Browsing by Author "Santos, Ana Karina Costa"
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- Crianças sobredotadas : dinâmicas familiares, escolares e socioculturaisPublication . Santos, Ana Karina Costa; Ramos, NatáliaEste trabalho de investigação objectivou conhecer e compreender os processos de desenvolvimento de algumas dinâmicas familiares, escolares e socioculturais de crianças sobredotadas residentes em Portugal (distritos de Setúbal e Lisboa) e que frequentam escolas (do ensino público ou particular) do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, considerou-se importante explorar como se estabelecem as relações das crianças sobredotadas com as suas famílias, assim como com os professores e colegas nas escolas e com o meio envolvente em geral. Procurou-se também saber quais são as características positivas das crianças sobredotadas e quais as implicações destas características nas dinâmicas familiares e socioeducativas. Considerou-se ainda pertinente compreender de que forma as famílias e as escolas gerem as problemáticas inerentes às crianças sobredotadas e qual o nível de aceitação destas crianças nas famílias, por parte dos colegas e professores nas escolas, e no meio sociocultural em que vivem. Se as famílias e as escolas conhecerem e compreenderem as características e necessidades das crianças sobredotadas, se trabalharem colaborativamente e conseguirem construir uma plataforma comunicativa efectiva e funcional, poderemos dizer que estarão erguidos dois pilares fundamentais que irão certamente contribuir para a adequação e para o planeamento de intervenções que permitam potenciar e maximizar as capacidades e a criatividade destas crianças e assegurar que estas se sintam compreendidas, aceites e efectivamente felizes.
- Educação intercultural e sobredotaçãoPublication . Santos, Ana Karina Costa; Ramos, NatáliaO presente artigo apresenta, de forma resumida, uma investigação de doutoramento (Santos, 2012) realizada na Universidade Aberta de Lisboa. O trabalho objetivou conhecer e compreender os processos de desenvolvimento de algumas dinâmicas familiares, escolares e socioculturais de crianças sobredotadas residentes em Portugal (nos distritos de Setúbal e Lisboa) e que frequentam instituições escolares (do ensino público ou particular) do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Considerou-se de efetiva importância entender de que forma as famílias e as escolas gerem as problemáticas inerentes às crianças sobredotadas e qual o nível de aceitação destas crianças nas famílias, por parte dos colegas e professores nas escolas, mas também no meio sociocultural em que vivem e se encontram inseridas. Entendeu-se também pertinente indagar se as instituições escolares estão preparadas para operacionalizar a efectiva inclusão das crianças sobredotadas, proporcionando-lhes a oportunidade de um ensino adequado, que responda de forma positiva às suas necessidades específicas e individuais, valorizando e potenciando as suas capacidades e respeitando a sua singularidade. Este artigo aborda especificamente a importância da educação intercultural e a perspetiva intercultural na área da sobredotação. Para realizar este estudo utilizou-se a metodologia de investigação qualitativa. Optou-se por um estudo de tipo descritivo, na categoria de estudos de caso. Inferiu-se que os pais e os educadores/professores revelam dificuldades significativas na compreensão da problemática da sobredotação, o que dificulta notoriamente a organização de intervenções ajustadas aos problemas que poderão surgir com estas crianças e jovens, resultando em limitações e fragilidades na criação das condições necessárias à adequada promoção do desenvolvimento emocional e psíquico das mesmas e à plena maximização de todo o seu potencial e criatividade. Assim, se as famílias e as escolas/professores compreenderem a problemática da sobredotação e beneficiarem de estruturas de apoio adequadas e um efetivo acompanhamento na intervenção junto destas crianças, existirão menos dificuldades na gestão dos problemas observados ao nível familiar e escolar, o que irá contribuir claramente para uma visão positiva da sobredotação e uma melhor aceitação, compreensão e inclusão destas crianças nas famílias, nas escolas e na sociedade.
- Violência e bullying em contexto escolar : contributos da perspectiva interculturalPublication . Santos, Ana Karina Costa; Ramos, NatáliaO presente artigo apresenta uma revisão teórica sobre a temática da violência e do bullying em contexto escolar, sustentada na análise alargada de diversas fontes documentais, publicações e literatura científica da especialidade, de vários autores de referência, almejando uma aprofundada compreensão e uma adequada contextualização teórica do fenómeno em estudo. Trata-se da primeira etapa de um trabalho de investigação em desenvolvimento no âmbito da referida problemática, no Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI), da Universidade Aberta de Lisboa, Grupo de Investigação “Saúde, Cultura e Desenvolvimento”. O trabalho objetiva identificar, analisar e compreender os processos inerentes à construção da violência e da exclusão social em meio escolar português. Pretendemos, também, aferir as principais causas e consequências dos comportamentos violentos em contexto escolar, assim como definir possíveis formas de prevenção e estratégias de intervenção/atuação, nomeadamente através dos contributos da educação intercultural. Para realizar este estudo, ainda em elaboração na sua vertente empírica, optámos pelo método de investigação qualitativa. Escolhemos realizar um estudo de tipo descritivo, na categoria de estudo de caso. Assim, propomo-nos estudar o caso de uma escola do primeiro ciclo do ensino básico, de um agrupamento de escolas do distrito de Setúbal, situada numa zona urbana do concelho do Seixal.