória e identidade de um município. Antes de chegarem a este Arquivo e mesmo antes da existência do Núcleo Fotográfico no município de Oeiras, a Câmara tinha já compilado e analisado as fotografias existentes sobre o município e que estavam na sua posse por doações feitas por familiares, iniciando um processo de seleção e de avaliação, escolhendo aquelas que deveriam ser preservadas permanentemente porque eram / são socialmente relevantes para o município. Reforça-se aqui o trabalho minucioso e preocupado por parte do Serviço de Arquivo na salvaguarda, valorização e divulgação deste material que é parte da memória social, representativa da construção da identidade coletiva.
- Desafios da implementação de um sistema de gestão da qualidade nas indústrias culturais e criativasPublication . Bernardo, Maria do Rosário ; Lima, Miguel Carlos; Tavares, Mirian; Teixeira, Luis Miguel Lopes; Lacerda, Angela Nobre
- Neofascism capitalist structural crisis, and political propaganda: a reflection from political philosophy and the critique of political economyPublication . Hortmann, Carlos; Maciel, FabríciaThis theoretical essay aims to: present a critical reflection on the characterization of populism in the reactionary right- wing movements and parties that have (re)emerged with greater intensity in the last two decades. We postulate that the most rigorous categorization is neo- fascism, since we have identified a process of fascistization due to the structural crisis of capitalism; from a historical point of view, the main contours of the political propaganda of Nazi- fascism; to approach the phase of neoliberal capitalism and its main transformations in terms of technological revolutions (4.0), subjectivity and rationality; articulate the issue of instrumental disinformation in neo- fascist political propaganda, the technological and lucrative role of Big Tech in this process and the role of algorithms in profiling and microtargeting, based on “digital colonialism” and “platform capitalism”.
- E-atividades e formação de professores: elaborando propostas no e para o digitalPublication . Campos, Fernanda; Goulão, Fátima; Barros, Daniela Melaré VieiraEste artigo apresenta os resultados da microcredencial “E-atividades no desenho de cursos”, promovida pela Universidade Aberta. O curso foi direcionado a professores do ensino superior e formadores interessados em criar unidades curriculares online. Entre 2022 e 2024, foram formadas 20 turmas com cerca de 25 participantes cada. A análise foi realizada por meio do instrumento de recolha da satisfação que nos permitiu verificar a perspectiva dos formandos sobre a formação.
