Browsing by Author "Paiva, Ana Mafalda Rodrigues Abrantes Mendes de Almeida e"
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- "Que nunca caiam as pontes entre nós": um novo olhar sobre a mediação intercultural em contexto educativoPublication . Paiva, Ana Mafalda Rodrigues Abrantes Mendes de Almeida e; Seqieira, Rosa MariaNas sociedades contemporâneas, caracterizadas pela diversidade cultural, a mediação assume grande importância, não só como ferramenta de suporte à resolução de conflitos, mas também na sua função preventiva. Neste contexto, as instituições educativas têm especial relevância, pois replicam a sociedade e incluem uma capacidade transformadora. Desta forma, se a mediação intercultural é necessária na sociedade, também o será em contexto educativo. Através do presente estudo procurou-se delinear os contornos que a mediação intercultural deve ter em contexto educativo e qual pode ser o papel das direções escolares. Tomou-se como ponto de partida a análise das perceções dos docentes relativamente às necessidades sentidas face à diversidade cultural, à sua preparação para incluir atividades de mediação na sua prática letiva e ao papel que as direções escolares desempenham. Para a recolha de dados realizou-se um inquérito por questionário a docentes do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário. Os resultados revelam que os docentes não sentem dificuldade em lidar com a diversidade cultural em contexto escolar, considerando-a uma oportunidade no ensino, mas reconhecem que a sua formação inicial não os preparou devidamente para tal e que necessitam de formação no domínio da mediação intercultural. A mediação é percecionada como uma ferramenta de suporte às relações e ao estabelecimento de diálogo intercultural, capaz de facilitar a gestão da sala de aula, e que poderá integrar o currículo de forma transversal. A investigação realizada permitiu inferir que a diversidade ainda representa um desafio para as comunidades educativas, considerando-se necessário um plano a nível nacional que promova a introdução da mediação e dos princípios da interculturalidade neste contexto, numa perspetiva de extensão à sociedade em geral.