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- Compositional and microstructural outlook of grave goods from Anta do Malhão and Soalheironas (Portugal): the diachronic use of arsenical copper in southwestern Iberian PeninsulaPublication . Valério, Pedro; Silva, Rui J. C.; Soares, António; Araújo, Maria Fátima; Cardoso, João LuísAlthough in recent years the prehistoric metallurgy of southwestern Iberian Peninsula has become increasingly well understood, the southernmost region still requires additional research. This work presents the technological study of artefacts from burial contexts located in this area, namely the necropolises of Anta do Malhão and Soalheironas (Algarve region). Typologies of metalwork and pottery ascribe the single inhumation at Anta do Malhão to a late phase of the “Ferradeira Horizon” (last quarter of the 3rd millennium BC), while assigning the necropolis of cists at Soalheironas to an earlier phase of the Middle Bronze Age (1st half of the 2nd millennium BC). The elemental and microstructural composition of artefacts was established by micro-energy dispersive Xray fluorescence spectrometry, optical microscopy and scanning electron microscopy with X-ray microanalysis. Results show artefacts made of arsenical copper alloys (2.01–3.40% As) with very low iron content (< 0.05% Fe). The microstructures display deformed equiaxed grains with annealing twins and slip bands, evidencing cycles of hammering and annealing, followed by a finishing hammering operation. The integration of results in the prehistoric metallurgy of southwestern Iberian Peninsula suggests a shared technological tradition, while a more comprehensive discussion discloses important developments involving the increased production of strainhardened tools and weapons, together with a rising substitution of the copper metal by arsenical copper alloys from the 3rd to the 2nd millennium BC.
- A bi‐objective procedure to deliver actionable knowledge in sport servicesPublication . Pinheiro, Paulo; Cavique, LuísThe increase in retention of customer in gyms and health clubs is nowadays a challenge that requires concrete and personalized actions. Traditional data mining studies focused essentially on predictive analytics, neglecting the business domain. This work presents an actionable knowledge discovery system which uses the following pipeline (data collection, predictive model, retention interventions). In the first step, it extracts and transforms existing real data from databases of the sports facilities. In a second step, predictive models are applied to identify user profiles more susceptible to dropout, where actionable withdrawal rules are based on actionable attributes. Finally, in the third step, based on the previous actionable knowledge some of the values of the actionable attributes should be changed in order to increase retention. Simulation of scenarios is carried out, with test and control groups, where business utility and associate cost are measured. This document presents a bi-objective study in order to choose the more efficient scenarios.
- Educação social e aprendizagem e serviço (ApS): uma forma de educação experiencialPublication . Abelha, Marta; Fernandes, Sandra; Miguel, Isabel; Sousa, EdgarA Aprendizagem e Serviço (ApS) constitui uma forma de educação experiencial que combina objetivos de aprendizagem com o serviço na/com a comunidade. Este artigo apresenta uma experiência de ApS que decorreu numa IES privada, em Portugal. Os participantes no estudo são estudantes do 2ºano da Licenciatura em Educação Social. O projeto integrou três unidades curriculares: i) Planeamento, Gestão e Avaliação de Projetos Sociais; ii) Mediação Educacional; iii) Psicologia Social. A experiência ApS também envolveu um parceiro da comunidade local, onde os estudantes implementaram as suas atividades. Os resultados da avaliação da experiência, partindo do feedback recolhido junto dos estudantes, professores e membros da comunidade, revelam um balanço positivo das potencialidades desta nova abordagem educacional, destacando-se a participação e o envolvimento ativo dos estudantes, a articulação entre a teoria e a prática e o desenvolvimento de competências como o trabalho em equipa, a reflexão crítica e o compromisso social e ético.
- "Estudo exploratório da capacidade de memória de curto prazo e de longo prazo: a produção oral de bilingues simultâneos (português e inglês) com base no Modelo Neurolinguístico Integrado de Michel Paradis”Publication . Pereira, Dione dos Santos; Falé, IsabelNos estudos contemporâneos multidisciplinares da linguagem, da psicolinguística e da neurolinguística, destacam-se as contribuições do Modelo Neurolinguístico Integrado, de Michel Paradis (1987, 1997, 2004, 2007). Ele identifica a importância dos subsistemas de memória (a declarativa ou explícita e a procedimental ou implícita), no processo da aquisição, da representação e do uso da língua. O autor propôs 4 hipóteses: (1) três armazenamentos (Three Store Hypothesis), (2) o acesso direto (Direct Access Hypothesis), (3) o nível de ativação (Threshold Hypothesis) e (4) os subsistemas (Subsystems Hypothesis). Essas hipóteses possibilitam um maior entendimento sobre os processos de memorização dos bilingues. Este estudo exploratório fará uma revisão da literatura sobre pesquisas atuais que estudam a linguagem, através das tecnologias da neuroimagem. Posteriormente, com base no Corpus da produção de fala de crianças bilingues precoces português-inglês, o foco incidirá sobre as estratégias de mnemónicas, utilizadas para aumentar a recuperação das palavras, que podem ampliar a capacidade de memorização (memória de curto prazo e memória de longo prazo) de crianças bilingues, através de tarefas de nomeação rápida em série (doravante denominada NRS), como jogos de memória, em inglês e português, destinadas a medir o acesso ao léxico mental por meio da rapidez e da precisão dos participantes. Estes tópicos são relevantes para o estudo do bilinguismo e multilinguismo também, uma vez que a memorização interfere diretamente nas capacidades cognitivas, as quais são importantes para o desempenho das crianças, especialmente na aprendizagem da leitura e da escrita, visto que, de acordo com Sternberg (2000) os atuais estudos apontam, as habilidades de consciência fonológica, memória de curto prazo e nomeação rápida, como preditoras da aprendizagem da leitura e da escrita, tanto para crianças que estão aprendendo um sistema alfabético ou vários sistemas alfabéticos, com afirma Cardoso-Martins, C & Silva, J.R. (2008). Ressalta-se ainda, a importância de compreender o bilingue associado à compreensão do ser social (Vygotsky, 1989). Os avanços da neurociência comprovaram que os mecanismos do sistema de memorização estão relacionados com as seguintes áreas do cérebro: o lobo temporal, o neocórtex temporal, o hipocampo, as amígdalas, o tálamo, o hipotálamo e o córtex pré-frontal.
- Wikipédia como um REA no ensino superior: um caminho da utopia à realidadePublication . Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroO estudo sustenta a primeira implementação em Portugal do Programa Wikipédia na Universidade, correspondendo nomeadamente à fase de diagnóstico, e pretende compreender como professores e estudantes do Ensino Superior Português percebem e usam a Wikipédia em contextos educacionais. Metodologicamente optou-se por uma abordagem mista e foram desenvolvidos dois questionários, disponibilizados online. Foi possível concluir que professores e estudantes acedem e têm uma conceção positiva relativamente à Wikipédia. No entanto, ainda é raro seu uso em práticas educacionais. Os alunos o adotam para trabalhos académicos e não académicos, e os professores o utilizam para pesquisa de informação não académica. Quanto à sua credibilidade, para os estudantes é fácil presumir a correção dos artigos na Wikipédia; por parte dos professores, há alguma reserva. Em suma, embora as conceções e práticas de professores e estudantes sejam favoráveis à Wikipédia, será necessária mais formação para que possa ser integrada de modo consistente no ensino superior.
- Stakeholders categorization of the sustainable public procurement system: the case of BrazilPublication . Oliveira, Marcus Vinicius de Souza Silva; Simão, João; Caeiro, SandraPurpose – Encouraged by the State, the Brazilian public organizations practice sustainable procurement as one of the strategies to promote sustainable development. Performing them requires understanding to manage stakeholders. The purpose of this study is to identify and categorize the stakeholders of Brazilian public organizations’ sustainable procurement system. Design/methodology/approach – Preliminarily, the stakeholders were identified in the literature and by interviews with experts. Later, in a multi-case study, it was categorized by the model of stakeholder salience. Findings – In general, governmental and intra-organizational stakeholders were classified as more salient. However, some stakeholders considered important by literature and experts have been categorized as less salient by organizations. Originality/value – The proposed categorization is useful for the system comprehension and will serve as a basis for the development of future works, notably those who propose to understand or evaluate the sustainable public procurement (SPP). Additionally, this work aims to enlarge the knowledge and the better practices of SPP in a large emerging South American country, giving its contribution to the transition to more sustainable societies
- Competência metafórica em português língua não-materna: reestruturação e adequação conceptuais do falante não-nativoPublication . Batoréo, HannaNo âmbito do enquadramento teórico da Linguística Cognitiva, pretende discutir-se a noção de competência metafórica (Aleshtar & Dowlatabadi 2014: 1895; cf. Batoréo 2015, 2018, 2019), no contexto específico da aquisição e aprendizagem do Português como Língua Não-Materna (PLNM). Na sequência dos estudos desenvolvidos por Gibbs (1994), defende-se que quem aprende uma língua nova deve fazê-lo de um modo conceptualmente adequado, adquirindo consciência metafórica, se o objectivo é comunicar com os outros, usando linguagem figurada, tal como acontece no dia-a-dia dos falantes nativos. Aprender como este processo se desenvolve num idioma diferente da nossa língua materna obriga o falante não-nativo a reestruturar-se conceptualmente (Yu 2007) e garante um processo cognitivamente mais motivado (cf. Boers 2001, Boers et al. 2004, 2007), tendo como objectivo comunicar de um modo figurado na língua não-nativa. No âmbito da Psicolinguística em que se inclui, para além da Compreensão e Produção da Linguagem, a área da Aquisição da mesma, defende-se que a investigação na área não se pode limitar apenas ao estudo restrito dos aspectos estruturais da língua nova, mas deve, antes, abranger a interacção entre as componentes do trinómio Cognição – Linguagem – Cultura. Esta interacção implica incorporação (embodiment), ou seja a conceptualização do mundo que é feita através do nosso corpo, assim como das experiências corporais e actividades efectuadas pelo Homem, mediadas pela cultura em que esta experiência se enquadra, dando, deste modo, origem à incorporação física e cultural. Como as culturas diferem entre si, as emoções e/ ou os valores podem ser conceptualizados em função da localização em partes de corpo distintas (cf. Yu 2003, 2007, 2009; Batoréo 2017a, 2017b, 2018, 2019), obrigando o falante não-nativo a reestruturar-se conceptualmente. Além das competências linguísticas de carácter estrutural estudadas tradicionalmente - tais como a competência fonológica, morfológica, sintáctica ou lexical -, a competência metafórica surge, deste modo, como uma competência indispensável para um desempenho fluente no âmbito do PLNM.
- Medias e as novas epistemologias: o contributo transdisciplinar da média-arte digitalPublication . Marcos, AdéritoIntrodução geral à média-arte digital, sua evolução na contemporaneidade e contributo para a instanciação de novas epistemologias interpretativas dos fenómenos sociais.