Browsing by Author "Valente, Paula"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Didactic Knowledge (DK) eLearning: optimising digital strategies for the continuous pedagogical training of trainersPublication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Nobre, Ana; Chenoll, Antonio; Valente, PaulaAlthough some research on optimising digital strategies is already known in higher education, in the context of vocational training, more specifically in the continuous pedagogical training of trainers, there have been few studies to date in Portugal. There is a call for new digital strategies that enable innovation and change. However, in vocational training, change occurs when the actors want to "change their identity" (Machado & Formosinho, 2009, p.302). It is against this backdrop of a desire to change paradigms that this chapter aims to bring this topic, and its importance, into the discussion. This work is the result of analysing online courses in the continuous pedagogical training of trainers based on criteria that have already been validated in terms of the pedagogical design of learning in an e-learning context. The methodological procedures involve a qualitative, interpretative approach that is applied in a vocational training context.
- A supervisão de um curso de formação em eLearning em contexto empresarialPublication . Valente, Paula; Barros, Daniela Melaré VieiraSão inegáveis as alterações a que a sociedade tem sido sujeita, sobretudo nos últimos anos. Estamos constantemente a ser bombardeados com novas informações veiculadas através das tecnologias digitais. A teoria defendida há instantes começa imediatamente a ser posta em causa devido ao impacto das transformações introduzidas na nossa sociedade por uma nova geração de tecnologia informática social - Web 2.0. Estas mudanças permitem que as pessoas partilhem informação, colaborem em projetos e construam comunidades virtuais sem que, para tal, encontrem qualquer tipo de limite, seja temporal ou espacial. O contexto empresarial não está alheio a estes impactos e alterações. O presente trabalho de projeto pretende demonstrar os resultados da investigação levada a cabo sobre o eLearning em contexto empresarial numa Grande Empresa Nacional (GEN), denominada ao longo deste trabalho de projeto de Inov@r, pois por questões éticas o seu nome não pode ser divulgado. Foram exibidos, para tal, referenciais e fundamentos sobre o tema com base no estudo de caso desenvolvido até à atualidade e que tiveram por base o conceito e o âmbito da Supervisão Pedagógica e do Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta que apresenta um modelo de eLearning consolidado com caraterísticas de fácil integração e adaptação ao eLearning tradicional utilizado neste contexto empresarial específico. O principal objetivo deste trabalho de projeto passa por destacar as caraterísticas, a estrutura e a forma de aplicação do eLearning colaborativo e cooperativo passíveis de serem utilizados em contexto empresarial. Acredita-se, portanto, que a partir das propostas apresentadas, estão criadas as condições para que, no contexto empresarial, a formação contínua online seja cada vez mais uma realidade utilizando um modelo de eLearning colaborativo, cooperativo e interativo, capaz de motivar e facilitar a adaptação do indivíduo num mercado de trabalho que se sente mais exigente. Tendo por base a investigação previamente realizada pela equipa de investigadores da Universidade Aberta, pretendeu-se (re)desenhar a estrutura didático-pedagógica do curso de formação contínua “Atendimento ao Cliente” ministrado na empresa de acordo com os pressupostos do Modelo Pedagógico Virtual desta mesma universidade. Os resultados apurados permitiram perceber que é fundamental intervir em toda a estrutura pedagógica vigente de forma a dar mais autonomia ao eFormando, sem descurar a presença do eFormador e do eSupervisor. O grande desafio está em conseguir efetuar as alterações necessárias sem que isso intervenha na missão, nos objetivos e nos valores da empresa garantindo, assim, o sucesso e a competitividade da mesma.