Browsing by Author "Wang, Xiaoyue"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Tópicos de fonética e fonologia do PE e o seu domínio entre os professores de PLE na ChinaPublication . Castelo, Adelina; Sun, Ye; Soares, Liliana; Li, Qinxue; Lu, Chunhui; Zhang, Chenlin; Wang, XiaoyueUm bom domínio da fonética e da fonologia de uma língua estrangeira é fundamental para garantir uma interação bem-sucedida com os outros falantes, evitando-se quer as falhas na comunicação, quer as desvantagens sociais ligadas a uma menor competência nesta área. Este bom domínio exige uma atenção específica dos aprendentes e dos professores ao longo de vários níveis de proficiência da língua, já que muitos desvios fonético-fonológicos se tendem a manter e numerosas dúvidas específicas apenas surgem quando existe já um conhecimento básico do funcionamento sonoro da língua. Tal significa que, para estimular um bom desenvolvimento da fonética e da fonologia, não basta conhecer as regras básicas de transposição de letras em sons (e vice-versa) ou ter uma pronúncia correta; o professor precisa de possuir um conhecimento mais aprofundado sobre a fonética e fonologia da língua em causa. Para estudar a situação dos professores de PLE na China relativamente a este requisito, foi concretizado o projeto de investigação “Conhecimentos de fonética e fonologia para professores de Português como Língua Estrangeira: sistematização e validação”. Nesta comunicação pretende-se apresentar alguns dos resultados desse projeto, mais especificamente: (i) que necessidades de conhecimento foram identificadas; (ii) que soluções se podem propor para essas necessidades. Assim sendo, a presente comunicação incluirá (i) uma introdução ao problema, (ii) a apresentação dos objetivos, (iii) a descrição da metodologia usada para recolher as informações relevantes através de um inquérito, (iv) os resultados desse inquérito, (v) a discussão de tais resultados e (vi) uma proposta de soluções para o problema. Essa proposta inclui uma breve apresentação do livro Fonética e fonologia para o ensino do Português como Língua Estrangeira e a exemplificação de como usá-lo para o esclarecimento de questões em torno da sílaba fonética e gráfica que foram identificadas como problemáticas para os professores de PLE na China.