Browsing by Issue Date, starting with "2017-03-31"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A supervisão pedagógica na reestruturação de um curso de Formação em bLearning Empresarial : Curso Formação Contínua de FormadoresPublication . Leal, Florbela da Conceição Guerreiro; Barros, Daniela Melaré VieiraAs novas tecnologias trouxeram uma nova forma de estar na educação. Incorporar as constantes inovações tecnológicas em contexto educativo/formativo é uma premissa que não deve ser ignorada. É nesse pressuposto que assenta o presente projeto. Pretendeu-se utilizar os princípios da supervisão pedagógica na reestruturação do Curso de Formação Contínua de Formadores em modalidade bLearning concebido pelo Centro de Formação Profissional (CFP) de uma Grande Empresa Nacional (GEN) contando, para tal, com o contributo que o Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta (UAb) pode trazer para a componente em contexto virtual do respetivo curso e futuras reestruturações de cursos em conceção, não descurando a vertente em sala de aula pois o referido curso será ministrado em bLearning. Pretendeu-se, pois, trazer as ideias e fundamentos pedagógicos de um modelo de eLearning em educação formal passiveis de adaptação a um modelo de bLearning empresarial, tendo em consideração as condicionantes de autonomia de execução por parte do formando, duração do curso, não ser necessária a intervenção do eFormador durante o curso e, principalmente, a identidade da empresa. Ou seja, pretende-se trazer para o ambiente empresarial uma componente colaborativa e interativa existente no bLearning educacional. Foi-me concedida a frequência de duas formações em sistema eLearning pelo Centro de Formação Profissional da GEN acerca das quais fiz uma avaliação de acordo com a Grelha de Análise (Barros, D.V. & Neves, C., 2014) (Anexo I). Procurou-se verificar, já nesta fase, quais os desafios deste processo e iniciou-se a adaptação com base em propostas que pudessem ajudar a superar os desafios identificados. Os resultados apresentados são de natureza interpretativa e obtidos através do estudo de documentos relativos ao “desenho” do Curso supra citado. Estes documentos foram sendo concedidos à medida que iam sendo reestruturados e entre cada um houve o cuidado, por parte do Centro de Formação Profissional, de ter em atenção às propostas de supervisão enviadas. É necessário referir que, apesar dos esforços levados a cabo pela entidade GEN, não foi possível, em tempo útil, efetuar uma avaliação do curso em funcionamento. Contudo, foi possível verificar que algumas características usadas em contexto pedagógico formal online são adaptáveis ao contexto empresarial sendo possível pensar um modelo pedagógico virtual direcionado para a formação em ambiente empresarial.
- A supervisão de um curso de formação em eLearning em contexto empresarialPublication . Valente, Paula; Barros, Daniela Melaré VieiraSão inegáveis as alterações a que a sociedade tem sido sujeita, sobretudo nos últimos anos. Estamos constantemente a ser bombardeados com novas informações veiculadas através das tecnologias digitais. A teoria defendida há instantes começa imediatamente a ser posta em causa devido ao impacto das transformações introduzidas na nossa sociedade por uma nova geração de tecnologia informática social - Web 2.0. Estas mudanças permitem que as pessoas partilhem informação, colaborem em projetos e construam comunidades virtuais sem que, para tal, encontrem qualquer tipo de limite, seja temporal ou espacial. O contexto empresarial não está alheio a estes impactos e alterações. O presente trabalho de projeto pretende demonstrar os resultados da investigação levada a cabo sobre o eLearning em contexto empresarial numa Grande Empresa Nacional (GEN), denominada ao longo deste trabalho de projeto de Inov@r, pois por questões éticas o seu nome não pode ser divulgado. Foram exibidos, para tal, referenciais e fundamentos sobre o tema com base no estudo de caso desenvolvido até à atualidade e que tiveram por base o conceito e o âmbito da Supervisão Pedagógica e do Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta que apresenta um modelo de eLearning consolidado com caraterísticas de fácil integração e adaptação ao eLearning tradicional utilizado neste contexto empresarial específico. O principal objetivo deste trabalho de projeto passa por destacar as caraterísticas, a estrutura e a forma de aplicação do eLearning colaborativo e cooperativo passíveis de serem utilizados em contexto empresarial. Acredita-se, portanto, que a partir das propostas apresentadas, estão criadas as condições para que, no contexto empresarial, a formação contínua online seja cada vez mais uma realidade utilizando um modelo de eLearning colaborativo, cooperativo e interativo, capaz de motivar e facilitar a adaptação do indivíduo num mercado de trabalho que se sente mais exigente. Tendo por base a investigação previamente realizada pela equipa de investigadores da Universidade Aberta, pretendeu-se (re)desenhar a estrutura didático-pedagógica do curso de formação contínua “Atendimento ao Cliente” ministrado na empresa de acordo com os pressupostos do Modelo Pedagógico Virtual desta mesma universidade. Os resultados apurados permitiram perceber que é fundamental intervir em toda a estrutura pedagógica vigente de forma a dar mais autonomia ao eFormando, sem descurar a presença do eFormador e do eSupervisor. O grande desafio está em conseguir efetuar as alterações necessárias sem que isso intervenha na missão, nos objetivos e nos valores da empresa garantindo, assim, o sucesso e a competitividade da mesma.
- Emissão Nº 125Publication . Universidade Aberta; Guerreiro, Maria João; Arieira, RuiEntrevista a António Filipe Pimentel, diretor do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA). Exposição “A Cidade Global. Lisboa no Renascimento”, no MNAA. Conhecer a Aula Aberta, uma iniciativa da Universidade Aberta. Depoimentos de Pedro Serranho, de Sandra Caeiro e de Tiago Carrilho, docentes da UAb. [Notícias]: Colóquio Internacional “ Professor Manuel Sérgio: Obra e Pensamento”, na Fundação Calouste Gulbenkian, organizado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, a Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização (CIDH) e o Instituto Europeu Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes e outras instituições.