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- Português língua de acolhimento no caso de refugiados sírios em São Paulo: análise de narrativas orais autênticasPublication . Costa, Eric Júnior; Batoréo, HannaA partir dos anos 2000, o número de imigrantes e refugiados no mundo aumentou consideravelmente e com isso surgiram outras necessidades como a integração ao novo país, a obtenção de uma moradia e trabalho, além da indispensabilidade de aprender a(s) língua(s) do país de destino. O Português como Língua de Acolhimento (PLAc) (Caldeira, 2012; Sá; Costa, 2018, Grosso, 2010) nasce nesse cenário geoestratégico e pós-moderno e tem como característica principal o contexto migratório. A presente dissertação tem a finalidade de observar e caracterizar as experiências linguísticas e culturais de refugiados sírios em São Paulo, Brasil. Para alcançar esse objetivo, foi construído um corpus de 12 narrativas orais autênticas de alunos sírios que frequentaram os cursos de PLAc, divididos em dois grupos de acordo com o tempo de permanência no Brasil. O primeiro grupo é de alunos que estão no país há, no máximo, 6 meses e o segundo grupo é formado por alunos que estão no Brasil de 6 a 18 meses. A fim de caracterizar a amostra sobre o perfil desses alunos, foi adaptada uma Ficha Sociolinguística a partir da proposta de Mateus (2003- 2008) e recorremos às descrições e análises da Competência Narrativa (Batoréo, 1998, 2000; Sim-Sim, 1998) e da Competência Linguística (QECR, 2001) dos alunos. Os resultados obtidos por essa pesquisa transversal demonstram que os alunos que vivem no Brasil há menos tempo apresentam em suas narrativas uma estrutura elementar, com foco em tópicos sobre as dificuldades que encontram na aprendizagem do português devido aos traumas da guerra no país de origem. Por outro lado, os alunos que têm mais tempo vivenciando e se comunicando em português, apresentam adequação no que diz respeito à elaboração de uma narrativa. Consequentemente, os últimos incluem mais riqueza de detalhes sobre as suas experiências linguísticas e culturais vividas no Brasil, fato que pode ser percebido a partir da inserção de léxico mais elaborado, tempos verbais adequados à produção de uma história vivida e de conhecimentos culturais sobre o país de acolhimento.
- A influência do trabalho em equipa no desempenho organizacional : a percepção dos colaboradores : estudo de caso de Banco BFA - província da Huíla - AngolaPublication . Cabral, Adérito Alberto Vicente; Martins, António Eduardo Pais Falcão BarbosaAnalisar o trabalho em equipa tem constituído um importante caminho para a compreensão da dinâmica das organizações. Inserir o trabalho em equipa entre os diversos atores de uma organização contribui para o melhor entendimento da responsabilidade do setor de recursos humanos e do ambiente organizacional. Sendo assim, neste estudo, discutem-se duas vertentes: o trabalho em equipa e o desempenho organizacional. Quanto ao trabalho em equipa, aborda-se a necessidade que as organizações sentem em criar equipas de trabalho para a partilha de experiências e delas tirarem vantagens; e quanto ao desempenho organizacional, discutem-se as suas variadas vertentes. O estudo tem como título a influência do trabalho em equipa no desempenho organizacional no BFA e propõe-se analisar a influência do trabalho em equipa no desempenho do banco. Para tal, examina as estratégias que concorrem para a efetivação do trabalho em equipa; estuda as práticas de gestão de recursos humanos, identifica vantagens do trabalho em equipa e analisa a relação entre o trabalho em equipa e o desempenho do BFA. Para a sua realização foi feito um estudo de caso com o auxílio de um questionário estruturado e dirigido aos colaboradores da organização em estudo. Os resultados mostram que o trabalho em equipa é uma realidade no BFA e influencia o desempenho organizacional, pois o mesmo está presente e cada vez mais vivo dentro da organização, proporcionando resultados positivos.