Browsing by Author "Silva, Paula Alexandra Valente da"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- e-Learning e formação profissional: cenários e estratégias didáticas para o ensino de língua inglesa (LE/L2)Publication . Silva, Paula Alexandra Valente da; Childs, Jeffrey Scott; Barros, Daniela Melaré VieiraEm pleno século XXI, as tecnologias digitais trouxeram uma nova forma de pensar a formação profissional. A pandemia de Covid-19, que chegou a Portugal no início de 2020, obrigou as entidades formadoras a descobrirem novas formas de trabalho, socorrendo-se de ferramentas online que permitissem dar continuidade à sua atividade até então, maioritariamente, presencial. Neste contexto, a Formação a Distância (FaD) alterou os paradigmas e incitou a uma nova relação entre o conhecimento e os indivíduos que reconhecem os desafios da cultura digital e a necessidade de aprender a aprender. Este trabalho de investigação levado a cabo no Instituto do Emprego e Formação Profissional, IP (IEFP) promove uma discussão acerca desse tipo de ensino, tendo como principal objetivo criar e implementar um modelo didático para o ensino de língua inglesa na formação profissional a distância (MDFP@) que possibilite aos jovens e adultos desenvolverem as competências comunicativas e digitais. A questão central de investigação é “como estruturar um modelo didático em e-Learning para o ensino da língua inglesa na formação profissional a distância?”. A metodologia utilizada pressupõe uma abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando a Metodologia de Desenvolvimento (Development Research) estruturada em três etapas: Investigação Preliminar, Inserção Teórica e Testagem Empírica. Por fim, apresenta-se a análise e reflexão sobre o processo e resultados. Pretende-se avaliar todas as fases do modelo para expor, a posteriori, cenários e estratégias didáticas para o ensino de língua inglesa na formação profissional a distância. Os formadores são o principal público-alvo deste trabalho de investigação. Através de toda a investigação realizada, conclui-se que os cenários e as estratégias didáticas para o ensino de língua inglesa a distância mais adequados contemplam um modelo didático pedagógico estruturado na seleção e organização de conteúdos, na formulação de objetivos e competências, na elaboração do instructional design personalizado e com diversos estilos e formatos na utilização de conteúdos digitais, no recurso a diferentes estratégias de comunicação síncrona e assíncrona e na avaliação ao longo do percurso formativo.
- Framework for pedagogical training of trainers in digital content for self-learning (e-Contents)Publication . Santos, Arnaldo; Moreira, Lúcia de Freitas; Silva, Paula Alexandra Valente daThe main objective of continuing education for trainers is to promote the updating, improvement, and acquisition of new didactic and pedagogical skills that cover different fields of action, namely the design, development, and implementation of training programs in the field of research and experimentation of new approaches and methodologies applied to diversified audiences and contexts, especially in e-Learning and b-Learning environments. To fulfill these competencies, the IEFP National Centre for Trainer Qualification (CNQF), besides managing and coordinating the training and certification system for trainers in Portugal, has been developing a modular structure for the Initial Pedagogical Training of Trainers and the Continuous Pedagogical Training of the Distance Trainer (e-Trainer) to contribute to the acquisition and development of pedagogical and technical competences of trainers that will contribute to raising the standards of quality of the training provided. Technological innovation and evolution launch new challenges to Trainers requiring a great effort to adapt and master both from the point of view of pedagogical models and communication processes in learning environments and digital content. This new Continuous Pedagogical Training Referential in Digital Content for Self-Learning (e-Content) was designed in this context. It explores the pedagogical and technological dimensions of producing digital content for distance learning environments. This article presents the fundamentals of this framework, its application, and validation in a case study supported by two e-Content training courses. With this case study and in a perspective of continuous improvement, we intend to understand how the modular structure of the adopted framework influences the results obtained by the trainees of the e-Content training courses and their degree of satisfaction.
- Referencial de formação pedagógica contínua de formadores em conteúdos digitais para autoaprendizagem (e-Conteúdos)Publication . Santos, Arnaldo; Moreira, Lúcia; Silva, Paula Alexandra Valente da; Vieira, Paulo Frazão