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- O poder da ironia na crónica humorística portuguesa : análise pragmático-discursiva de crónicas de Ricardo Araújo Pereira e Eça de QueirósPublication . Teixeira, Daniela Alexandra Matos; Seara, IsabelO presente trabalho de investigação visa proceder a uma análise pragmático-discursiva do género textual crónica, mais propriamente, da crónica humorística, tendo em conta a multiplicidade temática a que alude, entrecruzando dois “tons” díspares, que aqui se conjugam, o jornalístico e o literário. Demonstrar-se-á como este género textual apresenta diversos mecanismos linguístico-discursivos, como sejam elementos léxico-morfossintáticos estrategicamente “arranjados”, e bem assim os atos ilocutórios, os recursos retórico-expressivos, os tipos de cómico, empregues nas várias sequências textuais. Mais do que empregar estratégias, a crónica humorística “toca consciências”, isto é, desperta nos recetores emoções, motivações e até comportamentos, com intencionalidade, em crescendo, de relato, denúncia, crítica, moralização, mudança social, ainda que para tal viole deliberadamente princípios e máximas conversacionais, em ameaça à face dos interlocutores. Proceder-se-á à análise comparativa e contrastiva de composições textuais de momentos histórico-literários distintos, representados por duas gerações de cronistas: da atualidade, atravessando os séculos XX e XXI, Ricardo Araújo Pereira, autor de “Crónicas da Boca do Inferno”, publicadas na revista Visão (versões em papel e online) e reconfiguradas em livros (2007, 2009 e 2013); do século XIX, Eça de Queirós, autor de Uma Campanha Alegre: De «As Farpas» (1965, data da edição aqui consultada), que reúne textos d’ As Farpas, escritas em parceria com Ramalho Ortigão. Pretende-se com esta análise demonstrar possíveis similaridades temáticas, confluências de intencionalidade, sublinhando o seu valor crítico, interventivo e moralizante, bem como regularidades estratégicas e sequenciais.
- Transporte de doentes não urgentes : elementos de modelação estatística e melhorias potenciais de eficiência via otimização de roteamentoPublication . Silva, Marisela Gonçalves da; Juan, Ángel Alejandro; Oliveira, TeresaCom este trabalho pretende-se averiguar, de acordo com a realidade de um caso real em transportes de ambulâncias, quais as variáveis que têm maior importância no funcionamento dos Transporte de Doentes Não Urgentes (TDNU) na ilha da Madeira e no Porto Santo, bem como, a formulação de um modelo matemático no roteamento de viaturas. O estudo recorre à base de dados criada com a consulta de triagem dos transportes em 2014, tornando-se percetível avaliar Elementos de Modelação Estatística nesse ano, testando a normalidade da amostra através do teste Kolmogorov-Smirnov, calculando as medidas de tendência central nas variáveis e aplicando os testes não paramétricos, Qui-Quadrado de Pearson, Wilcoxon-Mann-Whitney e Kruskal-Wallis. Para alguns cálculos, utilizou-se os softwares Excel e SPSS. Ao longo do trabalho abordar-se-á o clássico Problema de Roteamento de Veículos e os diferentes modelos de VRPs, um dos mais estudados problemas na área da otimização combinatória. Neste sentido surge esta dissertação, que pretende estudar como o Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira, Empresas Públicas Empresariais (E.P.E), pode beneficiar da aplicação de um Modelo Matemático para o problema Dial-a-Ride Problem (DARP), no Roteamento de Transporte de Doentes Não Urgentes. Deste modo, explora-se a aplicação do DARP para um dia de trabalho, a 02/01/2014, combinando as variáveis de interesse, com uma descrição exploratória de dados e parâmetros, cujo futuro permitirá aplicar um algoritmo baseado num modelo, apoiado por um software, permitindo minimizar a distância total percorrida pelas ambulâncias e totalizando um custo mínimo para a empresa. Para simplificar o problema real, incidimos o estudo no cálculo de alguns parâmetros do Modelo Matemático, apenas aos doentes que utilizaram transporte de ambulância pertencentes à Zona I e II do Concelho do Funchal.