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- A interculturalidade e a transculturalidade no contexto do DAF (Deutsch Als Fremdsprache) na época da pós-globalização: subsídios para uma abordagem pós-moderna de culturaPublication . Silva, Hugo Miguel Vieira Wilm da; Sequeira, Rosa MariaPartindo do ponto-de-vista das disciplinas Deutsch als Fremdsprache (DAF) e Deutsch als Zweitsprache (DAZ) e em termos mais gerais do contexto históricocultural do Deutscher Sprachraum (DSR), tentamos neste trabalho perceber se a revolução tecnológica, cultural e filosófica em curso (os chamados processos de globalização), estão a ter também respaldo na dimensão cultural do ensino da língua estrangeira. Referimo-nos à interculturalidade (IC) nas suas mais variadas formulações e desenhos. Para atingir tal desiderato procuramos descodificar a genealogia do conceito intercultural (IC) avaliando a sua dimensão histórica, política e filosófica de modo a permitir uma contextualização objetiva. Avaliamos a hipótese de a IC estar indissociavelmente ligada à construção da União Europeia (UE) e de ter por isso uma função instrumental no contexto deste projeto político. Levantamos a questão de um possível desajuste entre o conceito de IC em uso no DAF/DAZ e as novas conceções de cultura veiculadas pelas ciências sociais. Por outro lado essas conceções, em tempo de crise ecológica, enfrentam um contexto político contraditório, que pode ser designado de pós-globalização. A muito recente emergência do nacionalismo de declinação populista, as políticas identitárias e o regresso às fronteiras (físicas e imateriais) complexificam a questão. Descortinar o que se esconde por trás de tais sintomatologias permitir-nos-á perceber a plasticidade e a validade dessas mesmas noções de cultura. É justamente na atual discussão teórica entre IC vs TC que tais eventuais fraturas são tematizadas. Neste contexto, centramo-nos na análise dos autores do DSR que têm sugerido alterações aos paradigmas da IC. Demos particular destaque à proposta de Deutungslernen de Altmayer (2006, 2008), que é um dos primeiros modelos a emergir no contexto da discussão IC-TC no DSR (Zeuner, 2010; Esselborn, 2012). Assumindo justamente uma lógica interdisciplinar e transversal procuramos contribuir para o debate IC vs. TC abrindo a porta a outros campos do pensamento, nomeadamente à filosofia, procurando refletir sobre noção de cultura no contexto pós-moderno, auscultando propostas que possam contribuir para abordagens pedagógicas alternativas.
- Garantia da qualidade na produção de água para consumo humano numa empresa de Angola: a caminho da implementação do sistema HACCPPublication . Martins, Giselda Marisa da Cunha Peixoto; Caetano, Fernando J. P.; Fernandes, Tiago Daniel AdrianoNuma perspetiva de estudo de um caso prático, são descritos e analisados, quantitativa e qualitativamente, os impactos do planeamento, desenvolvimento e aplicação dos princípios para a Implementação do Sistema HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Point), numa empresa produtora de água engarrafada em Angola. Com este trabalho foi possível avaliar, analisar e propor alterações de procedimentos, métodos e documentos da empresa de forma a melhorar o processo produtivo e preparar a empresa para a implementação do Sistema de Segurança Alimentar - HACCP. Com base nas diretrizes do Codex Alimentarius e do Código de Boas Práticas de Fabrico elaborado para a empresa, realizou-se uma auditoria higiossanitária às instalações, organização, procedimentos e pré-requisitos com vista a identificar não conformidades (NC) associadas ao processo de fabrico e propor medidas corretivas. Relativamente ao plano HACCP foram identificados os pontos críticos de controlo (PCC) nas diferentes fases do processo com o auxílio da árvore de decisão. Os PCC identificados foram, a osmose inversa de 2º estágio, ozonização, armazenamento da água ozonizada, enchimento e capsulagem. Para melhorar a formação dos trabalhadores procedeu-se a um levantamento de necessidades de formação através de um questionário a 50 trabalhadores. Cerca de 42 trabalhadores responderam que formação é importante para melhorar o seu desempenho profissional e 32 para a obtenção uma qualificação profissional. De forma a identificar os hábitos do consumo de água dos inquiridos da região, realizou-se um questionário a n=250 inquiridos, com o objetivo de perceber quais os fatores importantes quando compram água engarrafada, os custos inerentes à sua compra e se já tiveram doenças associada ao consumo de água.