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- An experience of teaching biology classification and evolution in e-learning environmentPublication . Seixas, SóniaThis work describes the experience of teaching a university course “Biological Classification and Evolution”, in an e-learning environment, over two years. The pedagogical model adopted by our university and the platform used is Moodle. The course was divided into several units, each with written texts, films of YouTube and a forum to discuss the contents. This experience gave very positive feedback.
- Etnische zeflforganisaties in het integratieproces: een case study in de Kaapverdische gemeenschap in RotterdamPublication . Graça, António A. daA tese incide sobre o papel do associativismo Cabo-verdiano na Holanda durante as últimas quatro décadas. A pesquisa é baseada em duas teorias, nomedamente o capital social e a estrutura de oportunidades. Em termos empíricos ela incide, de uma forma geal, sobre os seguintes temas: o processo histórico do associativimso durante quatro décadas; o seu papel no processo de integração dos Cabo-verdianos na Holanda; as suas relações com Cabo Verde e a sua contribuição na área de desenvolvimento do mesmo país.
- Intervenção comunitária em saúde: um estudo de caso da ONGD Médicos do MundoPublication . Pereira, Rosa Helena Furtado; Ramos, Natália; Bäckström, BárbaraAs acções de Informação, Educação e Comunicação (IEC), para a mudança de comportamentos de riscos face a problemáticas de saúde, através de estratégias de intervenções comunitárias participativas, têm sido uma das grandes apostas na comunicação em saúde. Estas acções têm sido cruciais para resultados eficazes e impactos positivos nas intervenções de educação para a saúde. As acções de IEC têm como objectivos: informar, educar e comunicar com os públicos-alvo, nomeadamente os jovens, através de materiais e acções que vão ao encontro das suas necessidades, expectativas e dificuldades. A compreensão e conhecimento dos comportamentos, atitudes e práticas dos públicos-alvo de determinada acção, é possível através da teoria Behave Framework1 que permite fazer uma avaliação multidisciplinar, de modo a que as mensagens sejam apelativas, atractivas e tenham resultados eficazes e eficientes, que vão ao encontro dos objectivos delineados numa acção de IEC. A presente investigação é um estudo de caso sobre uma intervenção comunitária em saúde da ONG Médicos do Mundo (MdM)2 , em curso desde 2008 até à data, no bairro Quinta da Fonte, na freguesia da Apelação, concelho de Loures. A componente de educação para a saúde é uma das vertentes da intervenção comunitária de MdM que a coordenação do projecto considera como uma boa prática. O projecto designa-se Saúde pa nos Bairro, uma expressão crioula que significa Saúde para o nosso Bairro, cuja finalidade é diminuir a propagação do VIH/SIDA até 2011, na população residente nos bairros de génese ilegal e bairros municipais do concelho de Loures. O objectivo desta investigação é conhecer qual é a percepção que os jovens beneficiários do projecto (africanos e luso - africanos, da faixa etária entre os 14 e 30 anos) têm sobre as acções de IEC no âmbito das estratégias de educação para a saúde do projecto em curso, para a prevenção do VIH/SIDA e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), no bairro Quinta da Fonte, durante o ano de 2009. As informações foram recolhidas de acordo com uma metodologia qualitativa, com recurso a entrevistas exploratórias, observação directa e realização de sessão de grupo focal, em Agosto de 2009. Os dados foram tratados através da técnica de análise documental e de conteúdo, e recurso ao programa informático excel para tratamento dos dados quantitativos. O trabalho empírico e a análise dos dados recolhidos permitem-nos concluir: Os jovens contemplados no estudo têm uma percepção positiva em relação às acções de IEC; consideram importante que as mensagens sejam apelativas e que as acções sejam dinâmicas; sabem que as acções de IEC existem; reconhecem a importância destas acções para a prevenção do VIH/SIDA e outras IST. Todavia, poucos participaram nas acções de educação para a saúde desenvolvidas no bairro, nomeadamente as acções dinamizadas por MdM, sendo difícil a sua mobilização. De acordo com a coordenação do projecto Saúde pa nos Bairro: a participação dos jovens é maior quando as acções são dinamizadas em parceria com entidades locais. Isto porque há parceiros que têm contactos directos com os jovens, como é o caso dos grupos de jovens existentes no bairro, que dinamizam de forma autónoma actividades lúdicas e recreativas, e podem, portanto constituir um meio privilegiado para enquadrar as acções de IEC. Alguns jovens revelam desconhecimento sobre o VIH/SIDA e outras IST, nomeadamente os meios de contágio, sendo muito importantes as sessões e acções de informação e esclarecimento. Como forma de incentivar a participação dos jovens nas acções de IEC e transmitir boas práticas ao nível de comportamentos e atitudes adequados para a prevenção do VIH/SIDA e outras IST é importante encontrar meios e materiais que sejam apelativos e mensagens de fácil compreensão. O facto de não haver acções de IEC específicas dirigidas aos jovens, deve-se ao facto de as estratégias de intervenção serem direccionadas à população do bairro em geral. O projecto Saúde pa nos Bairro está ainda a conquistar terreno e, ao longo do tempo, vão-se adaptando algumas acções e metodologias já existentes, de acordo com as necessidades da população.