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- Is the Sea the Enemy?: occupation and anthropogenic impacts at Costa da Caparica (Portugal)Publication . Pereira, Olegário Nelson Azevedo; Bastos, Rosário; Ferreira, José Carlos; Dias, João AlveirinhoThis article explores the development of human occupation and the anthropogenic impacts at Costa da Caparica, a Portuguese coastal town that faces several challenges concerning coastal erosion processes. A historical long-term analysis was made, mainly through medieval and modern writing sources, crossing such textual data with geology, geography, and other related scientific disciplines studies regarding the coastal erosion problems of the study area. Therefore, from the Middle Ages to the present, human actions concerning this area were examined. The sea was first seen as an income, due to tourism, and later seen as a danger. It is argued that human behaviors were the main cause of historical problems and also the present vulnerabilities and risks associated with this coastal stretch of the Portuguese littoral. We must search the past for answers to understand present problems and think about the future. This is the main purpose of this paper: to contribute to a better knowledge concerning coastal sustainability based on the results of past human actions, as a way to avoid such mistakes in the future.
- Implementação do aplicativo percepções sonoras: desafios e possibilidades dos softwares musicais no ensino fundamentalPublication . Ferreira, Maria Luiza Alves Rocha Cirne; Tavares, Mirian Nogueira; Gomes, José AlbertoA inovação tecnológica presente na sociedade atual possibilita a ampliação de modernos recursos para aprendizagem escolar. Nos últimos anos, a utilização de aplicativos adquiriu grande importância no contexto educacional, importância essa que foi ampliada devido ao isolamento social em tempo de pandemia do Covid-19, sendo destacado no ensino remoto. A interação com esses aplicativos propôs desafios e visibilidades para os processos de ensino e aprendizagem em música. O presente estudo relata uma investigação realizada no contexto da educação, e objetivou contribuir, como mais um recurso tecnológico, para o conhecimento dos elementos musicais na disciplina Educação Musical no ensino fundamental 1 da educação básica em uma unidade pública de ensino no Brasil através da aplicabilidade e avaliação do aplicativo Percepções Sonoras. A motivação para essa pesquisa ocorreu, principalmente, devido ao desenvolvimento do aplicativo Percepções Sonoras simultaneamente com a utilização dos celulares que, atualmente, vêm sendo mais acessíveis e imperiosos no que tange às suas possíveis capacidades pedagógicas intensificadas na pandemia. Este trabalho constitui um estudo descritivo, com uma metodologia qualiquantitativa. Diante dos resultados desse estudo foi possível comprovar que os estudantes utilizam e valorizam aplicativos e que Percepções Sonoras efetiva condições para sua utilização, resultando positivamente na aprendizagem musical. Percebe-se que a inserção do novo recurso digital é um acréscimo acessível que trará contribuições para a área.