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- Análise multinível: aplicação em avaliação de desempenho escolarPublication . Pires, Emerson Andrade; Ramos, Maria do RosárioA natureza, a quantidade de variáveis envolvidas no processo de ensino aprendizagem, a forma como estas variáveis estão agrupadas: variáveis do aluno, da sala, do professor, da escola, da família, etc. nos impõe que qualquer estudo aplicado nesta área não deve descurar esta hierarquia organizacional, pois se tal acontecer, as conclusões advenientes correm o risco de serem desprovidas de rigor científico. Nesta vertente, aparecem os modelos de regressão multiníveis que estatisticamente trazem esta mais valia que é a possibilidade de analisar dados que possuem uma organização hierárquica, o que na educação se verifica de uma forma bem óbvia, visto termos alunos (com caraterísticas próprias) agrupados em turmas (um outro nível hierárquico) que por sua vez estão agrupadas em escolas, que também podem pertencer a agrupamentos escolares. Apesar desta evidente organização hierárquica, há uma regra estatística que nos irá permitir avançar ou não com o ajustamento dos dados a um modelo de regressão multinível: o Coeficiente de Correlação Intraclasse. Caso não seja possível o ajuste dos dados pelo modelo multinível devemos pesquisar outros procedimentos estatísticos que melhor se adequem aos dados. Neste trabalho, procuramos modelar os dados de avaliação de desempenho dos alunos das escolas secundárias da cidade do Porto Novo – Santo Antão – Cabo Verde dos anos letivos 2016 a 2019, tendo como variáveis dependentes as classificações finais nas disciplinas de Matemática e Português. Os dados não suportaram estatisticamente um modelo multinível, pelo que decidimos recorrer a regressão múltipla, considerando a Nota Final à Matemática e à Português como variáveis respostas. O estudo foi conduzido com o apoio do software IBM SPSS (Satistical Package for Social Science) Versão 25.
- Que política e planeamento linguístico existe para a integração dos cidadãos oriundos da Venezuela na Madeira?Publication . António, Ana Rita Inácio; Silva, Mário Filipe daO tema que eu gostaria de aprofundar na presente dissertação de mestrado é sobre as políticas e planeamento linguístico que têm sido concebidos pelo Governo Regional da Madeira, para a integração dos imigrantes que procuram a Região Autónoma da Madeira para se estabelecer. Os cidadãos oriundos da Venezuela constituem o mais recente fluxo migratório na região, que aconteceu de forma massiva e repentina, a partir de 2015, numa altura em que se agravou a situação política, económica e social naquele país. Esses migrantes são, na sua maioria, lusodescendentes, ou seja, descendentes de madeirenses que emigraram para a Venezuela, durante o século XX. Esses descendentes constituem as segunda, terceira e quarta gerações desses emigrantes, que vêm agora acompanhados pelos seus familiares. Atendendo a este cenário de mudanças sociais ocorridas na região e, visto que estes cidadãos, não dominam o português, há que lhes facultar os mecanismos para a aprendizagem da língua, uma vez que o conhecimento linguístico é fundamental para a sua integração na sociedade. Todavia, para se proceder a uma planificação linguística adequada e realista, é necessário compreender, em primeiro lugar, as intenções destes cidadãos relativamente à permanência na Região e, simultaneamente, as suas motivações relativamente ao uso do português. Em termos de metodológicos, recolheram-se dados referentes aos imigrantes venezuelanos obtidos do Observatório da Educação da RAM, da Direção Regional de Estatística da Madeira, do INE I.P., do SEF. Contactaram-se diretamente escolas de línguas, casas do povo e instituições de ensino superior e setores da sociedade civil e religiosa, que promoveram cursos de português para estrangeiros. Fizeram-se entrevistas feitas a representantes de entidades responsáveis pelo acolhimento e integração dos cidadãos oriundos da Venezuela na Região.