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- Jogos digitais e o seu impacto na aquisição de conhecimentos na área de Segurança da Informação e InformáticaPublication . Queiroz, Elane Almeida Meireles Véras de; Moreira, J. AntónioEnsinar Segurança da Informação é um desafio, pois tal disciplina possui conceitos que englobam diversas outras disciplinas de tecnologia informática, como por exemplo programação, redes, e sistemas operacionais. Além do professor necessitar conhecer um pouco de cada uma, é preciso aplicar muito exercício prático para consolidação dos conhecimentos. O aluno que desejar enveredar por essa área, precisa também realizar exames (certificações) de maneira a conquistar um espaço mais proeminente no mercado de trabalho. Como forma de adquirir esses conhecimentos de forma lúdica, e que inclua atividades teóricas e práticas, os jogos digitais didáticos surgem como uma alternativa viável que podem contribuir para que o aluno aprimore seu desempenho no aprendizado desse conteúdo. Estudos têm sido realizados em relação à aplicação dos jogos digitais educativos, e foi comprovado que o seu uso como um complemento à aprendizagem mais clássica poderá ser mais eficiente do que apenas utilizar metodologias mais clássicas. Quando objetivam motivar o processo de aprendizagem, eles são denominados jogos sérios (Serious Games). Dessa forma, nessa pesquisa foi desenvolvido um jogo sério (educativo) projetado com o software Construct 2 para alunos do Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB), Campus Santa Rita, Brasil, e que envolve toda a temática de Segurança da Informação, ou Cybersecurity. O principal objetivo deste estudo é desenvolver um jogo digital e investigar como é que este pode contribuir para a aquisição de conhecimentos na área da Cybersecurity. Este é um jogo de tabuleiro com perguntas e respostas, incluindo exercícios práticos que podem ser realizados pelo próprio aluno (jogador) com o objetivo de responder às questões propostas. No final do jogo é dada a pontuação de cada aluno em uma tabela, o que pode permitir uma competição saudável entre eles, além de estimular no aluno a vontade de jogar várias vezes para alcançar uma pontuação maior, e consequentemente maior aprendizado. O jogo em questão é uma plataforma online, podendo ser acedida simultaneamente por diversos utilizadores, e se espera que essa proposta possa ser utilizada como uma ferramenta coadjuvante no processo de ensino e aprendizagem da Segurança da Informação, área muito vasta e muito discutida ultimamente devido aos casos frequentes de violação da privacidade, roubo de senhas e outros problemas. Para o desenvolvimento do estudo recorremos à metodologia de Design Based Research (DBR), tendo participado na pesquisa 27 alunos do ensino médio-técnico, tendo os resultados revelado que o jogo permitiu a aquisição de novos conhecimentos, além de inspirar nos alunos maior interesse pela temática.
- Populações que vivem junto a lixeiras de resíduos urbanos na cidade de Nampula: implicações e percepções na saúde e no ambientePublication . Tocoloa, Alexandre; Martinho, Ana Paula; Fernandes, Ana PaulaOs sistemas de gestão de resíduos sólidos urbanos (RSU) nos países em desenvolvimento são caracterizados por prestação de serviços inadequados, baixa recuperação de resíduos, ineficiências operacionais e eliminação inadequada dos resíduos. A presença de resíduos sólidos urbanos, representam uma ameaça à saúde pública e ao ambiente se não forem geridos de forma adequada. Em Nampula, província de Moçambique, existem diversas lixeiras a céu aberto e há populações que residem junto dessas lixeiras. O presente estudo tem como objetivo analisar as implicações e percepções sobre os efeitos na saúde e no ambiente dessas populações que vivem junto a lixeiras de RSU na cidade de Nampula. Utilizou-se pesquisa mista, com instrumentos de recolha de dados: questionário epidemiológico e guiões de entrevistas. Foram aplicados 300 questionários, por administração indirecta, a indivíduos residentes em quatro áreas geográficas diferentes e que representam dois grupos: um grupo exposto aos efeitos das lixeiras (grupo dos casos) e que estão sob a administração dos postos administrativos de Carrupeia, MuhalaExpansão e Namicopo; e um grupo não-exposto aos efeitos das lixeiras (grupo dos controlos), que está sob a administração do posto administrativo de Marrere. Foram realizadas doze entrevistas a técnicos: seis a técnicos de saúde e seis a técnicos de ambiente, tendo como base duas entrevistas semi-estruturadas. Para a aplicação do questionário contou-se com o apoio dos secretários dos bairros, os chefes do Município das áreas de meio ambiente e da empresa EMUSANA que ajudaram na selecção da amostra e garantiram a adesão dos participantes. Para a análise descritiva e testes estatísticos de associação e homogeneidade dos resultados utilizou-se o software IBM SPSS Statistics, versão 25.0. Os principais resultados obtidos foram as populações estudadas consideraram que o seu estado de saúde era bom ou razoável. Nas diferentes doenças ocorridas registou-se diferenças significativas para a doença Matequenha, com maior ocorrência nos casos. No entanto as outras doenças também identificadas implicavam a implementação de medidas para se proteger as populações casos e controlo (malária, bilharziose, filária, cólera e febre amarela). As populações casos produziam alimentos nas lixeiras, que consumiam e vendiam, podendo ocorrer a contaminação através da cadeia alimentar. Outro factor de preocupação e exposição tem a ver com a água consumida. Verificou-se que as populações que viviam junto das lixeiras, não tinham conhecimentos sobre os impactos que estas lixeiras podiam fazer na sua saúde e no ambiente. Embora neste estudo não tenha sido possível determinar os contaminantes a que as populações possam estar expostas, o facto da recolha dos resíduos ser indiferenciada e os diferentes tipos de resíduos serem todos depositados nestes locais, é de prever que para além de contaminação por diferentes vectores (mosquitos, ratos e animais domésticos) que podem provocar diferentes doenças tropicais nestas populações, também não são de excluir outros contaminantes tais como metais pesados e compostos orgânicos persistentes. Estas populações são pobres e vulneráveis e é necessário a implementação de um conjunto de medidas para proteger estas populações, tais como: educação das populações de forma eficaz e contínua sobre os riscos; envolvimento destas populações nos processos de decisão e de participação sobre a gestão dos resíduos sólidos urbanos; reassentamento das populações mais expostas; melhorar as condições de vida e de habitabilidade destas populações; regulamentar os indivíduos que trabalham de forma informal com os Resíduos Sólidos Urbanos.