Browsing by Author "Peixoto, Carlos Manuel Tavares"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O impacto da avaliação externa nas escolas: estudo de caso do Agrupamento de Escolas D. Sancho II – AlijóPublication . Peixoto, Carlos Manuel Tavares; Henriques, SusanaA educação é um fator social decisivo para o desenvolvimento civilizacional das comunidades, e consequentemente para a melhoria da sua qualidade de vida. Assim, é natural que as sociedades verifiquem a qualidade educativa que é disponibilizada aos seus cidadãos. Em Portugal, a Lei de Bases do Sistema Educativo (Lei 46/1986 de 14 de outubro) é a primeira legislação que aborda a importância da avaliação do sistema educativo, seguindo-se outras legislações, programas e projetos que a procuraram implementar nas escolas portuguesas. A Lei nº 31/2002, de 20 de dezembro, vem impor a obrigatoriedade das instituições do ensino não superior “prestarem contas” à comunidade onde se encontram (accountability), através da realização contínua e sistemática da autoavaliação, e concomitantemente da avaliação externa. Em 2006 inicia-se o programa Avaliação Externa das Escolas, da responsabilidade da IGEC, com a finalidade de promover a melhoria da qualidade da educação nas escolas portuguesas. Este trabalho de investigação pretendeu verificar se o programa da Avaliação Externa das Escolas contribui para esse desígnio, a partir de um estudo de caso realizado num agrupamento de escolas alvo desse programa em março de 2014. A metodologia qualitativa utilizada assentou na análise do relatório da avaliação externa, do plano de melhoria definido pelo agrupamento, da aplicação de um questionário a diversos docentes, e da análise dos resultados da avaliação interna e externa do agrupamento na última década. Os resultados obtidos na investigação permitiram concluir que a Avaliação Externa das Escolas tem um contributo decisivo nas mudanças pedagógicas implementadas nas escolas, e dessa forma incrementar a qualidade educativa global das mesmas.