Browsing by Issue Date, starting with "2023-05-30"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A estética do fragmento: a dinâmica da micronarrativa pós-moderna em contexto digitalPublication . Marques, Lília da Graça Maurício; Seara, IsabelA presente dissertação, fruto de um interesse nascido durante o estudo na Unidade Curricular “Tipologias Textuais e Práticas de Escrita”, tem como objetivo explorar a dinâmica das micronarrativas pós-modernas em contexto digital. Cientes de que o mundo virtual é uma parte integrante da vida do ser pós-moderno, pretendemos explorar as características mais marcantes destes fragmentos neste contexto específico. Para tal, recorreremos às teorias de Dominique Maingueneau (2014) e Patrick Charaudeau (2008), ambos professores, investigadores e estudiosos da Análise do Discurso Francesa. Servir-nos-emos também de estudos efetuados por alguns investigadores acerca das micronarrativas, nomeadamente, David Lagmanovich (2006), Lauro Zavala (2004, 2006, 2011, 2014), Violeta Rojo (1996, 2009, 2015), David Núñez Núñez (2020), entre outros. Pretendemos, ao longo da nossa pesquisa, explorar as peculiaridades das narrativas fragmentárias, constatando a problemática que as envolve desde a sua definição à sua catalogação, passando pelo comparativismo com outros géneros textuais, discursivos e literários.
- A importância do e-commerce para as exportações de vinho Chablis para os Estados Unidos da América (EUA) no período de uma dupla crise motivada pela Covid-19 e taxas alfandegáriasPublication . Alves, Dúlio Xavier Roque; Abrantes, JorgeA presente dissertação, intitulada “A importância do e-commerce para as exportações de vinho Chablis para os Estados Unidos da América (EUA) no período de uma dupla crise motivada pela COVID-19 e taxas alfandegárias”, tem por objetivo, compreender como a aplicação de um novo imposto introduzido pelos Estados Unidos da América (EUA), em conjunto com a pandemia COVID-19, contribuíram para impulsionar um crescente reforço do e-commerce nos viticultores franceses de vinho DOC Chablis. A pesquisa foi realizada perante 64 produtores viticultores de Denominação de Origem Controlada (DOC) Chablis, em França, membros independentes do Bureau Interprofessionnel des Vins de Bourgogne (BIVB). Os resultados demonstram um efeito positivo sobre o nível de exportações na comercialização de vinho de Chablis, com destino aos EUA, que contrariamente a outros vinhos de outras regiões de França, demonstrou um desenvolvimento contínuo e uma crescente expansão de mercado nas suas exportações. As medidas adotadas proporcionaram uma aceleração na digitalização dos vinhos de Chablis, revelando a importância do e-commerce para a antecipação a eventos inesperados. O pioneirismo da investigação apresenta a analogia do vinho de Chablis nas suas exportações e o seu potencial transacionado pela digitalização do setor vitivinícola.
- Imagens de migrações em obras da literatura portuguesa e francesa do século XXIPublication . Pita, Maria Leonor Nunes Raposo do Cabo; Gonçalves, Luís Carlos PimentaO presente trabalho propõe um estudo de imagens literárias de migrações em obras da literatura portuguesa e francesa do século XXI. Foram eleitas para análise das representações do fenómeno da imigração em Portugal as obras O meu nome é Legião, de António Lobo Antunes, o apocalipse dos trabalhadores, de valter hugo mãe e Myra, de Maria Velho da Costa. Para o tratamento literário da emigração portuguesa das décadas de 60 e 70, com destaque para a segunda geração, recorremos ao romance Livro de José Luís Peixoto e a duas obras do universo literário francófono, Poulailler de Carlos Batista e Dès que tu meurs, appelle-moi de Brigitte Paulino-Neto. Numa primeira parte, de índole principalmente teórica, é feita uma abordagem à imagologia literária, à tematologia e aos conceitos de alteridade e do discurso social. É ainda apresentada uma reflexão sobre a relação existente entre “história e ficção” e sobre a importância da literatura na construção da memória. Esta parte dedica-se também ao tratamento dado à imigração portuguesa na literatura francesa e ao lugar reservado ao fenómeno migratório na literatura portuguesa contemporânea. A segunda parte detém-se nas representações literárias do espaço, recorrendo aos preceitos comparatistas e apresentando uma análise transversal dos motivos: “o país de origem”e “o Eldorado”, identificando ainda “Lugares de memória das migrações”. A terceira parte, centrada no indivíduo, detém-se nas representações literárias da alteridade e da construção identitária, focando, num primeiro momento, o tratamento da “imagem do Outro” e de seguida, as representações dos processos de “(Des)integração e (Re)construção da identidade”.