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- Emissão Nº 113Publication . Universidade Aberta; Guerreiro, Maria JoãoProtocolo entre a Universidade Aberta (UAb) e a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, que teve lugar no Porto [Estabelecimento Prisional do Porto, dia 21 de abril de 2016]: Depoimentos de Pedro Gomes e João Forbes, estudantes da UAb, de Celso Manata, diretor-geral da Reinserção e Serviços Prisionais, de Paulo Dias, Reitor da Universidade Aberta, de Domingos Caeiro, Vice-reitor da UAb para a Gestão Académica e Interação com a Sociedade, de José Júlio, diretor do Estabelecimento Prisional do Porto e de Anabela Pedroso, Secretária de Estado da Justiça; Entrevista a António Moreira, diretor da Delegação do Porto da UAb e coordenador da Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local (ELO). Academia Virtual: acessibilidade na Web. Acessibilidade na utilização da Internet por Vítor Rodrigues, coordenador dos Serviços de Informática da UAb. Mesa Redonda “Questões Sociais, Culturais e Políticas Contemporâneas Acerca do Audiovisual no Brasil”, no âmbito do Ciclo Diversidades e Interculturalidades em Debate, na Universidade Aberta, Lisboa. O evento organizado pelo Grupo de Investigação Saúde, Cultura e Desenvolvimento do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI) da UAb, contou com a participação de Daniela Zanetti e Alexandre Curtiss, docentes da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brasil; Depoimentos de Natália Ramos, docente da UAb do CEMRI, de Alexandre Curtiss e Daniela Zanetti, docentes da UFES e de Albino Rubim, docente da UFB (Universidade Federal da Bahia). Fugas: William Shakespeare. A vida de obra de William Shakespeare, por Mário Avelar, professor catedrático da Universidade Aberta. [Noticias]:Palestras “Pescas no Atlântico”: Conferências “O Desenvolvimento Sustentável da Pesca: o caso da Península de Setúbal" e "Caracterização e Potencialidades do Mar dos Açores", na Universidade Aberta; Apresentação do “Documentários híbridos: estéticas subjetivas” de Denize Araújo, no INVITRO- Laboratório de Artes, Tecnologia e Ciência, na Universidade Aberta.
- MAIS(F) : Moodle : Android : interface simplificado para utilização de fórunsPublication . Dias, José Maurício; Pereira, Alda; Barbas, Maria da Costa Potes Franco Barroso Santa-ClaraÉ crescente a utilização dos dispositivos móveis com ecrãs maiores e melhores, mais memória, maiores capacidades multimédia e métodos mais refinados para introduzir dados. Dispositivos que integram comunicações, acesso à internet e diversos tipos de sensores possibilitarão, seguramente, abordagens inovadoras e criativas em atividades pedagógicas, em contraste com as utilizações atuais nos computadores pessoais. A análise das aplicações que atualmente integram os módulos do Moodle nos dispositivos móveis mostra que existe ainda um longo caminho a percorrer. As aplicações existentes têm, quase na sua totalidade, como objetivo adaptar o interface aos dispositivos móveis, o que é apenas o primeiro passo no sentido de aproveitar todas as potencialidades destes dispositivos. É, pois, possível imaginar um futuro próximo, onde as potencialidades dos dispositivos móveis darão origem a aplicações com um enorme potencial de aprendizagem, que advém do facto de os estudantes encontrarem conexões entre as suas vidas e a sua educação, através da realização de atividades em contexto no dispositivo móvel, sempre omnipresente. Com este trabalho de investigação e desenvolvimento pretende-se: a) avaliar o estado da arte do mobile learning, na área dos Learning Management System (LMS); b) refletir sobre as funcionalidades que deve oferecer uma aplicação para dispositivos móveis, com enfoque no sistema operativo Android, que permita a gestão e atualização dos fóruns e ficheiros do Moodle; c) conceber e produzir a referida aplicação, de acordo com as especificações consideradas relevantes; d) avaliar o seu impacto educativo e funcional. É demonstrado neste estudo que o recurso a dispositivos móveis potencia a aprendizagem baseada em LMS (Learning Management System), identificando-se as vantagens da sua utilização. São também apresentadas as funcionalidades da aplicação Mais(f), desenvolvida no âmbito da investigação, a avaliação da mesma pelos participantes no estudo, bem como as perspectivas futuras de utilização da aplicação Mais(f).