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- Implementar COBIT em empresas TIPublication . Fidalgo, José Jorge Caramelo; São Mamede, HenriqueAs empresas TI (tecnologia de informação) são cada vez mais confrontadas com novas exigências, devido ao aparecimento de novas tecnologias e às necessidades cada vez mais complexas ao nível dos sistemas de informação dos seus clientes. Para satisfazer melhor as necessidades dos clientes e obterem lucro, necessitam de uma boa Governança TI através de um conjunto de boas práticas, como é o caso da Framework COBIT, de forma a poder gerir melhor os recursos, efetuar uma análise de riscos, avaliação e controlo dos seus serviços. Devido à complexidade, exigência desta Framework, as pequenas e médias empresas têm dificuldade em implementá-la. Para desenvolver este trabalho, segue-se a seguinte metodologia: análise e investigação dos conceitos sobre COBIT, Metodologias Ágeis, sistemas de informação, requisitos dos serviços prestados pelas empresas, seus planos estratégicos e arquiteturas empresariais, desenhar, implementar e avaliar o modelo criado. Esta tese tem a finalidade de estudar uma forma de implementar as boas práticas do COBIT em empresas TI, tendo em conta a sua dimensão. Devendo por isso, ser um modelo flexível, adaptável e fácil de implementar, mas que seja capaz de permitir uma boa gestão, controlo e avaliação dos Sistemas de Informação, tendo em conta os serviços prestados ao cliente.
- Towards a transmedia learning approach in ESL contextPublication . Rodrigues, Patrícia; Bidarra, JoséTransmedia story worlds allow students to express themselves and take part in a shared culture while developing learning paths. Whilst the use of transmedia storytelling in formal learning environments has been steadily gaining ground among educators, documented cases of its application are still sparse. This paper reports on a transmedia learning storyworld targeted to English as Second Language students by providing insight on the design of the storyworld and analysis of its core elements. The potential and challenges of applying a transmedia approach in an educational setting are explored through the description of the imple- mentation of a prototype version of a transmedia learning storyworld and discussion of issues emerging from the application process. Based on the insights acquired during this stage, the paper concludes with a set of considerations to take into account in the development of future research in the transmedia learning field.
- Implementação de um ERP numa instituição pública de ensino básico e secundário : um estudo sobre a sua evoluçãoPublication . Guerra, Helena Maria Nunes Torres; São Mamede, HenriqueO tema desta dissertação tem por base a necessidade de melhorar todo o processo administrativo nas instituições públicas de ensino básico e secundário, considerando a evolução tecnológica que permite formas de desenvolver o trabalho administrativo mais rápidas e com maior grau de eficiência. Neste contexto, os sistemas Enterprise Resource Planning (ERP) surgem como uma oportunidade para a modernização administrativa. A investigação para desenvolver esta dissertação de mestrado centra-se num estudo de caso de três estabelecimentos de Ensino Básico e Secundário do concelho de Gouveia, mais propriamente a Escola Básica de Gouveia, a Escola Básica de Vila Nova de Tazem e a Escola Secundária de Gouveia, que implementaram sistemas ERP, comparando com o Instituto de Gouveia-Escola Profissional de Gouveia. O enquadramento teórico sobre o tema inclui uma comparação com a situação antes e depois do ERP, a observação direta e atenta dos utilizadores dos programas, recolha de informação, leitura e análise de manuais técnicos correspondentes às aplicações de cada área e o conhecimento/experiência profissional adquirida até ao presente momento, como utilizadora dos programas. A metodologia utilizada é quantitativa com recolha da informação no local, através da aplicação de um questionário aos utilizadores do sistema ERP. Terá também um enfoque qualitativo, atendendo ao facto de se tratar de um estudo de caso, com recurso à observação direta. O objetivo deste estudo consiste em descrever a evolução das formas de trabalhar com e sem suporte do ERP, a motivação as dificuldades enfrentadas na sua implementação e o impacto no público. Espera-se com esta análise, com o tratamento da informação recolhida e a experiência profissional na área, conseguir descrever-se a evolução, o impacto e os fatores de sucesso no que diz respeito à implementação do sistema ERP, nestas instituições.
- O amianto em Portugal : o cumprimento da Lei 2/2011, sobre amianto em edifícios públicosPublication . Janela, José; Pereira, PedroNo passado, o amianto chegou a ser denominado «mineral mágico», devido às suas características físicas ímpares. Contudo, atualmente, é considerado como «poeira assassina». A poluição provocada pelo amianto é um problema ambiental e de saúde pública. Para fazer face aos problemas causados por esse mineral foram criadas diversas legislações internacionais, europeias e nacionais. A Lei 2/2011 visava a remoção de amianto em edifícios, instalações e equipamentos públicos em Portugal. Esta dissertação faz uma descrição genérica da utilização do amianto, sistematiza a informação existente sobre o amianto em Portugal e averigua como está a ser aplicada a Lei 2/2011. Verifica-se que a lei só muito parcialmente foi cumprida, pois não foi implementada na sua totalidade. A maior parte da Administração Pública não estava preparada e não tinha meios suficientes para aplicar a legislação. O resultado foi um levantamento inicial, efetuado de uma forma muito débil. Só após uma grande pressão social, com ampla e determinante cobertura mediática, se publicou uma primeira lista dos edifícios públicos de Portugal que continham amianto, já fora do prazo previsto. O problema tem de ser encarado de forma racional e global. É necessário um plano que incorpore as necessárias medidas para uma efetiva implementação da Lei 2/2011.