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- Narrativas em diálogo : por entre a história e a cultura angolanas : nos trilhos de Pepetela, Óscar Ribas e José Eduardo AgualusaPublication . Teixeira, Carla Cristina Rosales Santana Guimarães Falcão; Padeira, Ana Rita SoveralVários autores consideram pouco adequada a forma como a literatura e a história são apresentadas aos jovens. Desde a escola primária até à faculdade, são apresentadas como matéria escolar a ser apreendida e não como fonte de conhecimento sobre o mundo. No caso específico da literatura, esta amplia o nosso universo ativando a imaginação e criando sensações que transportam a visão do mundo para uma orientação em plenitude e beleza estética, através do simbolismo, da recriação e da ficção. Estes fatores não só permitem uma melhor identificação com o espaço recriado a partir do real, como também permitem um posicionamento do leitor em relação ao tempo da história. No decorrer da narrativa e no sentido de consolidar o nosso conhecimento sobre os factos passados para pontualizar o presente, os autores propõem um jogo entre a ficção e o real, ao qual submetem as personagens. Neste contexto, e como afirma Correia (2012) no seu artigo sobre o uso da literatura como fonte para a história, “a literatura pode ser utilizada como documento histórico, capaz de revelar as mudanças e permanências da sociedade de uma época”. Esta afirmação foi o foco motivador para uma reflexão sobre uma das finalidades do género narrativo, a representação de factos ou acontecimentos, e confirmar a importância da interdisciplinaridade na aprendizagem através da introdução de métodos auxiliares, como a literatura, para o despertar do conhecimento sobre a História de Angola. Utilizando uma das modalidades do género narrativo, o romance, e através de uma ordem específica de leitura de algumas obras de escritores angolanos como: Pepetela, Óscar Ribas e José Eduardo Agualusa, foi possível traçar o percurso do conhecimento sobre a história, a cultura e costumes do povo angolano, assim como compreender os caminhos que levaram à constituição de Angola como nação. Através dos diálogos cruzados entre a história de Angola e a literatura angolana, articulando a ficção com a realidade, foi possível analisar e apresentar uma proposta de trabalho como auxiliar para o problema apresentado nesta tese: o contributo da literatura para o conhecimento da história. Para pormenorização da problemática, recorremos a dois romances de Pepetela, Yaka e A Gloriosa Família - o tempo dos flamengos, que traçam um período da história de Angola que está na base da consciência para o despertar da nacionalidade. Este sentimento nacionalista é confirmado no espaço dedicado ao escritor angolano José Eduardo Agualusa onde analisamos a sua versão sobre uma das figuras da história angolana como personagem de ficção através do romance: A Rainha Ginga. E de como os africanos inventaram o mundo. O conhecimento sobre a tradição oral angolana é um fator importante para a compreensão de alguns comportamentos e atitudes vivenciadas na sociedade. O simbolismo, a mitologia, e as tradições do povo angolano são peças fundamentais nos comportamentos individuais e em comunidade, pelo que, consideramos que o romance, Uanga, do escritor angolano Óscar Ribas, poderia dar o seu contributo na aquisição de conhecimentos sobre as tradições da sociedade angolana. Para enquadramento deste trabalho foi necessário utilizar algumas ferramentas introdutórias como: breves exposições sobre a história de Angola e sobre o percurso da literatura angolana; um breve posicionamento sobre o conceito e objetivo da modalidade – romance- dentro do género narrativo e um cruzamento entre a história e os costumes de Angola, com algumas obras literárias de Pepetela e de Óscar Ribas. Estas ferramentas permitiram a afirmação do posicionamento teórico do género de narrativa literária, romance, e sugerem que uma interdisciplinaridade entre história e literatura pode incentivar a consolidação da aprendizagem da história.
- Aplicação e controlo estatístico do processo na avaliação da qualidade da água consumida no município do Lubango - HuilaPublication . Gervásio, Hélder Emílio Eurico; Oliveira, AmílcarO processo de abastecimento de água, em termos de quantidade e qualidade é uma preocupação crescente do estado Angolano. O presente estudo, tem como objetivo investigar a qualidade da água consumida no Município do Lubango-Angola, a partir das três fontes de tratamento da rede de distribuição da direção provincial de energia e águas, e de três chafarizes localizados em zonas periféricas desta cidade. Neste trabalho serão utilizadas cartas de controlo no âmbito do Controlo Estatístico do Processo, para a avaliação de duas importantes características da água potável: Turbidez e Cloro Residual. Foram identificadas e explicadas as causas comuns e especiais para o Cloro Residual (causa especial de variação) e criadas estratégias para tentar eliminá-las. Numa primeira fase, após a recolha dos dados nas três subestações de tratamentos de água, e com o auxilio do software R versão 3.1.0 (R DEVELOPMENT CORE TEAM, 2014), especificamente através do pacote qcc ( SCRUCCA, 2004) desenvolvido para o controlo de qualidade, foram aplicadas as cartas de controlo clássicas e especiais, tendo-se verificado que os dados são autocorrelacionados e apresentaram-se fora dos limites de controlo. Numa segunda fase, com auxilio do pacote forecast (HYNDMANN; KHANDAKAR, 2008) para ajuste do modelo ARIMA, foram obtidos os resíduos do modelo. Após a sua aplicação do mesmo verificou-se que as cartas de controlo não apresentavam pontos fora do limites de controlo.
- Estratégias, processos e técnicas na área da gestão de recursos humanosPublication . Monteiro, Alfredo João; Silva, Victor Paulo Gomes daAo longo dos últimos anos, a Gestão de Recursos Humanos (GRH) tem vindo a adquirir cada vez mais um papel fundamental nas organizações, na medida em que constitui-se num fator crítico de sucesso na contribuição para melhorar o desempenho no alcance dos resultados. É nesta perspetiva que o presente relatório, assume-se com o objetivo de apresentar e descrever todas as atividades e tarefas realizadas durante o período de estágio no Departamento de Recursos Humanos do Instituto de Fomento Empresarial (IFE). O presente relatório, insere-se num dos momentos decorrentes do estágio no âmbito do Mestrado em Gestão/MBA da Universidade Aberta. A pertinência deste relatório, está relacionada com o estudo de um campo de conhecimento, o da área da gestão de recursos humanos, o qual desenvolveu-se sobre o tema central: “Estratégias, Processos e Técnicas na Área da Gestão de Recursos Humanos”. O relatório está estruturado essencialmente em quatro capítulos. O primeiro capítulo aborda o enquadramento teórico: a estratégia, processos e técnicas de RH. O segundo capítulo remete-nos para o enquadramento prático com a apresentação e caraterização da entidade acolhedora e seus departamentos, bem como a descrição das atividades desenvolvidas durante o período de estágio. O terceiro capítulo, debruça-se sobre a análise crítica das atividades desenvolvidas durante o período de estágio, a luz do enquadramento teórico por formas a permitir uma aproximação à realidade prática, estabelecendo a correlação entre o enquadramento teórico e o enquadramento prático. E por fim, o quarto capítulo, as considerações finais com realce nas limitações do trabalho e as recomendações.
- Hábitos alimentares e nutrição em crianças e jovens: modelação estatística de associações e determinantesPublication . Granja, Ana Rita Fidalgo de Almeida; Ramos, Maria do Rosário; Rodrigues, Octávio de Carvalho SilvaEste estudo pretende contribuir para avaliação dos hábitos alimentares das crianças e jovens através do comportamento alimentar diário utilizando métodos estatísticos. No âmbito de um projeto promovido pela a Associação Portuguesa Promotora de Saúde e Higiene Oral (APPSHO) foi analisada uma amostra de 152 indivíduos com idades compreendidas entre os 5 e os 19 anos de idade do Agrupamento de escolas do concelho do Seixal. Neste trabalho propôs-se analisar o estado nutricional, utilizando a informação disponível sobre o Z-score ajustado às idades das crianças e jovens em estudo e investigar associações e fatores determinantes deste índice. Ao longo do estudo foram procuradas e aplicadas metodologias de Estatística Univariada e Bivariada mais usuais para comparação de grupos e estudo de associações, e utilizaram-se também, modelos multivariados essencialmente descritivos e exploratórios. Neste âmbito, recorreu-se à Análise de Escalonamento Multidimensional (MDS) de forma a caraterizar o consumo alimentar das crianças e jovens em determinadas refeições. A Análise de Clusters (AC) foi aplicada com o intuito de verificar a existência de agrupamentos dos diversos tipos de alimentos consumidos. Aprofundou-se o estudo com a Análise Fatorial (AF) pelo método das Componentes Principais (CP), com o objetivo de identificar, com base na frequência do consumo, padrões alimentares no grupo de indivíduos. Consequentemente, foram encontrados dois padrões alimentares, denominados por “padrão misto” e “padrão ocidental”. Apontam-se algumas limitações relacionadas com a amostra e as variáveis em estudo e algumas recomendações para estudos futuros, no que respeita ao tipo de dados a solicitar no questionário e às variáveis a incluir na investigação.