Browsing by Issue Date, starting with "2018-04-26"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Emissão Nº 142Publication . Universidade Aberta; Guerreiro, Maria João; Arieira, Rui; Silva, Helder Matta eEntrevista a Pedro Machado, professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, com realce para os exoplanetas, isto é, os planetas que orbitam outras estrelas, que não o Sol. Fugas: Tom Petty. O músico americano Tom Petty, pelo professor catedrático da Universidade Aberta, Mário Avelar. Notícias: Colóquio “Envelhecimento Ativo e Saudável-Perspetivas Interculturais e Educacionais”, na Universidade Aberta, dia 13 de abril de 2018. Evento organizado pelo Centro de Estudos das Migrações e Relações Interculturais (CEMRI), da Universidade Aberta (UAb), Grupo de Investigação Saúde, Cultura e Desenvolvimento e Edições Alma Letra e coordenação da professora Natália Ramos, coordenadora científica do CEMRI, da UAb. No evento teve lugar a apresentação da Agenda de Gerontologia “Aprender, Envelhecer…Ser” 2018/2019; Cerimónia de lançamento do livro de homenagem ao professor António Augusto Tavares, intitulado “In Memoriam. Estudos de Homenagem a António Augusto Tavares”, realizada dia 13 de abril de 2018, na Sala de Atos do Palácio Ceia, sede da Universidade Aberta, em Lisboa. Obra editada pelos professores João Luís Cardoso e José das Candeias Sales, da Universidade Aberta; Oferta pedagógica da Universidade Aberta: candidaturas abertas para cursos do 1º, 2º e 3º ciclo. A finalizar a rubrica “Agenda”.
- Currículo oculto : a ligação entre as aprendizagens formais e não formais : estudo de casoPublication . Matos, Adelino Mário Graça; Oliveira, IsolinaEsta tese pretendeu despertar consciências, indicando o caminho para o aproveitamento de potencialidades que a presença organizada, sistemática e motivada no espaço escolar de todos os seus intervenientes origina. O estudo situa-se no âmbito das aprendizagens formais e não formais e o nível de ligação que existe entre as mesmas, sendo o foco de interesse as atividades, clubes e projetos desenvolvidos na escola Dr. João de Barros no concelho da Figueira da Foz. Esta desenvolveu nos últimos anos uma forte dinâmica organizacional, pedagógica e comunitária e vem participando, de forma significativa, em concursos, projetos e atividades, tanto a nível local, como a nível nacional e internacional. Estudaram-se processos organizativos e comunicacionais a nível das lideranças que se encontram implícitas no currículo oculto presente nas atividades referidas, procurando compreender a interligação entre as aprendizagens formais e não formais e a que nível a mesma se situa. O estudo enquadra-se no paradigma da investigação-ação focado no propósito de disponibilizar informação relevante no esforço de promover a mudança e a melhoria da escola a partir da própria escola (Dana, 2009). Desenvolveu-se um plano de recolha de dados que envolveu a aplicação de questionários a docentes, alunos e encarregados de educação, a realização de entrevistas a professores envolvidos há muitos anos na dinâmica das aprendizagens proporcionadas em clubes e projetos desenvolvidos na escola e a análise de múltiplos documentos e artefactos. Os resultados apontam para o desenvolvimento de práticas que integram de modo equilibrado aprendizagens formais e não formais reforçando competências necessárias ao desenvolvimento integral dos alunos. Neste propósito, enunciam-se recomendações que visam expandir essa abordagem e propõe-se a noção de currículo envolvente que se fundamenta na interligação dessas práticas.