Browsing by Author "Sousa, Paula Cristina de Santos e"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O contributo da biblioteca escolar na aquisição de competências de oralidade em contexto escolarPublication . Sousa, Paula Cristina de Santos e; Henriques, SusanaO estudo que se apresenta neste documento foi concebido e concretizado graças ao trabalho colaborativo entre a docente de Português do 3º Ciclo do Ensino Básico, os seus alunos do 9ºF, e a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Soares Basto, em Oliveira de Azeméis, distrito de Aveiro. Este estudo visa demonstrar o contributo da Biblioteca Escolar na melhoria da qualidade de sucesso dos alunos, nomeadamente no desenvolvimento da Literacia da Informação aliada às Metas Curriculares da disciplina de Português para o 3º Ciclo do Ensino Básico, no domínio da oralidade. Ao longo deste documento serão objetivados um conjunto de procedimentos desenvolvidos para o projeto “Prontos para Falar”, mais precisamente a sua planificação, operacionalização e avaliação, seguida de uma reflexão dos alunos, por um lado e da docente e Professora Bibliotecária, Paula Sousa, por outro. Este projeto cuja metodologia decorreu da investigação-ação visa demonstrar o grau de sucesso educativo dele decorrente, assim como os pontos / aspetos a trabalhar futuramente com vista à sua melhoria e implementação no Agrupamento. Paralelamente, este projeto foi o ponto de partida para que, no futuro, todo o Agrupamento possa usar os materiais construídos e estes possam estar disponíveis a toda a comunidade educativa. O projeto “Prontos para falar” originou resultados bastante positivos, embora alguns aspetos tenham ficaram por aferir. Uma vez mais ficou demonstrado que a Biblioteca Escolar é uma mais-valia para todo o processo ensino-aprendizagem e que é necessário um trabalho bastante colaborativo e articulado de docentes e equipa da BE para a concretização de determinadas metas e objetivos.