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- Álgebra linear I : Teorema de Cayley-Hamilton e aplicaçõesPublication . Costa, Fernando Pestana da; Silva, Fátima Ferreira da; Firmino, JoaquimVídeo sobre "Teorema de Cayley-Hamilton e aplicações" para apoio à unidade curricular Álgebra Linear I da Universidade Aberta, Lisboa, Portugal.
- Gaps and needs analysis: european report and roadmapPublication . Carrilho, Tiago; Porfírio, José; Gronita, Joaquim; Silva, Helena Vaz da; Martins, Mariana; Gerardo, Graça; Brëcko, Barbara; Spatafora, Mario; Rashidi, Ali; Averhed, YevgenyiaNeeds assessment analysis within the ISOLEARN project focused on under-researched topic of needs in education process of visually and hearing impaired students in HE in Europe. Applying a mixed-method design with desk research, a web survey with students and in-depth interviews with representatives of higher education institutions revealed valuable feedback for increasing the understanding on needs of this vulnerable group. These two groups need different adaptations as they have different needs. Also we can say they are not satisfied with current adaptations and there is a lot of room for improvement. From the interviews and also desk research we can conclude, that the institutions are trying to help students on their way to academic success, but results of the survey shows, that they (institutions) are successful only to a certain extent.
- Skewness into the product of two normally distributed variables and the risk consequencesPublication . Oliveira, Amilcar; Oliveira, Teresa A.; Seijas-Macias, J. AntonioThe analysis of skewness is an essential tool for decision-making since it can be used as an indicator on risk assessment. It is well known that negative skewed distributions lead to negative outcomes, while a positive skewness usually leads to good scenarios and consequently minimizes risks. In this work the impact of skewness on risk analysis will be explored, considering data obtained from the product of two normally distributed variables. In fact, modelling this product using a normal distribution is not a correct approach once skewness in many cases is different from zero. By ignoring this, the researcher will obtain a model understating the risk of highly skewed variables and moreover, for too skewed variables most of common tests in parametric inference cannot be used. In practice, the behaviour of the skewness considering the product of two normal variables is explored as a function of the distributions parameters: mean, variance and inverse of the coefficient variation. Using a measurement error model, the consequences of skewness presence on risk analysis are evaluated by considering several simulations and visualization tools using R software.
- Ensino superior para pessoas com deficiência visual e auditiva em Portugal : diagnóstico e contributos para uma efetiva inclusãoPublication . Porfírio, José; Gronita, Joaquim; Carrilho, Tiago; Silva, Helena Vaz daNo presente livro, apresenta-se uma síntese do trabalho de campo desenvolvido para Portugal, no âmbito do primeiro ano de atividade do projeto ERASMUS+ intitulado ISOLearn for HEI: Innovation and Social Learning for Higher Education Institutions (http://www.ISOLearn.net/), entre Outubro de 2014 e Outubro de 2016. No âmbito deste projeto europeu, coordenado pela Universidade Aberta, procurou-se fazer um levantamento das condições existentes para a inclusão de pessoas com deficiência visual e auditiva no Ensino Superior, em 4 países europeus: Portugal; Itália; Suécia e Eslovénia. Para tal foi desenvolvido um trabalho que consistiu na realização de entrevistas a Instituições de Ensino Superior (IES), e um conjunto de questionários online, a estudantes com este tipo de deficiências. Procurou-se fazer este levantamento enquadrado na legislação existente sobre este tema, e sobretudo na sensibilidade das principais partes interessadas (stakeholders) nesta temática, aferindo a sua perceção da realidade, procurando-se desta forma identificar eventuais desajustes entre o enquadramento legal e institucional vigente, e a prática das Instituições de Ensino Superior (IES) em cada um dos quatro países envolvidos. Considerando que os parceiros portugueses incluem entidades que se dedicam exclusivamente aos problemas da população em estudo, como é o caso da ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal; da APS – Associação Portuguesa de Surdos; e da Fundação Calouste Gulbenkian, que tem vindo a desenvolver trabalho na consagração dos Direitos Humanos e da inclusão de pessoas com deficiência; que por essa razão o trabalho de campo desenvolvido pelos parceiros portugueses foi extremamente rigoroso e em certa medida mais aprofundado, quer em termos metodológicos, quer em termos de amostra obtida – com entrevistas a 23 IES, e a participação de 49 estudantes, repartidos entre estudantes com deficiência visual e estudantes com deficiência auditiva – entendeu-se que seria importante autonomizar o trabalho sobre Portugal, dando-lhe a visibilidade que a edição eletrónica do presente livro pretende comportar. A presente edição pretende, pois, constituir apenas um pequeno pilar para o desenvolvimento do conhecimento sobre esta matéria em Portugal. É objetivo da equipa do projeto que, a partir da sua leitura se despertem consciências que levem à realização de mais trabalhos sobre esta temática, que possam permitir, não apenas uma maior sensibilização da sociedade portuguesa em geral sobre estas matérias, mas também, incitar todas as partes interessadas à ação, no sentido de uma maior inclusão das pessoas com deficiência visual e auditiva, no Ensino Superior. Naturalmente, tratando-se de um trabalho desenvolvido no âmbito de um projeto europeu, os objetivos definitivos vão para além das fronteiras nacionais, esperando-se que ele possa ajudar a própria Europa a desenvolver mais e melhores políticas para abordagem à temática da inclusão das pessoas com deficiência visual e auditiva no Ensino Superior no espaço europeu. Este deve ser considerado um trabalho em aberto; apenas um primeiro passo de uma longa e, espera-se, frutuosa caminhada, cujo destino será a inclusão das pessoas com deficiência visual e auditiva, no Ensino Superior.
- Innovation and social learning in higher education institutionsPublication . Carrilho, Tiago; Porfírio, José; Caforio, Alessandro; Rashidi, Ali; Gerardo, Graça; Martins, Mariana; Valle, Luísa; Spatafora, Mario; Vesna, Dolnicar; Gronita, JoaquimConsidering the existing experiences and the concrete needs of the hearing - impaired and visually - impaired groups for accessing HEI programmes, this handboook brings some important innovations: 1. A functional approach, proposing the methods and procedures to be used for developing and delivering ICT based learning offer valid also for these target group (not specially done for them, but designed in such a way that correspond also to their specific needs). This is that will support the target groups in their education and also social inclusion. 2. A subsequent proposal of a kind of “Quality Label”, to establish quality standards and assessment procedures and instruments to be used for evaluating whether Higher Educational Institutions’ offers and training programmes correspond to the ISOLearn standards regarding the accessibility of these groups to their learning offer. 3. Both the Handbook and the “Quality Label” should be tested on a specific qualification which should become a benchmark for the HEI ICT based learning programmes. The concrete experience will demonstrate the benefits for all the stakeholders (e.g. HEI and disadvantaged groups) of promoting social learning approach in HEI.
- Counterclockwise : a proven way to think yourself younger and healthierPublication . Sousa, Ivo Dias de“Counterclockwise” is thought provoking book about health and aging. The author defends that our health and real age (biological age) depends a lot more then we think in what we think and interact with the world around us. That means we can live better and more by changing what we do and think. Ellen Langer is lecturer and a researcher on subjects like illusion of control, mindful aging, stress, decision-making, and health. The author was the first woman to gain tenure in the Psychology Department at Harvard University and she is considered to be a pioneering researcher in successful aging. “Counterclockwise” is one of her eleven books. She is also author of more than one hundred scientific articles. What I think is particular to this book is that it defies many preconceived notions we usually have around health and aging. The key idea of the book is that biological age and health depends more then we usually think of society around us and what we do and think. It is a cliché to say that we are only as old as we feel. According to Ellen Langer the cliché is literally partially true and it can work for or against us.
- O ensino das formas de tratamento e de cortesia nos manuais de Português Língua Não Materna (PLNM) usados em FrançaPublication . Martins, Joana Margarida Ribeiro; Seara, IsabelAs formas de tratamento e de cortesia 1 são meios privilegiados na interação, quer oral, quer na escrita, pelo que a sua aprendizagem necessita ser corretamente interiorizada, desde os mais elementares níveis de aprendizagem de uma língua. No âmbito do nosso desempenho docente de Português Língua Não Materna (PLNM) ao longo dos anos constatámos que os manuais para o ensino do PLNM usados em França nem sempre abordavam explicitamente o tema, sendo difícil sistematizar algumas regras elementares e perceber o funcionamento linguístico de algumas formas. A pertinência deste estudo relaciona-se com uma crescente procura da aprendizagem do Português que se tem vindo a verificar nos últimos anos. Assim e mais detalhadamente, este estudo começa por fazer uma abordagem teórica de sistematização dos principais contributos no âmbito do sistema de tratamento e de cortesia em português europeu, que é apresentado por ordem cronológica do surgimento dos trabalhos, ensaiando conjugar quer os contributos de investigadores portugueses, quer as principais teorias da face e da delicadeza que os inspiraram. A seguir apresenta-se a metodologia: procedeu-se a uma escolha de cinco manuais de Português Língua Não Materna (PLNM) adotados em França e neles procedemos ao levantamento exaustivo das estratégias descritas e sugeridas para o ensino das formas de tratamento e das formas de cortesia nas aulas de Português Língua Não Materna (PLNM). O cerne do nosso estudo concerne a análise do corpus, resultante da seleção anterior, evidenciando as fragilidades de alguns pressupostos enunciados e sugerindo formas de abordagem enunciativo-pragmática mais produtivas. Para finalizar é apresentada uma proposta de uma unidade didática para alunos com nível de proficiência linguística (nível A1 e A2) para a lecionação dos conteúdos em análise, em que são traçados os objetivos e sugeridos alguns exercícios de aplicação diferenciados.
- A perceção dos chefs sobre o conceito de alimentação saudável e sua influência no bem-estar das pessoas : um estudo exploratórioPublication . Manso, Nina Vigon; Moura, Ana Pinto deAs artes culinárias, os seus intervenientes e a envolvente associada às mesmas, assumem hoje um interesse crescente por parte dos consumidores, podendo funcionar como uma ferramenta de educação, tornando os consumidores mais recetivos à influência da alimentação na saúde. Por outro lado, o entretenimento direcionado para alimentação poderá conduzir o consumidor a um desvio das suas práticas alimentares saudáveis, envolvendo os espetadores numa fantasia e glamour, de cenários encenados que parecem reais em particular para pessoas sem qualificações em artes culinárias. Esta investigação pretende aferir a perceção dos Chefs sobre o conceito de alimentação saudável e a sua influência no bem-estar das pessoas na região da grande Lisboa. Metodologicamente, realizaram-se entrevistas a Chefs, privilegiando o método qualitativo. A informação recolhida foi tratada recorrendo-se à análise de conteúdo, utilizando-se o software QSR Nvivo 10®. As entrevistas seguiram um guião pré-estabelecido, incidindo sobre os seguintes temas: i) hábitos alimentares dos Chefs em casa; ii) perceção sobre alimentação saudável; iii) práticas em contexto de trabalho. Os Chefs percecionaram corretamente o conceito de alimentação saudável e associaram o bem-estar como o principal benefício associado à sua prática. Porém, nos seus locais de trabalho, os Chefs referem que se sentem pressionados pelas questões economicistas aquando da elaboração das suas receitas. Importa pois promover uma oferta alimentar atrativa e simultaneamente saudável, contribuindo para o bem-estar das pessoas.
- Emissão Nº 107Publication . Universidade Aberta; Guerreiro, Maria JoãoDoutoramento em Média-Arte Digital da Universidade Aberta (UAb), em parceria com a Universidade do Algarve (UAlg): Depoimentos de Adérito Marcos, José Bidarra e Vítor Cardoso, docentes da UAb; Entrevista ao professor Amílcar Martins, docente da UAb; Participação de estudantes russos, no Curso de Pós-graduação em Média-Arte Digital, no âmbito do Programa Tempus: Depoimentos de Anastasia Olandskaya,do Projeto “miXKulhera”, de Ali M. Zulgarnain, do Projeto “Rythms of Lisbon” e de Paulo Shirley e José Coelho, docentes da UAb. Mestrado em Estatística, Matemática e Computação, da Universidade Aberta: 9º Workshop em Estatística, Matemática e Computação = 9th Workshop on Statistics, Mathematics and Computation (WSMC9): Depoimentos de Teresa Oliveira, docente da UAb, de Elisa Henning, da Universidade do Estado de Santa Catarina, de Pedro Rebelo, estudante da UAb, de Vítor Hugo Fernandes, presidente do Departamento de Matemática da Universidade Nova de Lisboa (UNL) e de João Araújo, docente da UAb. Academia Virtual: CLOUD Computing, por Bruno Tavares, coordenador dos Serviços e Suporte Tecnológico ao Ensino (SSTE), da Universidade Aberta. eL@IES 2015: 5 º encontro de Instituições e Unidades de E-Learning do Ensino Superior, dedicado ao tema da inclusão do elearning, teve lugar no Instituto Politécnico de Leiria; Depoimentos de António Mendes, coordenador do Projeto EaD, Universidade de Coimbra, de Madalena Alarcão, Vice-reitora da Universidade de Coimbra, de Manuela Francisco, do Instituto Politécnico de Leiria e de Teresa Cardoso, coordenadora científica do Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D), da Universidade Aberta. FUGAS: exposição “Lisboa 1415 Ceuta: História de duas cidades”, na Galeria dos Paços de Concelho, Lisboa. Visita guiada pelo professor André Teixeira, Comissário da Exposição.
- Diversidade ética e exclusão social no processo da consolidação da unidade nacional : o caso dos vendedores e vendedoras informais do Mercado de Estrela Vermelha : cidade de MaputoPublication . Mabongo, António Wiliamo; Joaquim, TeresaO presente trabalho, estuda as relações sociais e interculturais dos vendedores informais do mercado de Estrela Vermelha- cidade de Maputo. Analisa os fatores que afetam a unidade nacional, entendida como o sentido de pertença a uma identidade e a um destino comuns. Há duas teses que explicam a crise da unidade nacional. A primeira argumenta que o que coloca em causa a unidade nacional é a pretensão de se querer construir uma nação cívica, excluindo e até mesmo hostilizando as identidades étnicas vistas como fator de divisão e de conflitos. Propõe por isso, o reconhecimento e a inclusão dos diferentes grupos étnicos no poder (Magode, 1996; Cahen, 1996; Lundin, 1996). Na segunda, argumenta-se que as etnias perderam a sua relevância em virtude das transformações sociopolíticas e económicas havidas no país (Castiano, 2010), ou como outros defendem, que objetivamente elas não existem, se não apenas como reflexo dos conflitos pelo acesso aos recursos e poder (Serra, 1996). Sendo assim, o obstáculo da unidade nacional são as desigualdades económicas e não as diferenças étnicas. Mediante o trabalho de observação, que incluiu entrevistas, conversas, descrição e fotografias, como técnicas de recolha de dados, combinado com a pesquisa documental, este trabalho argumenta que, existe no mercado uma convivência multicultural, mas regista-se ainda défice nas relações interculturais. Os vendedores do Sul, consideram-se culturalmente superiores em relação aos seus colegas do norte do Save. Tal como outras pessoas da região sul, estes vendedores tratam os seus colegas pelo termo xingondo, que além da simples identificação, é usado para desqualificar os seus colegas do norte. Assim, o silêncio em relação ao etnocentrismo das pessoas do sul, a timidez que ainda se verifica em relação ao uso oficial das línguas moçambicanas, que são o meio de comunicação mais usado, bem como a incipiente provisão dos direitos da cidadania, constituem os principais obstáculos à unidade nacional. O estudo termina propondo a operacionalização do conceito da unidade nacional, tendo em conta, por um lado o respeito pelas diferenças culturais e a promoção do diálogo intercultural e por outro, o combate contra as diferenças abismais entre ricos e pobres.