Browsing by Issue Date, starting with "2018-11-22"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Emissão Nº 150Publication . Universidade Aberta; Guerreiro, Maria João; Arieira, RuiExposição” Arte Portuguesa. Razões e Emoções”, no Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC), do Chiado, Lisboa: Entrevista a Maria de Aires Silveira, curadora e investigadora no MNAC, sobre a exposição de obras de meados do século XIX até à primeira década do século XXI. Destaque para a mostra de obras inéditas de Veloso Salgado (1864-1945) e para a homenagem a Tomás da Anunciação (1818-1879) no ano das comemorações do bicentenário do nascimento do pintor. Fugas: A Voz dos Poetas. Leitura de poesia, por Jorge Silva Melo, encenador, ator, cineasta, dramaturgo e crítico. Noticias: ARTeFACTo 2018: a 1ª Conferência Internacional sobre Estudos Transdisciplinares em Artes, Tecnologia e Sociedade, decorreu dias 16 e 17 de novembro de 2018, no Palácio Ceia, sede da Universidade Aberta, em Lisboa; No âmbito dos 30 anos da Universidade Aberta, José Candeias, da Antena 1, conversou com o Reitor da Universidade Aberta, professor Paulo Maria Bastos da Silva Dias, acerca do ensino a distância na era digital; No âmbito das comemorações dos 30 anos, a Universidade Aberta, organiza a Conferência Internacional “Futuro da Educação a Distância em Língua Portuguesa”, que decorrerá nos dias 29 e 30 de novembro de 2018, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa; A “UAbTV”, no portal da Universidade Aberta.
- O blogue da biblioteca de turma na promoção da leitura e da escritaPublication . Viana, Filipa Fontes dos Santos; Amante, LúciaO presente trabalho teve como principal objetivo investigar a forma como o blogue poderia ser uma ferramenta potenciadora da aprendizagem da leitura e da escrita. Nessa perspetiva, foi realizado um estudo numa turma do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em que se iniciou uma atividade semanal – a Biblioteca de Turma. Aliada à atividade de leitura surgiu a criação de um blogue para partilha das leituras e trabalhos realizados pelas crianças ao longo do ano letivo em estudo. Este trabalho centrou-se no estudo de como a criação de uma atividade com recurso à utilização do blogue para a publicação de trabalhos pode ser uma mais valia na criação de dinâmicas de trabalho significativas e relevantes na aprendizagem da leitura e da escrita. É abordada ainda a relação da Escola com uma sociedade profundamente tecnológica e em constante mutação, bem como aspetos mais específicos da importância da criação de momentos de escrita funcionais, em que se trabalha a funcionalidade da escrita, enquanto ferramenta de comunicação com os outros. Optámos por uma metodologia de natureza qualitativa. O trabalho de campo foi realizado através da observação direta, da análise do Diário de Bordo e por meio de questionários e entrevistas. Deste modo, foi realizada uma análise qualitativa de como a criação do blogue e a inserção de uma atividade ligada à leitura e à escrita permitiria a aquisição de novas aprendizagens e competências. Esta pesquisa permitiu observar a forma como a utilização de meios tecnológicos pode ser uma ferramenta motivadora das crianças para a aprendizagem da linguagem escrita.