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- Prevenção à Sífilis a partir de sujeitos e saberes locais: proposta de um modelo de educomunicação em cocriação com indígenas PotiguaraPublication . Moura, Deyse Alini de; Bidarra, José; Lacerda, Juciano de SousaCom o status de epidemia adquirido pela sífilis no Brasil em 2016, o Ministério da Saúde (2017) implementou o Projeto de Resposta Rápida à Sífilis nas Redes de Atenção, que visa à redução da sífilis adquirida e em gestantes e à eliminação da sífilis congênita no país. O Projeto “Sífilis Não!” promove ações conjuntas, integradas e colaborativas, envolvendo setores diversos interessados em fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS). Um dos eixos do projeto determina a realização de pesquisas na área da Educomunicação que resultem em produtos que permitam, dentre outras ações, o uso da mediação tecnológica com foco na educação e na comunicação para disseminação de informações voltadas para profissionais, gestores, usuários e população geral. Esta tese propõe a criação de um modelo de Recurso Educacional Aberto (REA) construído em conjunto com indígenas da etnia Potiguara, do município de Baía da Traição (PB), que, ao ser disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS, permita a comunidades indígenas de todo o país instruírem-se para o uso de podcasts na produção e no compartilhamento de conhecimentos em saúde, a partir de sujeitos e saberes locais (Geertz, 2014; Morin & Terena, 2010). A metodologia da pesquisa-ação (Thiollent, 2011) foi aplicada para investigar os hábitos, a cultura, e as necessidades específicas de comunicação da comunidade Potiguara. Pesquisa bibliográfica (Stumpf, 2006), realização de seminário (Oliveira-Formosinho, 2014; Travancas, 2006) e de entrevistas semiestruturadas (Duarte, 2006) compuseram o rol de técnicas que permitiram o aprofundamento da investigação com vistas à sua fundamentação teórica e ao levantamento de dados oficiais sobre a sífilis e a população indígena brasileira. O estudo apontou que os REA desenvolvidos a partir do saber local não apenas contribuem para que os mais excluídos tenham acesso a ambientes educacionais formais e não-formais (UNESCO, 2015), mas são cada vez mais importantes em processos de aprendizagem ao longo da vida (Lifelong Learning). Em uma realidade dominada pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC), o uso da internet e o planejamento instrucional que leva em consideração o perfil, as necessidades e o contexto do aluno (Filatro, 2019) são as principais características da nova era da educação.
- A utilização das TIC no ensino secundário em Cabo Verde: um estudo de caso: perceções sobre as TIC nas práticas docentes em escola secundária na Ilha de São NicolauPublication . Rodrigues, João Domingos Lopes; Paz, JoãoÉ cada vez mais evidente que as tecnologias de Informação e Comunicação assumem na sociedade atual um papel determinante. Graças aos novos ambientes digitais, a forma como comunicamos e nos relacionamos com os outros, o acesso e a partilha de informação, a aprendizagem e o exercício da cidadania, têm sofrido alterações significativas e neste particular, oferecido vantagens consideráveis para a educação particularmente importantes em países insulares como Cabo Verde. O País, gradualmente, vem integrando os recursos digitais e consequentemente assumido as TIC. No entanto, não obstante os grandes esforços por parte das instituições e apesar dos resultados já alcançados na utilização desses recursos, reconhece-se que há ainda muito por fazer no sentido de alinhar o país com as potencialidades e especificidades da Sociedade de Informação. Embora a Utilização das TIC no processo de ensino e de aprendizagem não ser ainda muito comum em todas as escolas em Cabo Verde, tem sido desenvolvidas, nos últimos anos, diversas iniciativas para a implementação das TIC nas escolas com a introdução de novas práticas e novas abordagens num contexto educativo frequentado pelos nativos digitais. Apesar de se verificar uma melhoria continuada dos principais indicadores há ainda um longo caminho por percorrer. O presente trabalho de investigação sobre “Perceções sobre as TIC nas práticas docentes em escola secundária da ilha de São Nicolau”, tem como propósito contribuir para o esclarecimento de alguns quesitos, análises e expetativas de professores com alguma formação na área das TIC para uso na sala de aula, assim como de um levantamento sobre infraestruturas, equipamentos e o seu uso nas escolas secundárias do país, com enfoque para uma escola secundária da ilha de São Nicolau. Pretende-se trabalhar com estudantes, professores e TIC na sala de aula presencial.