Browsing by Issue Date, starting with "2020-05-07"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Digital media art: creating, intervening and investigating in the intersection between media, art and computingPublication . Marcos, AdéritoNa última década e meia temos vindo a assistir à emergência da média-arte digital como uma forma de expressão da contemporaneidade artística e cultural, suportada e parte integrante da atual revolução tecnológica digital. Nesta conversa informal iremos abordar a natureza da média-arte digital, conceitos e fundamentos, ciclo de criação e os métodos e práticas de investigação científica e artística que subjacentes, enquanto se apresentam projetos concretos e se aponta para desafios atuais e futuros.
- Visualização imersiva de big data com dispositivos móveisPublication . Peres, Tiago Martins; Carvalho, ElizabethA grande quantidade de dados armazenados atualmente não tem utilidade se não conseguirmos entender as relações e dependências entre os dados e construir modelos significativos. Para identificar novas tendências e padrões mais facilmente faz sentido que os mesmos sejam limpos, processados e apresentados de maneira amigável. Os ambientes imersivos virtuais oferecem grandes oportunidades em diversas áreas, mas existem poucos estudos sobre a sua utilidade como ferramenta de visualização de informação. Este trabalho assumiu que é possível a visualização de dados do tipo big data em ambientes imersivos virtuais móveis de forma satisfatória, permitindo ao utilizador estar dentro da representação visual dos dados. Assim, teve como objetivo propor um modelo visual (designado de Data-Room) para verificar a eficácia relativa da visualização de dados do tipo big data com a aplicação de técnicas de visualização de dados 3D num ambiente imersivo virtual móvel, comparando com outros ambientes de visualização. O trabalho avaliou o modelo proposto, tendo sido desenvolvido e posteriormente testado para esse efeito o protótipo do Data-Room. O modelo foi avaliado em termos de aquisição e apreensão de informação de forma a ser possível identificar as potenciais mais-valias introduzidas. Foram utilizadas seis codificações visuais distintas. Os resultados indicaram que os ambientes imersivos virtuais móveis são um método válido e útil para a visualização de informação de dados do tipo big data. Este ambiente demonstrou ser potencialmente tão ou mais eficaz para visualizar dados desse tipo, comparativamente com outros métodos utilizados na atualidade para o mesmo fim. Espera-se com este trabalho ter contribuído para um maior conhecimento do valor da utilização de ambientes imersivos virtuais para dispositivos móveis na visualização de dados do tipo big data e demonstrar que estes são significativamente mais agradáveis, fáceis de resumir a informação e tão ou mais eficientes quanto a visualização desse tipo de dados em outros ambientes.