Browsing by Author "Vieira, Teresa"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Promovendo a formação contínua de professores de Escolas Comunitárias de Luanda: uma experiência de elearningPublication . Vieira, Teresa; Amante, LúciaPartindo do diagnóstico de necessidades de formação contínua dos professores das Escolas Comunitárias de Luanda, a presente investigação visou desenvolver e proporcionar um curso na modalidade eLearning, bem como estudar o impacto e as potencialidades desta formação específica no contexto em causa. Estes professores desenvolvem a sua atividade docente em escolas carenciadas de bairros situados na periferia da capital de Angola. No enquadramento do estudo abordamos as alterações provocadas pela sociedade em rede no paradigma educacional, designadamente a emergência da formação na modalidade eLearning e realizamos ainda a contextualização da intervenção, dando conta da Associação dos Professores Comunitários e do seu papel no âmbito do sistema educativo de Angola. No plano metodológico, foram seguidas as etapas de conceção e desenvolvimento de projetos educacionais. Adotámos instrumentos de natureza qualitativa designadamente a entrevista, na fase de diagnóstico, associada a um questionário. Na fase de avaliação além de observação participante durante a implementação do projeto, concebemos também um questionário que aplicámos ao conjunto dos formandos no final da formação. Apresentamos a implementação do curso e damos conta dos resultados da sua avaliação, assinalando algumas condicionantes que influenciaram o seu nível de sucesso. Discutimos a possível contribuição da pedagogia do eLearning, em consonância com objetivo principal do presente projeto, identificando constrangimentos bem como pontos fortes. Concluímos que o curso delineado despertou o interesse e a motivação do público-alvo, contribuiu para o aperfeiçoamento de práticas, bem como alcançou o reconhecimento dos participantes, evidenciando, contudo, certas limitações. Assim, com base na análise realizada damos conta de reajustamentos no modelo de curso com vista a uma maior eficácia em contextos como o que estudámos, designadamente apontando para uma opção híbrida, que conjugue momentos presenciais e períodos de trabalho on-line.
- Sistemas de ensino: Portugal, Cabo Verde, Angola, Moçambique e BrasilPublication . Nobre, Ana; Pereira, Hélder; Rosário, Ademiro do; Vieira, Teresa; Chimuzu, AntónioÉ objetivo desta publicação evidenciar diferentes sistemas de ensino de língua oficial portuguesa, podendo-se, numa segunda fase, fazer uma análise comparativa com outros países e respetivos sistemas de ensino. Desta forma, apresentam-se as estruturas da organização de ensino dos países em análise.