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- Politiques publiques linguistiques en France et au PortugalPublication . Silva, Mário Filipe daEn raison de ses implications vis-à-vis le plein accès à l’éducation à la santé, aux divers savoirs scientifiques e techniques, au travail, à l’intégration social, économique et à l’exercice de la pleine citoyenneté, une politique publique linguistique remplit toutes les conditions d’appartenance, par les raisons que l’on vient d’énoncées, aux politiques structurants de l’action de l’État et du Gouvernement.
- Políticas públicas de língua em França e em PortugalPublication . Silva, Mário Filipe daPelas suas implicações no acesso pleno à educação, à saúde, ao conhecimento científico e técnico, ao trabalho, à integração social, económica e ao exercício de uma cidadania plena, uma política pública de língua preenche todos os requisitos para pertencer, pelos motivos agora enunciados, às políticas estruturantes da ação do Estado e dos Governos.
- O impacto da avaliação externa nas escolas: estudo de caso do Agrupamento de Escolas D. Sancho II – AlijóPublication . Peixoto, Carlos Manuel Tavares; Henriques, SusanaA educação é um fator social decisivo para o desenvolvimento civilizacional das comunidades, e consequentemente para a melhoria da sua qualidade de vida. Assim, é natural que as sociedades verifiquem a qualidade educativa que é disponibilizada aos seus cidadãos. Em Portugal, a Lei de Bases do Sistema Educativo (Lei 46/1986 de 14 de outubro) é a primeira legislação que aborda a importância da avaliação do sistema educativo, seguindo-se outras legislações, programas e projetos que a procuraram implementar nas escolas portuguesas. A Lei nº 31/2002, de 20 de dezembro, vem impor a obrigatoriedade das instituições do ensino não superior “prestarem contas” à comunidade onde se encontram (accountability), através da realização contínua e sistemática da autoavaliação, e concomitantemente da avaliação externa. Em 2006 inicia-se o programa Avaliação Externa das Escolas, da responsabilidade da IGEC, com a finalidade de promover a melhoria da qualidade da educação nas escolas portuguesas. Este trabalho de investigação pretendeu verificar se o programa da Avaliação Externa das Escolas contribui para esse desígnio, a partir de um estudo de caso realizado num agrupamento de escolas alvo desse programa em março de 2014. A metodologia qualitativa utilizada assentou na análise do relatório da avaliação externa, do plano de melhoria definido pelo agrupamento, da aplicação de um questionário a diversos docentes, e da análise dos resultados da avaliação interna e externa do agrupamento na última década. Os resultados obtidos na investigação permitiram concluir que a Avaliação Externa das Escolas tem um contributo decisivo nas mudanças pedagógicas implementadas nas escolas, e dessa forma incrementar a qualidade educativa global das mesmas.
- Context-aware task scheduling slgorithm for the Fog paradigm: a model proposalPublication . Barros, Celestino Lopes de; Rocio, Vitor; Sousa, André; Paredes, Hugo; Teixeira, OlavoTask scheduling in fog paradigm is very complex and, in the literature, according to the author’s knowledge there are still few studies. In the cloud architecture, it is widely studied, and, in much research, it is approached from the perspective of service providers. Trying to bring innovative contributions in these areas, in this paper, we propose a solution to the context-aware task-scheduling problem for fog paradigm. In our proposal, different context parameters are normalized through Min-Max normalization, requisition priorities are defined through the application of the Multiple Linear Regression (MLR) technique and scheduling is performed using Multi-Objective Non-Linear Programming Optimization (MONLIP) technique. The results obtained from simulations in the iFogSim toolkit, show that our proposal performs better compared to the non-context-aware proposals.